Evento misterioso da Microsoft será sobre Office

Companhia anuncia software de produtividade baseado na nuvem

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Semana passada falamos sobre um misterioso convite que a subsidiária nacional da Microsoft encaminhou para a mídia especializada. Convidava jornalistas a se “surpreenderem” com algo agendado para 29 de janeiro, sem dar maiores detalhes sobre a programação. Pois bem, agora nós sabemos de fato do que se trata: será o anúncio oficial do Office 365 no mercado brasileiro.

Microsoft convida

Trata-se do Office que concorre com as soluções e tecnologias do Google no campo da produtividade profissional. Sei que é perigoso fazer uma afirmação dessas porque Microsoft e Google têm pegadas diferentes com relação a suíte de aplicativos com editor de texto, software de planilhas e algo para apresentação a la Keynote. Para simplificar: Office 365 e Google Docs são ambos aplicativos baseados na nuvem para trabalhar. Nesse aspecto são concorrentes.

Não tem nada a ver com o tablet Surface, hipótese levantada por alguns veículos especializados em informática. Aqui na redação estávamos na dúvida e até falamos disso no artigo sobre o convite. As chances de falarem do Surface são bem pequenas, portanto. Felizmente, tive a chance de usar um desses na minha mais recente viagem aos Estados Unidos e voltei um tanto decepcionado. O Windows RT sem o ambiente de produtividade antes conhecido como Área de Trabalho faz muita falta. Pretendo retomar a este assunto num momento mais apropriado.

Parece-nos que a Microsoft não falará por enquanto sobre o Microsoft Office 2013, suíte de produtividade instalável no computador. O Office 365 depende de assinatura mensal compatível com o número de usuários cadastrados pela empresa. Alguns provedores nacionais trabalham com a revenda do serviço, dentre eles o UOL. Essa é uma tendência não muito nova, mas agora mais evidente em empresas de tecnologia: vender mais as chamadas soluções e menos os produtos finais. Assim dá para capitalizar em cima de uma assinatura mensal que garante ao cliente acesso contínuo a uma ampla gama de aplicações atualizadas constantemente. Melhor do que comprar o Office e ficar preso àquela versão para sempre, pensam alguns diretores de TI. Vejamos se a moda pega no país.

Tecnoblog provavelmente estará na coletiva e trará todas as novidades até você. Provavelmente porque no mesmo dia começa a Campus Party. Teremos de nos dividir em mil editores para cobrir tudo que acontece na outra semana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados