Início » Brasil » Anatel oficializa nono dígito para celulares no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo

Anatel oficializa nono dígito para celulares no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo

Por
7 anos atrás

Seguindo com a decisão de implementar o nono dígito aos poucos em todas as cidades, a Anatel oficializou nesta quinta-feira (31) a mudança para Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo por meio de um aviso publicado no Diário Oficial da União. Operadoras devem mudar a chave e ativar o nono dígito a partir de agosto deste ano.

O cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações determina as seguintes datas para a efetivação da mudança nas linhas móveis:

  • Interior de São Paulo (áreas 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19): 25 de agosto de 2013.
  • Rio de Janeiro (áreas 21, 22 e 24): 27 de outubro de 2013.
  • Espírito Santo (áreas 27 e 28): 27 de outubro de 2013.

O interior de São Paulo será o primeiro a adotar a nova forma de discagem. Em seguida, linhas móveis registradas nos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo passam pela mudança. A região metropolitana de SP adotou o dígito 9 no ano passado, processo que correu sem maiores engasgos devido a um planejamento apropriado da Anatel e das operadoras de telefonia, Claro, Oi, TIM e Vivo. Espera-se que o mesmo ocorra no interior, RJ e ES.

Favor colocar o dígito 9 na frente

Favor colocar o dígito 9 na frente

A agência adiantou o planejamento para adoção do dígito no RJ e no ES. Inicialmente, a ideia divulgada pelo órgão era de iniciar a transição até dezembro de 2014. O interior de SP está dentro do prazo estipulado em outubro passado.

Os números de telefone fixo não mudam, bem como números de linhas móveis destinadas ao serviço de rádio (leia-se: Nextel).