Início » Computador » Notebooks da Samsung morrem após dar boot no Linux

Notebooks da Samsung morrem após dar boot no Linux

Boot do Ubuntu 12.04 com UEFI pode danificar permanentemente o notebook.
Samsung trabalha em atualização de firmware para os modelos afetados.

Paulo Higa Por

Imagine que você acabou de comprar um belo notebook da Samsung e gostou muito do produto, mas encontrou um probleminha: a máquina veio com Windows, mas você prefere usar Linux. Resolver isso deveria ser muito fácil: bastaria fazer download e instalar a sua distribuição Linux preferida. Só que alguns modelos de notebooks da Samsung estão sendo permanentemente danificados quando dão boot no Linux através do UEFI.

Até o momento, o problema foi detectado apenas no Ubuntu 12.04, mas outras distribuições também podem assassinar notebooks. Acontece assim: quando o usuário tenta dar boot através de um pendrive com a distribuição, um driver específico para notebooks da Samsung para de responder, deixando o sistema travado numa tela preta. Após forçar o desligamento do notebook no botão, a máquina se recusa a ligar novamente.

Samsung 530U3C é um dos notebooks afetados

Samsung 530U3C é um dos notebooks afetados

O usuário que relatou o problema no Launchpad informa que já teve dois notebooks inutilizados ao tentar instalar o Ubuntu; na primeira vez, foi necessário substituir a placa-mãe, mas a garantia cobriu o prejuízo. O AnandTech, entretanto, afirma que o notebook pode ressuscitar se o usuário simplesmente retirar e colocar novamente a bateria do CMOS, para que as configurações do UEFI sejam restauradas ao estado original.

A falha afeta os notebooks 530U3C, 300E5C, NP700Z5C, NP700Z7C e NP900X4C da Samsung, e parece estar relacionada ao módulo samsung-laptop embutido no kernel. Matt Fleming, desenvolvedor da Intel, publicou há uma semana duas mudanças no código para evitar que o problema aconteça – uma das correções faz com que o módulo samsung-laptop simplesmente não seja carregado quando o boot é feito através do UEFI. Infelizmente, a correção ainda não chegou às versões estáveis do kernel.

A Canonical diz que os desenvolvedores da Samsung estão trabalhando há um bom tempo numa atualização de firmware para os modelos afetados. Enquanto o problema não é resolvido definitivamente, a empresa por trás do Ubuntu recomenda que a instalação seja feita através de uma daily build atualizada.

Com informações: AnandTech, The H Open, The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Senna
Cara , esses comedores de cachorro desgraçados malditos desses Koreanos, que estão fazendo isso com a bios de propósito . Eles não querem que a gente saia de jeito nenhum da ABERRAÇÃO chamada windows 8. Estou tendo uma dor de cabeça daquelas por causa desse maldito UEFI . Não aparece a tecla F2 Não da para entrar na bios e configurar a opção para instalçar o windows 7 . Não quero abrir o note do cliente , pois tenho medo de após retirar a bateria para dar um reset na bios . A bios corromper, pois da para perceber que os comedores de carne de cachorro , esta esperando o momento em que vc da um clear cmos ou instalar um outro sistema operacional para o notebook , ficar com a maldita tela preta . Vou ver se da para pelo menos retirar os virus e devolver ao cliente com a desgraça do windows 8 . OBRIGADO SAMSUNG VOCÊ E A MICROSOFT ESTA ATRASANDO NOSSAS VIDAS. POR ONDE EU PASSAR VOU FALAR DESSA SAFADEZA QUE ESSES COMEDORES DE CARNE DE CACHORRO ESTÃO FAZENDO COM OS USUÁRIOS DESSE LIXO DA SAMSUNG
Cristina
Esses notebook Samsung não presta já vem sem CD de formatação e bloqueado o meu deu pau e não quer mais voltar ao normal já tentaram e nada
Eduardo Lima
isso é proteção ao império ditador windows, ta na cara.
Christopher Douglas
Tem que habilitar a bios para ler o hd como CMOS. É só entrar com um linux mais atual e refazer a tabela de partição. Vai perder tudo, mas vai recuperar o uso do hd. Eu usei o Zorim. Depois intalei o Ubuntu.
junior_rj_pb
Caramba, pq eu não vi isso antes? Aconteceu comigo nessa semana. Instalei o Ubuntu 10.10 no meu notebook e quando reiniciei apareceu uma tela preta com um traço que ficava piscando. O pior é que nao tem como ter acesso ao Setup, as únicas teclas que dão retorno são Ctrl + Alt+ Del ... que na prática não fazem nada. Será que minha garantia ainda vai cobrir isso?
newton.moura.junior
Analisando o que o Andre Souza e o giovinccent relataram acho melhor comprar um notebook com Linux pelo menos teríamos a possibilidade decidir qual S.O. usar.
Daniel Dias
+1
lcquerido
Ainda bem que não uso Linux (2)
Andre Souza
Santa Gambiarra, Samsung!!! Está parecendo a Volkswagen, que errou no tratamento térmico do motor de milhares de Gol e Voyage G5 e pôs a culpa no óleo... Bastava fazer uma vez, mas CERTO. Assim seria compatível com qualquer coisa que o cliente quisesse instalar. Por estas e por outras, comprei um Dell com Ubuntu Linux preinstalado.
edpalo
Quando comprei um Vayo para uma amiga o vendedor da Fast Shop me respondeu categoricamente que eu perderia a garantia se instalasse ou re-instalasse o SO. Também já vi um note da itautec sendo vendido com distro linux na mesma condição....mexeu perdeu. Com o Vayo da "amiga" criei uma imagem do sistema de fábrica (sugestão do próprio vendedor) e coloquei o win7 original sem toda aquela lixaiada rapineira.
Lucas Meneses
Esses novos notebooks estão dando muito trabalho.
Raul Liota da Rosa
E eu não consigo acretidar que tem gente que usa Windows por muito tempo, não acredito.
Raul Liota da Rosa
Se fizerem isso, acredito que seria considerado venda casada, o que no Brasil é crime. Aliás, quem está tendo esse problema talvez até possa meter um processo na Samsumg alegando que eles estão tentando obrigar o usuário a usar apenas o sistema que veio de fábrica.
Guilherme Macedo C.
Não consigo acreditar que alguém tenha falado uma besteira dessas. Não acredito.
edpalo
Já pensou se isso vira moda e os fabricantes comecem a se valer desses expedientes para coibir e limitar o uso das máquinas? Eles podem até alegar isso como termo de garantia...
Exibir mais comentários