Início » Internet » MercadoLivre fecha parceria com os Correios e facilita cálculo do frete

MercadoLivre fecha parceria com os Correios e facilita cálculo do frete

Valor do frete ficará até 20% mais barato, segundo MercadoLivre

Por
7 anos atrás

Se você já comprou algum produto no MercadoLivre, sabe que um dos grandes problemas do site é a logística. Cada vendedor adota uma tabela de frete diferente; é necessário acessar cada produto para descobrir o valor e, para piorar, alguns vendedores adotam preços mais baixos para superfaturar no frete, fazendo com o que o comprador ache que está pagando menos. Isso deve mudar com o MercadoEnvios, serviço desenvolvido pelo MercadoLivre em parceria com os Correios que automatiza parte do processo.

O MercadoEnvios está disponível gratuitamente para os mais de 5 milhões de vendedores da plataforma. Quando adotado, a página de cada produto terá uma opção para que o comprador consulte o valor do frete e escolha a forma de envio, que pode ser Sedex ou PAC. O MercadoLivre diz que, como possui um grande volume de vendas (só em 2011 foram 53 milhões de produtos comercializados), será possível obter tarifas até 20% mais baratas com os Correios.

http://www.youtube.com/watch?v=gWYF0nhiw0A
(Vídeo do YouTube)

Para descobrir o valor do frete sem o MercadoEnvios, é necessário perguntar diretamente ao vendedor ou clicar num link que leva para um serviço terceirizado. Esses serviços normalmente possuem um campo “taxa adicional”, que pode ser usada para superfaturar o frete. Além disso, alguns vendedores adotam tabelas fixas de frete, que variam por região ou estado e podem não ser muito justas.

Os vendedores do MercadoLivre também devem ser beneficiados: o próprio site gera uma etiqueta dos Correios para ser colada no pacote, que deve ser enviado em até 4 dias. E nada de se preocupar com códigos de rastreamento: o transporte do pedido, bem como os envios pendentes, poderão ser acompanhados diretamente no MercadoLivre, sem necessidade de acessar o sistema dos Correios.

mercadoenvios

Ainda não temos como saber se o sistema funcionará bem porque a adesão é opcional e poucos vendedores adotaram o MercadoEnvios até o momento. No eBay, que possui cálculo de frete integrado, é possível fazer uma busca e ordenar os produtos pelo preço somado com o frete, assim você consegue saber quanto irá pagar no total. Muito útil, e ainda dá para economizar uns trocados sem precisar consultar cada vendedor.

Com informações: Gizmodo Brasil, IDG Now.