Início » Ciência » Dilema: Computador faz mal à vista ou não?

Dilema: Computador faz mal à vista ou não?

Thiago Mobilon Por

Você acha que passar tempo demais na frente do computador faz mal à vista? Até um tempo atrás, eu não acreditava nisso, mas depois de pesquisar um pouco o assunto posso afirmar: há um pingo de verdade nessa história.

Reza a lenda, que a claridade do monitor emite ondas alfas radioativas que corroem a retina alguma coisa que não faz bem para os nossos olhos. A verdade é que a própria claridade não faz bem para o olho. Esta radiação não causa danos físicos ao olho, mas a exposição prolongada pode provocar alguns sintomas temporários, como olhos vermelhos e lacrimejantes, sensibilidade à luz, e dificuldade para atingir o foco.

Você certamente já passou madrugadas no computador, e a sensação é que alguém jogou areia nos seus olhos, certo? O globo fica todo ressecado, e a vista começa a embaçar. Este ressecamento talvez seja o único e pior mal que o computador nos causa.

Isto acontece, pois ao ficarmos na frente do monitor, piscamos até cinco vezes menos! Como consequência, este ressecamento pode sim causar males à córnea.

Eu que trabalho o dia todo no computador, me pego nas situações citadas acima com freqüência, principalmente com relação a dificuldade para atingir o foco. É normal para mim abrir o meu leitor de feeds, e não conseguir passar do primeiro artigo. As letras parecem ensaiar um esquema de pirotecnia.

E tem mais, este cansaço visual não ataca apenas quem tem algum problema de visão. Eu sou prova viva disso, nunca precisei de óculos na minha vida.

Fique atento! Há algumas medidas que você pode tomar para melhorar a sua experiência na frente do computador. A mais clássica (e efetiva) é fazer intervalos regulares. Eu sei que é difícil (acredite!), mas tente se afastar do computador por alguns minutos, algumas vezes por dia. Trabalhar em ambientes escuros força a vista, mantenha a luz acesa sempre.

No que diz respeito a configuração da máquina, sempre deixe o monitor com o contraste no máximo, e o brilho (quase) no mínimo. Isso é uma lição que todo profissional de design e fotografia digital deve conhecer.

Mantenha a taxa de atualização do monitor na mais alta possível, o ideal é a partir dos 85hz. Monitores de LCD também são menos prejudiciais, pois não emitem elétrons, e deixam a imagem menos tremida.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Renato da Silva
use o /programa que tenta combater isso é o f.lux. Disponível no site oficial, ele ajusta as cores do computador para um azulado durante o dia e um alaranjado durante a tarde / noite. Com isso, os seus olhos podem se ajustar com maior facilidade as mudanças de luz tanto no ambiente como no computador.
Brendha Becker
NOSSA CRIANÇAS ACREDITEM EM SUAS MÃES PRA N FICAR COM A CARA NO PC,AGENTE ACHA Q É CHATA MAIS ELA QUER NOSSO BEM PORQUE EU N FIZ OQUE MINHA MÃE MANDOU E HOJE EM DIA TENHO MIOPIA!! ACREDITEM NISSO É VERDADE N ENFIEM A CARA NO PC,EU AGORA TO SEM ÓCULOS E ESTOU SENTINDO MUITA DOR DE CABEÇA E ENJOO NÃO CONSIGO COPIAR NA ESCOLA NEM NA 1 CADEIRA!RESPEITEM A MÃE DE VOCÊS!!NÃO É PAPO DE ADULTO SÓ PORQUE ESCREVO CERTO PORQUE EU SOU CRIANÇA MAIS N SOU ANALFABETA TENHO 12 ANOS!! E COM VISÃO DE VELINHA DE FORÇAR VISTA E COLAR A CARA NO QUADRO AGORA !!
manoel martiniano moura
ah mais é claro que faz mal, o computador é um mal necessario mas que faz mal para a vista faz , não tenha duvida. é preciso saber dosar as coisas, tudo que se torna um vicio faz mal.
Luan Coelho
Eu não consigo ficar longe do cp compilta, computador
Luan Coelho
que dicas legais!
Gabriel Davi
e ver dade
jacson
faz mau sim pra visão
tenis nike
Bom eu nao gosto muito de ficar lendo na tela.
matheus
eu segui as regras e é verdade eu consegui enxergar melhor letras miúdas
gabriel
isso e verdade minha visao era boa dps q comprei o pc fiko muito ruimmm
Wilson
Gostei das informações, muito bom!
Gabriel
Antes eu não mexia em computador por falta de interece, meu olho era de tandera, tinha 0,0 graus nos dois olhos (o uqe é difícil, costumam ter 0,03 etc...) Depois que conheci o computador, fiquei com 0,5 graus de miopia, e não faz nem 6 meses e acho que aumentou pra 1,5 ): é duro.
Giulio
Eu fico umas 3 horas diárias... Monitor lcd... Será que tem problema ?
Rebaca
muito bom
carlos
grique em HAARP e voces veram oque e ondas de alta frenguencia estou falando de bilhoes de watts.
Exibir mais comentários