Início » Celular » Nokia 808 PureView é o último smartphone com Symbian

Nokia 808 PureView é o último smartphone com Symbian

Paulo Higa Por

Agora é oficial: o Symbian, sistema operacional que existe há mais de uma década e esteve no primeiro smartphone de muita gente, chegou ao seu fim. Junto com a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre, que deu sinais de melhora, a Nokia revelou que o 808 PureView, anunciado em fevereiro de 2012, foi o último aparelho com Symbian.

No último trimestre de 2012, a Nokia vendeu 2,2 milhões de smartphones Symbian, exatamente a metade dos aparelhos com Windows Phone, que venderam 4,4 milhões de unidades. Mas a maior responsável pela receita de US$ 10,7 bilhões certamente foi a linha Asha, que possui celulares competentes por preços acessíveis e teve 9,3 milhões de vendas.

pureview-fim

Leia mais: Review: Nokia 808 PureView, uma câmera que faz ligações

A fatia de mercado do Symbian já estava caindo há muito tempo. Em 2007, 63,5% dos smartphones vendidos eram Symbian, segundo a Gartner. Essa porcentagem foi diminuindo drasticamente com a popularização do Android: em 2011, o Symbian era responsável por 18,7% das vendas, enquanto que o Android estava com 46,5%; no terceiro trimestre de 2012, o Symbiam tinha só 2,6%, e o Android liderava com 72,4%.

Em julho do ano passado, Risto Siilasmaa, presidente do conselho da Nokia, afirmou que a empresa teria um “plano B” caso o Windows Phone não atendesse as expectativas. As vendas de Lumias cresceram em relação ao trimestre anterior, mas, agora que o Symbian está morto para a Nokia, não há muitos sistemas disponíveis além do… Android. É tudo especulação, mas a ideia de um aparelho com a qualidade do hardware da Nokia em conjunto com um sistema que possui muitos fãs certamente agrada.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
RIP 2 :)
Luandersonn
Fãs de Androids...
Felipe Lima
nokia + android = fim do iphone
Guilherme Macedo C.
Como assim simples? Fácil de usar? Já usou o Symbian depois do Anna? Pq não tem nada a ver com os antigos.
@mos_axz
Conseguia ser tão bom entre aspas, porque apesar de ser um sistema muito bom(e num celular de R$200 se tornar melhor ainda), não era tão simples quanto o android/wp/iOS.
@kadugaspar
Verdade! :)
Raphael Rios Chaia
É uma bobeira, mas chega a ser engraçado: S40 não é Symbian, mas S60 é, aí já viu... Pra trocar as bolas é um bulo :P
@kadugaspar
A linha Asha roda S40, que não é Symbian.
Raphael Rios Chaia
Pois é, roda S40... Viajei na maionese agora, hahahahaha
@kadugaspar
Mas a linha Asha não roda Symbian.
@kadugaspar
Mas cara, independente do sistema operacional a Nokia está concorrendo com Samsung e cia. Vender aparelhos com Android apenas a colocaria numa posição melhor nesta disputa (ou não, depende da visão de cada um).
guilherme alexandre
Pelo que eu entendi, ela irá parar de CRIAR novos aparelhos com Symbian, mas vai continuar vendendo os existentes, como o Asha.
Romeryto Lira
Ahhhh, para não esquecer... R.I.P Symbian.
Romeryto Lira
A Nokia não vai abandonar a série asha, é um dos grandes focos dela através do investimento nos celulares séries 40, que por sinal estão muito bons, inclusive as versões touch. A loja de aplicativos séries 40 tem muitos aplicativos de qualidade além de um monte de jogos TOP que a Nokia disponibiliza para download grátis nesse linha. Os melhores celulares de entrada sem dúvida são da Nokia, e essa é uma fatia de mercado que as outras empresas esqueceram, e que a Nokia domina com honra.
Gabriel
Apesar de ser uma boa estratégia no atual momento o Windows Phone, acho que o erro estratégico foi lá atrás. A Nokia tinha muito potencial para precisar utilizar uma solução pronta da Microsoft, mas preferiu investir em dumbphones. Seria bom uma plataforma menos atrelada a serviços, pois o iOS, Windows Phone e Android são bastante focados em seu ecossistema. O Android é bem flexível no geral, mas acho que nunca terá uma integração nativa com o Facebook por exemplo.
Exibir mais comentários