Quando o assunto é baterias recarregáveis, estamos habituados a lembrar do famoso efeito de memória (ou vício para os íntimos). Este é um (d)efeito que enfrentávamos com as baterias de NiMn e NiCd, mas sinto dizer que as baterias de Li-ion estão livres deste inconveniente. Em palavras claras, as baterias dos atuais notebooks não viciam.

A vida útil destas baterias, varia de 500 a 800 ciclos completos de carga e descarga, e é aí que devemos nos precaver para que elas realmente cheguem até lá.

Células de ion de lítio quando expostas ao calor se deterioram, por isso evite deixar seu notebook em lugares quentes. Neste mesmo caso, elas podem vazar, ou até explodir. Por isso, não use o mesmo em cima da cama, ou em superfícies que tampem sua ventilação, é perigo na certa.

Nada de usar o aparelho no colo também. Neste caso, além de tampar a ventilação provocando super aquecimento, expor esta parte do corpo freqüentemente ao calor gerado pelo notebook, causa diminuição na produção de espermatozóides. É, o mal uso do notebook pode te deixar estéril.

Sabendo que a bateria não vicia, já temos a chave para a melhor forma de utilizar o aparelho: plugado na tomada, sempre que houver uma por perto. Desta forma você guarda a carga da bateria para quando realmente precisar dela.

Se você é do tipo prevenido, que leva mais de uma bateria na bolsa e alterna entre elas quando precisa, lembre-se de nunca usá-las até que se descarreguem completamente, e depois guardar de novo. Fazendo isso, você corre o risco de nunca mais conseguir carregá-la, já que as células oxidam muito rapidamente quando estão sem carga. É aconselhável que a bateria seja retirada ainda com carga (mesmo que mínima), e que ela seja recarregada não muito tempo depois disso.

As baterias de notebook são compostas por 3 a 9 células independentes, e um circuito que monitora a carga das mesmas. Esta monitoração é feita em cima do conjunto todo, logo, se as células estiverem fora de balanço, ou uma delas apresentar algum defeito, o fornecimento de energia pode ser interrompido em pouco tempo de uso. Este pode ser o grande vilão em alguns casos onde a duração da bateria cai drasticamente.

Em alguns casos, a solução pode ser fazer um calibramento de bateria. Isto nada mais é do que fazer um ciclo completo de carga e descarga, em conjunto com algum software do fabricante, para que o sistema passe a enxergar corretamente a carga contida nas células.

Update: Outra coisa que danifica as celulas das baterias de Li-ion, são quedas e batidas. Não achei interessante colocar isso antes, pois afinal, derrubando um notebook no chão, a última coisa que nos preocupa é a bateria. Em todo caso, vale lembrar que no caso de celulares isto é um problema constante, e por isso merece um pouco de atenção.

Atualmente, vários celulares estão sendo fabricados com baterias de Lithium-ion Polymer. Esta bateria possui basicamente as mesmas propriedades das baterias de notebooks, mas com o diferencial de possuírem um custo mais baixo de produção. Elas também são mais resistentes a danos causados por quedas e batidas, o que não lhes dá 100% de imunidade.

Alguns aparelhos ainda usam as baterias de Li-ion comuns, que são mais sensíveis a queda. Sendo assim, se você já deixou o celular cair várias vezes, ou expõe ele ao calor com freqüência, deve ter observado alguma mudança na duração da carga.

Em todos os casos, não é aconselhável que se toque os contatos da bateria, isto pode danificar a mesma. Na hora da limpeza, fuja de produtos de limpeza. O ideal é usar apenas um pano seco.

O ano de 2008 será o ano da mobilidade aqui no Brasil. Com o barateamento das tecnologias, e o aumento do interesse popular em dispositivos portáteis, a venda de notebooks deve ultrapassar a de desktops pela primeira vez! Sendo assim, este é o momento para entender um pouco melhor estas (não tão) novas tecnologias.

Mais sobre o assunto:

______

Este artigo foi escrito por uma sugestão do leitor Thássius Veloso. Se você quiser saber mais sobre algum tema, entre em contato!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carol
Olá, não entendi a parte que você comenta de deixar plugado na tomada direto. Nesme momento, deixo a bateria no pc, ou a retiro e só coloco quando for usá-la?
Bruno Coriolano
Ótima postagem. Tirei várias dúvidas. Meu notebook está indicando que preciso mudar de bateria. Mesmo sem trocar agora, posso usar ele plugado sem problemas?
Carlos L
Olá, Posso te indicar o site da bringIT, eles são especializados em baterias e fontes para notebook, se tiver dúvidas sobre a compatibilidade das baterias é só entrar em contato com eles via chat ou msn, é bem fácil antes de comprar http://www.bringit.com.br Dica: Veja se para seu notebook não tem uma bateria de maior capacidade tipo 9 ou 12 células. Vale a pena.
Thássius Veloso
Sites de leilão como Mercado Livre costumam ser um bom início para esse tipo de pesquisa. Certa vez eu comprei uma bateria nova para meu notebook Acer na Amazon, pois estava mais barato que no Brasil, mas tem que ter paciência para receber o produto.
Ana_Miel
Olá, Gostaria de saber onde posso comprar uma bateria nova para meu notebook, tem algum lugar de confiança para me indicar? Obrigado pessoal.
Carlos L
Ótimo artigo, Muito bom, parabéns. Reforço a dica de sempre calibrar a bateria do notebook a cada 2 meses, é muito importante, ou sempre que apresentar defeito. Aqui neste blog tem um tutorial bem completo, passo a passo: http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook boa sorte para todos Abraço
fernando
Colocar PODE, não que vá diminuir a fertilidade. O que esquenta, quando uso no meu colo, são os meus joelhos e minha perna. Não uso em cima do dito cujo, oras. E, em relação a questão das baterias... é interessante saber sobre como melhor lidar com ela, mas ser refém delas é a mesma coisa que num carro. Todo mundo lida com o carro de uma forma sem desgastes? E aquele pé na embreagem? Só digo uma coisa, utilize e não seja refém de tomadas, baterias e embreagens.
Cíntia
Comprei um Mini Iphone e elevem com 2 baterias, mas nao sei ao certo qual a melhor forma de utilizálas. Devo intercalar as 2? Uso uma até o fim, recarrego e coloco a outra? Usar so uma e quando precisar colocar a outra ja carregada:? Como?:
Luiz Paulo
Olá, bom dia! Tenho um Not da ACER (Aspire 3050)e a bateria dele está acabando com menos de 30 minutos. Uso ele muitas horas por dia, e tem vez que à noite tbm. (Trabalho e lazer) Fiz uma experiência pela primeira vez que foi retirar a bateria e ligar, não sabia que isso funcionava. feito isso, percebi uma diferença. Normalmente e computador tem ficado mais quente que o normal e o Cooler fica ligado direto e é uma temperatura bem alta, enquanto ligado direto na energia e sem a bateria ele não está esquentando mais. O que será isso?
rodrigo
meu not esta com umm problema na bateria a bateria dele nao dura nem uma hora tenho que esta todo tempo carregando e a tela dele quando eu desconecto o cabo do carregador fica mais escura quando eu tiro o cabo diz assim {!bateria em nivel critico ,vocÊ deve trocar ou mudar para a fonte de alimentação externa imediatamente para evitar a perda do seu trabalho.a marca dele é positivo {positivo mobile}
Robert P
Meu note veio com uma bateria de 4 celulas posso usar um bateria de 8 ou 9 celulas,caso seja possvel isto aumentaria o tempo de uso dele apenas usando esta baterias? Atualmente ele nas cofigurações que uso ele permanece até 2,5hs com uso da bateria atual !!!!
neberbaum
Estava na dúvida sobre O MELHOR NOTEBOOK DO MERCADO e acabei encontrando o melhor notebook para atender as minhas demnadas na página do http://omelhornotebook.blogspot.com/. Preço de notebook nestas horas precisa sem bem estudado, senão você gasta demais sem precisar.
nessullius
O sistema avisa quando a bateria deve ser retirada ou recarregada, quando ele avisa que vai entrar em sleep ainda tem carga, comos e fosse uma subcarga de prevenção já pra não estargá-la, visto que o computador de bordo serve pra isso, se ele pára de receber carga já não funciona mais...
Amy Julia Lee
tah li todas as dicas, mas pq a bateria do meu note novinho nao dura nem 1 hora, segui todas as instrunções do manual mas nao dah.... levo ele pra facu tem dias que tenho que usar ele em 3 aulas consecutivas e mal consigo usar em 1 aula...
Udgrood
Já percebi que os celulares nunca consomem toda a carga da bateria ficando sempre um pouco nela até quando o celular avisa que a bateria está fraca ou as vzs nem liga....o que eu chamo de carga negativa, mesmo sendo de Lithium-ion...ou seja está lá não é usada mas ocupa espaço. Faço o seguinte...pego um motorzinho elétrico desses usados em brinquedos chineses de 1.5 volts e descarrego toda a bateria até que o motor não gire mais e ai dou 3 cargas completas de 8 horas como se ela fosse nova....um amigo meu faz isso com bateria de not e tb funciona e ele as vzs recupera uma bateria dessa forma
Exibir mais comentários