Início » Web » Mega remove arquivos piratas em menos de 48 horas

Mega remove arquivos piratas em menos de 48 horas

Empresa francesa testou eficiência do Mega na remoção de arquivos ilegais

Por
6 anos atrás

O Mega está sendo um bom amigo dos detentores de direitos autorais nestes primeiros dias. A LeakID, uma companhia que trabalha no desenvolvimento de soluções antipirataria, fez um teste e enviou uma série de solicitações para que o Mega removesse arquivos piratas que estavam sendo distribuídos pelo serviço. Teste concluído com sucesso: eles foram removidos em menos de 48 horas.

A francesa LeakID possui um sistema de busca chamado LeakSearch, que procura automaticamente por arquivos piratas em redes P2P e sites de compartilhamento de arquivos, incluindo o Mega. Em nome da Citel Video, a LeakID solicitou que o Mega removesse cinco episódios da série Naruto. Dois dias depois, os arquivos ficaram inacessíveis no Mega, de acordo com a Numerama.

Arquivo removido do Mega após solicitação da LeakID

Arquivo removido do Mega após solicitação da LeakID

Segundo Kim Dotcom, 500 uploads são completados a cada segundo no Mega, o que dá mais de 40 milhões de novos arquivos por dia. O TorrentFreak diz que o Mega ainda está bem longe do Dropbox, onde mais de 1 bilhão de arquivos são enviados a cada 24 horas. Mesmo assim, não dá para negar que o Mega está indo muito bem para um site com apenas nove dias de vida. Até o momento, foram apenas 50 solicitações de remoção de conteúdo.

O Megaupload também removia arquivos piratas de seus servidores, mas a quantidade de dados enviados era tanta que, invariavelmente, muitos deles continuavam sendo distribuídos. No caso do Mega, há mais um problema: como todos os arquivos são criptografados, não há como saber se um arquivo é ilegal sem a chave de criptografia. Provavelmente, ao solicitar a remoção de um conteúdo, a empresa também deverá informar essa chave para que o Mega faça a verificação. Se o Mega remover dados mesmo sem checá-los, então é melhor tomar cuidado antes de nomear um arquivo para não ter problemas.

Mais sobre: , ,