Já faz algum tempo que vemos cada vez mais aparelhos chegando no Brasil com a tecnologia NFC integrada. Não é algo que custa muito às fabricantes implementarem, mas também não é algo que é amplamente usado no país. Mas ao que parece esse cenário vai mudar. Bancos brasileiros, em parcerias com operadoras, já estão testando os pagamentos via NFC com celulares.

Exemplo de pagamento via NFC já usado lá fora: o futuro chegando?

Exemplo de pagamento via NFC já usado lá fora: o futuro chegando?

A primeira a anunciar planos com a tecnologia foi a TIM. Em parceria com o banco Itaú, a empresa vai testar a partir do começo desse ano o uso de NFC em aparelhos em 100 restaurantes selecionados e com clientes específicos no Rio e em SP. A segunda foi a Vivo, que em parceria com o banco Bradesco planeja começar testes com seus próprios funcionários ainda esse ano.

Vale lembrar que o Bradesco já disponibiliza a alguns dos seus clientes um cartão com tecnologia NFC para pagamentos em certos estabelecimentos. Mas a iniciativa das operadoras é a primeira que deve usar os aparelhos de celular mesmo.

Seria legal ter mais alguns detalhes de como eles planejam fazer os testes, mas além da Vivo dizendo que vai testar o sistema com cartões pré-pagos do Bradesco, não há mais nenhum detalhe técnico. Talvez por se tratarem de testes preliminares e incrivelmente limitados, é altamente improvável que mais alguma informação seja divulgada. Mas manteremos os ouvidos abertos para qualquer coisa do tipo.


Com informações: ComputerWorld (1), (2).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Hirata
https://uploads.disquscdn.com/images/44b3327bc43c0f72bdf4029d9ede3a913e70096e702c2e03bb51284125c961b4.png Brasil pré-pagos a mais de um ano aceita esse sistema em mais de milhões de estabelecimentos! https://brasilprepagos.com.br/brasil-voce.html
tapita

E já se passaram 5 anos e o bradesco nada

Adriano Mendes
E já se passaram QUATRO ANOS
Melo Júnior

Viva o Meu iphone... Nao, pera

Melo Júnior
Viva o Meu iphone... Nao, pera
Melo Júnior
Viva meu Iphone... Não pera '-'
Cristiano Rosa
VIVA
Guilherme de Castro
Aí vc vai encostar seu tão querido celular lá e vem um e te rouba com menos de 5 segundos... vc nem ve o que aconteceu. Ainda mais se tiver isso no metro como na foto ai de cima.
Vinicius Salvati Melquiades
Não que eu não ache a noticia muito boa, mas por que a Tim não investe em melhorar o sinal ao invés dessa tecnologia?
João Neto
Ao menos uma coisa que o Brasil está indo aos pés dos outros países. Mas, algumas empresas como a Apple, tem que avançar colocando NFC em seus aparelhos.
Julian Leno
Viva meu Nokia N9! :D
davi
Mesma preocupação minha. Fui pesquisar e parece que é pra ficar preocupado por enquanto, mesmo: http://en.wikipedia.org/wiki/Near_field_communication#Security_aspects Ainda mais aqui no Brasil, onde roubo de celulares está tão comum.
Vitor Valadares
Estou até me sentido ignorante pensando nisso, mas eu realmente tenho um receio de permitir que meu celular libere meu dinheiro tão facilmente hahaha. Provavelmente eu estou errado e o sistema deve ser mais seguro que o cartão chipado + senha, mas eu tenho essa neura.
Guilherme macedo
Viva Xperia P.. :D
Jhonattas Gonçalves
Viva meu Nexus :)
Exibir mais comentários