Início » Jogos » Sony patenteia proteção que pode inibir revenda de jogos

Sony patenteia proteção que pode inibir revenda de jogos

Avatar Por
7 anos atrás

Uma patente criada pela Sony pode trazer dor de cabeça a jogadores que gostam de vender seus games usados. O documento, publicada essa semana pelo escritório de patentes dos EUA, descreve um método capaz de atrelar um jogo específico a uma conta de um jogador - tornando impossível a sua revenda, caso o dono do jogo assim queira.

A patente usa tecnologias que já vemos hoje em dia: pequenos chips e leitores RFID e NFC seriam embutidas nas capas dos discos e nos consoles. Esses chips das capas seriam obrigatoriamente lidos pelo console na primeira vez que forem inseridos e receberiam dados também, que identificam o console ou o jogador.

patente-sony-ps4-protecao

Se o disco for inserido em outro console, ele verifica o chip na capa antes de rodar o game e caso ele já tenha dados de outro console ou jogador, o uso dele é restrito a um número de vezes específica. Ou, talvez dependendo da produtora, o jogo nem rode.

Isso pode inibir a venda por que nenhum jogador vai comprar um game que ele só possa jogar um número limitado de vezes. Felizmente não é algo que veremos nos consoles atuais da Sony, já que nenhum deles tem leitores de RFID ou NFC embutidos. Entretanto, certamente é algo que o próximo PlayStation terá.

O ArsTechnica lembra que quando os primeiros rumores do PS4 apareceram, em meados de março do ano passado, vieram junto os rumores de que um novo sistema de proteção seria implementado no futuro console. Mas apenas agora sabemos os detalhes técnicos de como a Sony planeja controlar de forma mais rígida o mercado de revenda de jogos.

Mais sobre: , ,