Quem publica seus vídeos no YouTube só tinha uma alternativa para ganhar dinheiro quando um vídeo faz sucesso: propagandas. E o modelo de publicidade do YouTube nem sempre é o menos intrusivo. Mas esse tipo de anúncios em vídeos pode deixar de ser a única opção aos produtores de conteúdo do maior site de vídeos do planeta. o YouTube está planejando criar assinaturas pagas para certos canais.

Canal do Tecnoblog no YouTube: é de graça, pode assinar.

Canal do Tecnoblog no YouTube: é de graça, pode assinar.

A informação é do site AdAge, que cita que o rumor veio de pessoas familiarizadas com os planos. Segundo o site, o YouTube entrou em contato com um pequeno grupo de produtores de vídeo e pediu para que eles desenvolvessem um canal em que os usuários tivessem que pagar para ver os vídeos. Nos planos estão também a estimativa do valor da assinatura: de 1 a 5 dólares por mês.

Não se sabe ainda qual o tipo de conteúdo os usuários terão acesso com o pagamento dessa assinatura, mas o site AdAge diz que o YouTube também está planejando cobrar pelo acesso a shows ao vivo e a arquivos de vídeo em certos canais. Também não se sabe qual a porcentagem da assinatura seria repassado aos produtores de conteúdo.

É bom ver que o YouTube está buscando métodos alternativos de ganhar dinheiro – não sou fã de ter que esperar 30 segundos para ver um vídeo de 10, como acontece várias vezes. Mas pagar pelo acesso a arquivos e a eventos ao vivo parece um pouco abusivo demais. De qualquer forma, veremos o que eles têm na manga no terceiro trimestre desse ano, que é quando o site AdAge diz que esse modelo será lançado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme macedo
Você com certeza sabe as estatísticas do youtube... Uma hora de vídeo upado a cada um segundo... 4 bilhões de vídeos assistidos por dia... Lembrando que nem todo vídeo do youtube tem propaganda... Portanto acho que o que se lucra, não deve ser muito superior(Isso pensando que é superior) ao que se gasta...
Rodrigo Fante
Faz na internet, o twitter por exemplo, ainda gasta mais do que arrecada, o Youtube pelo que li teve em 2012 seu primeiro ano de lucro.
iOS Players
Youtube vai virar a Sky da internet...
Pedro Maich
Provavelmente nem todos poderão cobrar mensalidade, assim como funciona com as propagandas.
Vitor Valadares
Bem, talvez isso não ajude o youtube, mas existem algumas extensões do chrome que bloqueiam os anúncios nos vídeos (assim como os que bloqueiam anúncios no gmail, reader e afins). Eu só me incomodo com propaganda antes dos vídeos quando vejo algo no pc dos amigos.
Fabio
Cara, isso foi há muito tempo, quando o Google comprou o Youtube e muitos investidores acharam que era uma loucura...
Felipe Autran
Pode ter certeza que nenhuma empresa ia manter um site que vive no vermelho. O que pode acontecer é que apenas com o lucro do YouTube o Google ainda não tenha conseguido retornar o valor da compra do site, mas isso não quer dizer que ele dê prejuízo todo ano. Não faz o menor sentido.
marcosmazo
Eu não acho a ideia ruim... Se o conteúdo for bom, eu não vejo problema de pagar... Já faço isso com o Netflix... Agora, o que vai ter de Zé Mané fazendo VideoBlog e querendo cobrar por isso, não vai estar escrito no gibi... Mas aí a solução é simples: não pago e pronto... Se esse rumor vier e com isso diminuir a quantidade de publicidade nos videos normais (o que duvido muito), eu aprovo e assino em baixo...
True Story
Eles poderiam criar o google anonimo aonde vc paga e eles não retem informações suas e nao fazem propaganda... mas isso eles nao querem ne?
Guilherme macedo
Ganham uma fortuna, mas também gastam pra caralho pra manter o youtube... Eu li em algum lugar, que até hoje o youtube não é autossustentável, ou seja, o que ele gera de receita, não cobre os custos... Não to defendendo essa cobrança, mas é fato que os caras tem que procurar mais maneiras de ganhar dinheiro...
True Story
bom ver metodos alternativos? Eles ja ganham uma fortuna e querem ganhar ainda mais? Se for um conteudo serio e de qualidade que se tenha gastos com produção ok... Agora se for mais um vlogger puta merda