Início » Celular » Nokia 808 PureView é o último smartphone com Symbian

Nokia 808 PureView é o último smartphone com Symbian

Paulo Higa Por
7 anos atrás

Agora é oficial: o Symbian, sistema operacional que existe há mais de uma década e esteve no primeiro smartphone de muita gente, chegou ao seu fim. Junto com a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre, que deu sinais de melhora, a Nokia revelou que o 808 PureView, anunciado em fevereiro de 2012, foi o último aparelho com Symbian.

No último trimestre de 2012, a Nokia vendeu 2,2 milhões de smartphones Symbian, exatamente a metade dos aparelhos com Windows Phone, que venderam 4,4 milhões de unidades. Mas a maior responsável pela receita de US$ 10,7 bilhões certamente foi a linha Asha, que possui celulares competentes por preços acessíveis e teve 9,3 milhões de vendas.

pureview-fim

Leia mais: Review: Nokia 808 PureView, uma câmera que faz ligações

A fatia de mercado do Symbian já estava caindo há muito tempo. Em 2007, 63,5% dos smartphones vendidos eram Symbian, segundo a Gartner. Essa porcentagem foi diminuindo drasticamente com a popularização do Android: em 2011, o Symbian era responsável por 18,7% das vendas, enquanto que o Android estava com 46,5%; no terceiro trimestre de 2012, o Symbiam tinha só 2,6%, e o Android liderava com 72,4%.

Em julho do ano passado, Risto Siilasmaa, presidente do conselho da Nokia, afirmou que a empresa teria um "plano B" caso o Windows Phone não atendesse as expectativas. As vendas de Lumias cresceram em relação ao trimestre anterior, mas, agora que o Symbian está morto para a Nokia, não há muitos sistemas disponíveis além do... Android. É tudo especulação, mas a ideia de um aparelho com a qualidade do hardware da Nokia em conjunto com um sistema que possui muitos fãs certamente agrada.

Com informações: TechCrunch.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.