wikipedialogo

A Wikipedia foi criada por Jimmy Wales com o objetivo de ser aberta para edição de qualquer pessoa. Com certas restrições em casos de vandalismo contínuo ou em artigos de pessoas falecidas recentemente, ela manteve essa visão por um bom tempo. Mas segundo um artigo no The New York Times, uma nova camada de edição será imposta nas próximas semanas.

De acordo com o jornal, alterações em artigos de pessoas ainda em vida só serão publicadas depois que editores com longa experiência aprovarem as edições. Até a aprovação, usuários que acessarem o artigo continuarão vendo a versão sem edição. Essa nova característica está sendo chamada de ‘flagged revisions‘ (ou revisões sinalizadas, em tradução livre).

Essa nova característica já está habilitada na versão alemã da Wikipedia desde o ano passado e será ativada no mês que vem na versão em inglês, que já conta com mais de 3 milhões de verbetes. Michael Snow, chairman da Wikimedia Foundation, diz que isso foi necessário porque “havia uma época em que a comunidade perdoava fatos imprecisos ou forjados, mas agora há menos tolerância para esse tipo de problema”.

Wales afirma que, por enquanto, é “apenas um teste” e que está interessado em saber quanto tempo irá levar para uma edição ser aprovada. Não há previsão de quando as flagged revisions serão implementadas nas outras línguas da enciclopédia aberta. [Mashable]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados