Adobe distribui Creative Suite 2 gratuitamente

Photoshop e Illustrator para Windows e Mac OS X podem ser baixados sem custo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias
adobe-cs2

Agora você não precisa mais usar o Photoshop do camelô para editar imagens: a Adobe liberou hoje a Creative Suite 2 gratuitamente, para todos os usuários do Windows e do Mac OS X. A suíte inclui, além do famoso Photoshop, o editor de gráficos vetoriais Illustrator e o aplicativo de diagramação InDesign.

A Creative Suite 2 não é nem um pouco nova: ela foi lançada pela Adobe há mais de sete anos, em abril de 2005, numa época em que os computadores com Windows normalmente não tinham mais que 1 GB de RAM e os Macs usavam processadores PowerPC. Os aplicativos são bem mais leves que os atuais, mas eles só funcionam oficialmente até o Mac OS X 10.3.8.

Para obter sua cópia gratuita da Creative Suite 2, basta entrar no site da Adobe, baixar os instaladores e guardar seu serial. Se você não tiver uma Adobe ID, será necessário fazer um cadastro nesta página. Os servidores da Adobe estão bem instáveis, então você vai precisar ter paciência.

É possível fazer praticamente tudo o que você faria no Photoshop CS6 com o Photoshop CS2. Entretanto, se você quiser a versão mais recente do editor de imagens, ele já está sendo vendido pela Adobe e por revendedoras brasileiras, por preços que chegam a apenas R$ 3.429. Ou você pode usar o Creative Cloud, um serviço por assinatura que dá acesso a todos os softwares da Adobe por um valor mensal.

Com informações: Gizmodo.

Atualização às 20h40: Na verdade não é bem assim. Os links de download e os seriais realmente estavam disponíveis para todo mundo, mas não foi um presente de Natal atrasado ou uma “boa ação” da Adobe.

A Forbes, que também publicou a notícia, conseguiu uma explicação de Dov Isaacs, cientista da Adobe. Segundo ele, a Adobe está desligando os servidores de ativação de alguns produtos antigos, incluindo a Creative Suite 2. Quem comprou o produto na época (e pagou bem caro) ficaria sem poder usar os aplicativos caso precisasse reinstalá-los. Para evitar problemas, a Adobe liberou uma versão que não necessita de ativação e também disponibilizou um serial válido.

Então é assim: se você baixou e instalou a Creative Suite 2, ela não irá parar de funcionar por pirataria ou algo do tipo. Mas, legalmente, você só poderia usar os programas caso tivesse comprado uma licença.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados