Na noite dessa quarta-feira (19) a equipe de revisores da Apple liberou o aplicativo do Descolagem para download. Quem quiser poderá baixá-lo gratuitamente através da iTunes Store.

  • Baixar app gratuita do Descolagem na iTunes Store

O aplicativo está recheado de informações sobre o evento. Na tela inicial é possível descobrir qual é a proposta do Descolagem e como os encontros acontecem, além de encontrar um resumo do que já aconteceu nos três primeiros Descolagem. Um repositório de fotos oficiais do evento também está disponível.

App do Descolagem para iPhone OS.
App do Descolagem para iPhone OS.

A força do aplicativo, no entanto, está no rastreamento que ele faz na internet em busca da tag #descolagem. Qualquer foto, vídeo ou post com essa tag aparecerá nos índices do aplicativo.

Últimos twits com a tag #descolagem.
Últimos twits com a tag #descolagem.

Para os twitteiros de plantão, o índice do Twitter vai ser uma mão na roda. O próprio aplicativo vai indexar o que é falado no site de microblogging sobre o evento. Se a organização do evento estimula os participantes a tuitar, oferecendo internet sem fio no local, não há porquê não aceitar o convite. O único ponto negativo da funcionalidade de Twitter do aplicativo é que não tem como tuitar a partir dele, então será preciso alternar entre a app do Descolagem e o Tweetie, TweetDeck ou outro cliente do Twitter de preferência do usuário. Uma pena, mas a falta de multitarefa do iPhone OS obriga seus donos a isso.

Flickr, YouTube e blogs com tag #descolagem. (Clique para ampliar)
Flickr, YouTube e blogs com tag #descolagem. (Clique para ampliar)

Os outros índices do aplicativo do Descolagem são de fotos que estejam no Flickr e de vídeos que estejam no YouTube. Como de costume, as fotos e vídeos deverão ter a tag #descolagem para serem localizados. Por último, uma área só com posts publicados em blogs sobre o Descolagem: o usuário clica no título e já é levado diretamente para o post, sem precisar sair do aplicativo e ir para o Safari Mobile.

O Descolagem acontece em 22 de agosto, próximo sábado, no Rio de Janeiro. Pessoas de outras cidades poderão acompanhá-lo através de streaming ao vivo via web e participar principalmente através do Twitter. [via @largman]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados