Início » Celular » Duelo de titãs: Nokia N95 vs Apple iPhone

Duelo de titãs: Nokia N95 vs Apple iPhone

Thiago Mobilon Por
12 anos atrás

Olá, estou pensando em comprar um novo celular. Sempre tive interesse em um Palm, porém, nunca tive coragem para comprar um. Acho que agora chegou o momento. Quero uma sugestão para um smartphone que atenda algumas de minhas necessidades. Integração com o Office seria bom (por isso pensei em HTC), câmera seria interessante (Nokia N95), Wi-Fi(N95), GPS seria legal (N95 again), multi-touch (iPhone). Resumindo, será que estou muito indeciso ou um smartphone realmente bom ainda não existe?
- Douglas Pereira

Querido Douglas, welcome to my world! 😀

Se houvesse alguma forma de fundir alguns modelos para criar a raça perfeita, tenha certeza que eu tomaria a frente na hora. Mas enquanto isso não acontece (e não acredito que venha a acontecer algum dia), tudo o que podemos fazer é focar no que realmente queremos, e ver qual aparelho supre melhor estas expectativas. Espero poder lhe ajudar ao longo do artigo.


Clique para ver e/ou comprar N95 e iPhone!

Já mostrei aqui no TecnoBlog, alguns modelos de HTC bem interessantes (dê uma lida aqui pra saber mais), sendo assim, a briga aqui será entre o Nokia N95 e o iPhone.

Nokia N95

Prós: Talvez o modelo mais top da Nokia atualmente. Um celular completamente multimídia, com câmera de 5 megapíxels e lente Carl Zeins. Faz vídeos em VGA (640 X 480 px), a 30 FPS (frames por segundo). Ele é chamado de SmartPhone, por possuir todos esses recursos multimídias, e ainda conectividade com rede Wi-Fi do tipo B e G. O N95 também é compatível com a rede 3G, e possui inclusive uma câmera frontal para vídeo-conferências.

O primeiro modelo do N95 possui até 160MB de memória interna, mas há uma versão mais nova no mercado, que vem com 8GB. Além disso, ele também suporta cartões de memória MicroSD em Hot Swap.

Além do teclado numérico, ele possui botões dedicados à funções musicais. This is cool!

Contras: Apesar de ser todo vangloriado por quem o conhece, vou ter que nadar contra a maré. Este aparelho não possui tela sensível ao toque, e nem teclado QWERTY, o que faz com que eu não o considere um legítimo SmartPhone. A não ser é claro, que você esteja interessado em navegar na internet e enviar e-mails, apenas com um teclado numérico.

Outra coisa não muito legal no N95, é que ele parece um tijolinho baiano. Um tijolinho deslizante, digamos.

iPhone

Prós: Um belo aparelho, com tela sensível ao (multi)toque, e cheio de firulas muito bacanas que aproveitam isso. O visor é grande (3,5''), e muito confortável para visualização de fotos e afins.

Apesar de não ter entrada para cartão de memória, o iPhone possui 8GB de armazenamento interno, e agora 16GB em sua nova versão. Isto é bastante espaço para colocar músicas e vídeos, e usá-lo como player digital.

O que faz do iPhone um excelente tocador, é o fato de ele utilizar o iTunes para isso. Desta forma, você não só possui um excelente player com Cover Flow, mas também um dispositivo móvel que se mantém sincronizado à sua biblioteca do computador.

Outra coisa sensacional é o seu navegador, uma versão reduzida do Safari. As páginas carregadas são exibidas da mesma forma que vemos no computador.

Contras: A primeira coisa a se observar na hora de (não) comprar um iPhone, é o fato de ele não suportar a tecnologia 3G. A segunda, é a câmera dele que é péssima, mais ainda por ser um aparelho da Apple. Sem flash, resolução relativamente baixa pela época que foi lançado, e por aí vai.

O terceiro ponto é o sistema operacional, que apesar de ser todo guti-guti ainda é novidade no ramo de mobiles, possuindo assim uma gama de aplicativos pequena em relação aos seus concorrentes.

Por último, a falta de botões físicos para funções musicais. Muita gente certamente vai chiar com este ponto, mas imagine você, andando com o aparelho mais cobiçado do planeta em algum lugar público (por exemplo) da cidade de São Paulo. Aí ele começa a reproduzir uma música que você não está afim de ouvir. O que você faz?

  1. Tira ele do bolso e troca de música, tocando a tela graciosamente, para todo mundo ver que você tem um iPhone, e crescer o olho em cima do coitado;
  2. Finge que enjoou de ouvir, e tira o fone de ouvido até que a música acabe.

Outra situação, é você precisando pausar ele, ou abaixar o som para falar com alguém. Pode voltar nas duas opções acima.

Update: A partir do firmware 1.1.1, para avançar a faixa ou pausar, basta dar um ou dois cliques no botão do microfone, que fica no fone de ouvido. (obrigado Hener e Quintino pela dica!)

Considerações finais

Dos aparelhos citados aqui, eu diria que ambos são maravilhosos players, mas ainda pecam no quesito computador de bolso. Se for questão de vida ou morte comprar um dos dois, eu fico com o iPhone, mas ainda com uma pulga atrás da orelha. Afinal, aquela câmera de 5MP do N95 deve ser muito boa! Sem falar claro, na falta do 3G.

Um outro bom investimento, seria o HTC TyTN (lê-se Táitan, do inglês Titan), um aparelho bem completo, que inclusive já está sendo fabricado aqui no Brasil. Ele não possui a câmera do N95, ou as firulas do iPhone, mas tem tela sensível ao toque, suporta rede 3G, e roda o famoso Windows Mobile.

Se nenhum deles te agradar por completo, puxa uma cadeira e senta aí. Já que não dá pra mesclar os dois aparelhos mais cobiçados do momento, o jeito é esperar até o lançamento iPhone v2.0. Até lá, meu Sony Ericsson K750i vai dando conta do recado.

________

Não sabe qual aparelho comprar? Clique aqui e envie a sua pergunta!

Mais sobre: , , , , ,