Início » Brasil » Anatel oficializa nono dígito para celulares no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo

Anatel oficializa nono dígito para celulares no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo

Avatar Por

Seguindo com a decisão de implementar o nono dígito aos poucos em todas as cidades, a Anatel oficializou nesta quinta-feira (31) a mudança para Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo por meio de um aviso publicado no Diário Oficial da União. Operadoras devem mudar a chave e ativar o nono dígito a partir de agosto deste ano.

O cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações determina as seguintes datas para a efetivação da mudança nas linhas móveis:

  • Interior de São Paulo (áreas 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19): 25 de agosto de 2013.
  • Rio de Janeiro (áreas 21, 22 e 24): 27 de outubro de 2013.
  • Espírito Santo (áreas 27 e 28): 27 de outubro de 2013.

O interior de São Paulo será o primeiro a adotar a nova forma de discagem. Em seguida, linhas móveis registradas nos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo passam pela mudança. A região metropolitana de SP adotou o dígito 9 no ano passado, processo que correu sem maiores engasgos devido a um planejamento apropriado da Anatel e das operadoras de telefonia, Claro, Oi, TIM e Vivo. Espera-se que o mesmo ocorra no interior, RJ e ES.

Favor colocar o dígito 9 na frente

Favor colocar o dígito 9 na frente

A agência adiantou o planejamento para adoção do dígito no RJ e no ES. Inicialmente, a ideia divulgada pelo órgão era de iniciar a transição até dezembro de 2014. O interior de SP está dentro do prazo estipulado em outubro passado.

Os números de telefone fixo não mudam, bem como números de linhas móveis destinadas ao serviço de rádio (leia-se: Nextel).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

andrericcieri
Interessante a frase "processo que correu sem maiores engasgos devido a um planejamento apropriado da Anatel" - sobre o processo de inclusão do 9. dígito em SP... A telefonia móvel quase parou, tudo foi caos, ligações não completavam, caiam em curso, caiam direto na caixa postal com o aparelho ligado e com sinal, enfim... Só quem trabalha na área de Telecom e acompanhou esse processo em São Paulo sabe: quase 2 meses até o serviço normalizar completamente. Acho que na frase faltou a palavra FALTA, em "devido a FALTA de planejamento apropriado da ANATEL" aí sim, ficaria coerente.
Fabiane Cristine
Como consta no site da ANATEL o prazo é dezembro de 2016 Acredito que irá das cidades com maior número de linhas para as de menores quantidades, então da pra saber que cidades mais de interior serão as últimas.
Kessler
Sim para celulares, não para fixos e Nextel.
Thanara Corrêa
Dúvida, eu sou de Santa Catarina DDD (047), pra ligar pra um amigo(a) de São Paulo no celular ou fixo que seja, teria que por esse "9" nono dígito na frente?
Allen Franco
Por que esses bostas não desvinculam numeros de celular dos 3G e melhoram a politica de numero... seria bem mais prático que o numero pegar o tamanho do cpf da pessoa.
Vinícius
Se eu não me engano, até o fim de 2014 vai atigingir o Brasil inteiro
Rafael Machado de Souza
e pq não iria? não é a primeira vez que isso acontece no brasil. nao entendo pq fazem tanto mimimi
ricardo
Vai atingir o Brasil todo, é só uma questão de tempo.
ricardo
Esse prazo é para que as operadoras tomem as providências necessárias. A adaptação dos usuários vem depois.
Carlos Eduardo
Espero que essa porcaria de 9 numeros, nao venha pro Ceara...
Thiago Sabaia
Acho que já podia colocar para funcionar o nono digito a partir de agora, assim os clientes tem um prazo bem maior para começar a se adaptar.
othon
Vou comentar o que sempre comento nessas reportagens do nono dígito: A tela de discagem do iPhone é muito feia, nossa.