A empresa BitTorrent, responsável por disseminar na rede o protocolo de mesmo nome, iniciou nessa semana os testes de um aplicativo chamado Sync. Este software promete concorrer diretamente com o Dropbox na tarefa de sincronizar documentos e pastas entre múltiplos computadores.

O aplicativo faz parte da iniciativa BitTorrent Labs. A BitTorrent informa que os interessados em testar a tecnologia possivelmente encontrarão muitos erros e problemas em um software ainda “doente” ou “estragado”. Faça-se um favor e não o instale na máquina que normalmente utilizas para trabalho.

Você se inscreve para participar dos testes iniciais neste formulário disponibilizado pela companhia. Tenha em mente que o BitTorrent Sync se encontra num estágio bastante primitivo de desenvolvimento.

BitTorrent Sync no Mac
BitTorrent Sync no Mac

O BitTorrent Sync entra numa seara que fortaleceu no ano passado. Temos o tradicional Dropbox abocanhando parcela do mercado e o coração de muitos usuários ao redor do mundo. A Microsoft renovou o SkyDrive (e deu uma banana para o Mesh) e o Google lançou o Google Drive, solução que absorveu os aplicativos de edição de texto, planilha e apresentações antes disponíveis na suíte online Google Docs. Sem falar no SugarSync, software que por muito tempo foi meu predileto na sincronização de arquivos entre o Windows do trabalho e o Mac OS de casa – atualmente sou adepto do Dropbox mesmo.

Como diferencial, o BitTorrent Sync utilizará a mesma tecnologia P2P (Peer to peer) que faz do Torrent um protocolo tão festejado. Pequenas parcelas dos arquivos ficam distribuídas de forma descentralizada em diversos computadores espalhados pela rede. Cada usuário baixa de vários outros e, uma vez que tenha caído no Torrent, é bem difícil de conseguir tirá-lo de lá.

Ainda não tive a chance de testar o Sync da BitTorrent. Ainda assim, vejo-me na posição de questionar como vão garantir a privacidade de dados distribuídos, ainda que de forma descentralizada, em diversas máquinas. Precisam explicar melhor como será o funcionamento da tecnologia. Facebook e Twitter usam tecnologia de P2P para distribuir arquivos em suas respectivas redes, conforme aponta o TorrentFreak.

Pelo menos sabemos que o aplicativo funcionará no sistema OS X da Apple. A captura de tela divulgada pela BitTorrent mostra indubitavelmente uma janela de Mac.

Você escolheu qual aplicativo para sincronizar documentos e arquivos entre PCs distintos?

Observação: Pirataria é chato, bobo e feio. O Tecnoblog não apoia a pirataria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados