Início » Software » Adobe distribui Creative Suite 2 gratuitamente

Adobe distribui Creative Suite 2 gratuitamente

Photoshop e Illustrator para Windows e Mac OS X podem ser baixados sem custo

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Agora você não precisa mais usar o Photoshop do camelô para editar imagens: a Adobe liberou hoje a Creative Suite 2 gratuitamente, para todos os usuários do Windows e do Mac OS X. A suíte inclui, além do famoso Photoshop, o editor de gráficos vetoriais Illustrator e o aplicativo de diagramação InDesign.

A Creative Suite 2 não é nem um pouco nova: ela foi lançada pela Adobe há mais de sete anos, em abril de 2005, numa época em que os computadores com Windows normalmente não tinham mais que 1 GB de RAM e os Macs usavam processadores PowerPC. Os aplicativos são bem mais leves que os atuais, mas eles só funcionam oficialmente até o Mac OS X 10.3.8.

adobe-cs2

Para obter sua cópia gratuita da Creative Suite 2, basta entrar no site da Adobe, baixar os instaladores e guardar seu serial. Se você não tiver uma Adobe ID, será necessário fazer um cadastro nesta página. Os servidores da Adobe estão bem instáveis, então você vai precisar ter paciência.

É possível fazer praticamente tudo o que você faria no Photoshop CS6 com o Photoshop CS2. Entretanto, se você quiser a versão mais recente do editor de imagens, ele já está sendo vendido pela Adobe e por revendedoras brasileiras, por preços que chegam a apenas R$ 3.429. Ou você pode usar o Creative Cloud, um serviço por assinatura que dá acesso a todos os softwares da Adobe por um valor mensal.

Com informações: Gizmodo.

Atualização às 20h40: Na verdade não é bem assim. Os links de download e os seriais realmente estavam disponíveis para todo mundo, mas não foi um presente de Natal atrasado ou uma “boa ação” da Adobe.

A Forbes, que também publicou a notícia, conseguiu uma explicação de Dov Isaacs, cientista da Adobe. Segundo ele, a Adobe está desligando os servidores de ativação de alguns produtos antigos, incluindo a Creative Suite 2. Quem comprou o produto na época (e pagou bem caro) ficaria sem poder usar os aplicativos caso precisasse reinstalá-los. Para evitar problemas, a Adobe liberou uma versão que não necessita de ativação e também disponibilizou um serial válido.

Então é assim: se você baixou e instalou a Creative Suite 2, ela não irá parar de funcionar por pirataria ou algo do tipo. Mas, legalmente, você só poderia usar os programas caso tivesse comprado uma licença.