Início » Computador » É assim que a LG contorna a falta de touchscreen em alguns notebooks com Windows 8

É assim que a LG contorna a falta de touchscreen em alguns notebooks com Windows 8

Fabricante adiciona botões de atalho ao LG Z355

Avatar Por
Tecnoblog na Campus Party 2013

Todo mundo sabe que o Windows 8 foi concebido, do início ao fim, para comportar muito bem dispositivos com touchscreen. A experiência fica um tanto diferente para quem não conta com o visor sensível a toques que acionam diversos recursos. Cá no Brasil, a LG contorna a situação de vender notebooks sem touch rodando um sistema otimizado para touch com o acréscimo de botões de atalho bem ali, no canto do teclado.

Tive a oportunidade de brincar com o notebook LG Z355 (sucessor do LG Z330, aquele propagandeado como o computador que dá boot em menos de 10 segundos) presente no estande da Intel na Campus. O gerente de produto Dolf Wiemer explicou que os quatro botões de atalho ativam os recursos que normalmente seriam acessíveis por touch ou por alguma complicada combinação de cliques do mouse – ao menos para usuários leigos.

LG Z355 com botões de atalho para Windows 8

O primeiro dos botões ativa a busca integrada do Windows 8. Ela pesquisa tanto no computador como nos aplicativos compatível. Lembre-se que o Google lançou um app com visual Metro em que o principal chamariz foi justamente digitar o termo e carregar os resultados já no buscador.

Continuando o tour: o segundo botão alterna entre aplicativos, o que normalmente seria acessível ao arrastar o mouse para a lateral esquerda da tela. O terceiro botão abre a área de trabalho da máquina e o último botão exibe os charms na lateral direita da tela. É necessário levar o mouse para o canto superior direito da tela a fim de ativar os charms.

O ultrabook LG Z355 não é nenhuma novidade; está na praça desde o fim do ano passado. De qualquer forma, achei inventiva a decisão de colocar mais alguns botões para agilizar o uso do Windows 8. Ficou sabendo de outro OEM com abordagem semelhante? Conte nos comentários.

A LG produz essa máquina, entre outras, na fábrica de Taubaté, interior de SP. O Z355 comporta visor de 13,3 polegadas, processador Intel Core i7 de 1,9 GHz, RAM de 4 GB e SSD de 256 GB.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Mendes
Start8 também faz o mesmo. O mais bacana é que usa a logo do Win8 como ícone do "menu iniciar" e ainda coloca um atalho no "menu" pro modo ex-Metro"
mlhz
deus o livre...lixão da LG, depois de 6 meses nenhum botão vai funcionar direito mais.
Thássius Veloso
Também uso máquina rodando Windows 8. Acredito que o touch, para meu uso profissional, não faz falta. Mas não é a experiência que a Microsoft aposta para o futuro da computação.
Vinícius
somos 2
Thássius Veloso
Pokki é uma boa pedida. Publicamos sobre ele no ano passado. Parece-me que continua fazendo bastante sucesso.
Juan Lourenço
Tô usando o Pokki, chegou a experimentar? Não sabia que tinha outros, seria bom comparar pra ver qual é mais rápido (principalmente). Ah, o Pokki também faz a máquina inicializar direto no modo desktop, não no Metro.
Denis Belo
Cara, tenho um netbook da Acer e a interrogação é no W, agora não consigo usar a interrogação de outra forma, em nenhum teclado, a combinação Alt Gr + W é muito mais rápida do que a comum de Shift + ?.
Felipe Goldenberg
Huum... Não tinha notado. Thanks!
Clodoaldo S. V.
Acho tudo isso uma grande bobagem. Uso o Windows8 sem tela touch, e não tenho nenhuma dificuldade. Tudo funciona muito bem. Esse negócio de botar programas pra trazer de volta o menu iniciar, é pura babaquice. Ele não faz a menor falta, é só uma questão de se acostumar com a nova maneira de acessar os programas e funções. E se quiser abrir a charms bar é só usar 'tecla Windows + c' e todas as funções desses botões estarao lá. Para alternar entre a área de trabalho é só clickar a tecla 'windows'.
pryderi
Touchscreen só serve para tablets ou para quem não faz quase nada no computador. Quero ver ficar uma hora com o braço estendido.
pryderi
Ele deve carregar um monitor também.
Felipe Rodrigues
Portabilidade ZERO nisso aí em... quer um notebook ou um Desktop???
Kessler
Esse layout filho da puta virou padrão em notebooks com tela menor que 15".
YanGM
Ou melhor ainda, use os mesmos comandos touch no touchpad.
YanGM
Culpe o Shift do tamanho de uma barra de espaço.
Exibir mais comentários