Como liberar espaço em um iPhone com memória cheia

O guia de sobrevivência para um usuário de iPhone com pouca memória. Veja algumas dicas para liberar espaço no celular

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
iPhone 6s

Sempre que vou a shows, percebo uma cena comum: diversas pessoas apagando apps para liberar espaço no iPhone e poder tirar fotos, ainda mais se você está com a memória cheia. Não cabe a mim questionar se a pessoa deveria esquecer o celular nesses momentos, mas mesmo em outras situações não é fácil sobreviver com um celular com a memória quase cheia.

Como liberar espaço no iPhone cheio

Alguns truques e mudanças de hábito podem lhe ajudar a conviver melhor com um iPhone que tem pouco espaço de armazenamento. Muitas dessas dicas servem para outras plataformas, por sinal.

1. Use sites móveis em vez de apps

São 771 MB desnecessários!
Com os dados em cache, são mais de 900 MB só no app do Facebook!

É certo que a App Store está recheada de aplicativos. No entanto, muitos podem ser substituídos pelos respectivos sites móveis. Deixe o menor número de apps instalados no seu iPhone e abuse dos webapps: se você usa pouco o Facebook, por que não usá-lo diretamente pelo navegador? Substituir o aplicativo da rede social pelo site traz uma economia de pelo menos 200 MB. O mesmo serve para aplicativos de sites de notícias, companhias aéreas, lojas virtuais e muitas outras categorias.

IMG_2269

Um bom truque para isso é colocar um atalho para o site diretamente na tela de aplicativos. Para isso, basta visitar o site desejado, clicar no ícone de compartilhamento e clicar no botão “Adicionar a Tela de Início”. É bem possível que o ícone seja idêntico ao do aplicativo principal.

2. Use Google Fotos no lugar do Fotos do iCloud

FullSizeRender 2

As câmeras dos celulares estão cada vez melhores, mas, ao mesmo tempo, o tamanho de cada foto também aumentou. O Google Fotos deve lhe auxiliar nessa tarefa: as fotos tiradas pela câmera do celular serão automaticamente copiadas para os servidores do serviço e salvas na nuvem quando o smartphone estiver conectado numa rede Wi-Fi.

É claro que você pode usar o serviço de upload de câmera da sua preferência, mas recomendo o Google Fotos por ser uma das melhores opções com planos gratuitos. O aplicativo ainda ajuda a remover da memória do dispositivo tudo o que já foi copiado para a nuvem.

3. Use o método Senhor dos Anéis

Antes e depois da tentativa de download de "Senhor dos Anéis". Imagem: Mashable
Antes e depois da tentativa de download de “Senhor dos Anéis”. Imagem: Mashable

Esse é um truque ótimo para quem está com pouco espaço livre e precisa liberar memória rapidamente. Basta abrir a iTunes Store, procurar por um filme maior do que o espaço disponível e tocar para alugar. Isso fará com que o iPhone limpe o cache para tentar disponibilizar o espaço necessário.

Dica: O Senhor dos Anéis: Sociedade do Anel pesa 9,72 GB em HD e deve ser suficiente para esvaziar o seu cache. É bom lembrar que o filme só será alugado caso seja possível liberar todo o espaço necessário, então não é bom ficar brincando se você ainda tem alguns gigabytes disponíveis.

4. Use streaming no Spotify, Netflix e outros

liberar espaço no iPhone

Você gosta de escutar músicas, mas tem pouco espaço disponível no seu smartphone. Há uma solução: é possível desapegar das suas músicas offline e ouvir elas e muitas outras graças aos serviços de streaming.

Spotify, Deezer, Google Play Music, Apple Music. São vários serviços, cada um com seus respectivos diferenciais. Se você quer otimizar ainda mais o uso de espaço, usar o Apple Music ainda deve lhe economizar alguns megabytes por já vir embutido no sistema operacional. É certo que essa tarefa lhe trará uma utilização maior de seu pacote de internet móvel, então é bom colocar na ponta do lápis o aumento do consumo de dados. A TIM oferece tráfego liberado do TIM Music by Deezer em alguns planos.

No momento de aperto, vale usar a criatividade para conseguir liberar ainda mais espaço no seu iPhone. Você tem alguma outra dica?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados