Início » Aplicativos e Software » WebRTC faz chamadas em vídeo entre Chrome e Firefox sem o uso de plugins

WebRTC faz chamadas em vídeo entre Chrome e Firefox sem o uso de plugins

Padrão aberto também suporta compartilhamento de arquivos.
WebRTC está sendo desenvolvido desde maio de 2011 pela W3C.

Paulo Higa Por

Desde maio de 2011, a W3C trabalha numa API chamada WebRTC (Web Real-Time Communication), que permite o compartilhamento de arquivos e chamadas em voz e vídeo diretamente do navegador, sem necessidade de instalar plugins. Meses se passaram e o projeto evoluiu: hoje, Google e Mozilla demonstraram o WebRTC funcionando perfeitamente entre os dois navegadores.

Com o PeerConnection do WebRTC, Chrome e Firefox agora podem se comunicar entre si sem o uso de plugins, graças aos engenheiros do Google e da Mozilla, que trabalharam juntos para garantir a compatibilidade da tecnologia entre os dois navegadores. Segundo o Google, a novidade traz “voz nítida e clara, vídeo em alta definição (HD) e baixa latência de comunicação para o navegador”.

O vídeo abaixo mostra o chefe de inovação da Mozilla, Todd Simpson, conversando em vídeo com o diretor de produtos do Google Chrome, Hugh Finnan:

A comunicação é feita com o uso de várias tecnologias, como os codecs Opus e VP8 para áudio e vídeo, e o protocolo DTLS-SRTP para criptografia de dados.

Como o WebRTC está integrado ao navegador, o usuário não terá problemas com plugins instáveis (oi, Flash!) ou com falhas de segurança (oi, Java!) – tudo pode ser feito com JavaScript e HTML5. Dependendo da criatividade dos desenvolvedores, também não precisaremos mais instalar aplicativos de VoIP para fazer chamadas entre dois PCs no futuro. E o WebRTC não serve apenas para áudio e vídeo; também será possível compartilhar arquivos sem depender de um servidor.

O WebRTC já está ativado por padrão no beta do Chrome 25. No Firefox Nightly, é necessário entrar em about:config e modificar o valor de media.peerconnection.enabled para “true”. Se você é desenvolvedor e está interessado em aprender mais sobre o WebRTC, a Mozilla publicou um aplicativo de exemplo no Mozilla Hacks.

A Opera Software também está trabalhando na tecnologia e incluiu o WebRTC em seu navegador no ano passado. O Safari ainda não suporta o recurso. A Microsoft apresentou em janeiro um padrão próprio para o Internet Explorer, o CU-RTC-Web, e disse que o WebRTC estaria “longe de ser completo e estável”.

Com informações: Chromium Blog, Neowin.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

senna_4ever
link nao ta funcionando
diegojoker
Olá amigos, quem quiser ter mais informações sobre webrtc para uso comercial, acesse nosso site: http://www.callix.com.br/callix-oneclick
Charlles Alves
E como realizar a chamada!?
Vitor
:P CÚ.
Max Denvir
O IE também está longe de ser completo e estável.
Guilherme macedo
Csharp? Microsoft também é asp cara.... :-D
Vitor
Tudo da Microsoft é um C#
Rafael Machado de Souza
Futuramente retemos isso no gTalk. atualmente é preciso instalar o plugin para video e audio pelo Chrome.
Rodrigo
“longe de ser completo e estável” - Também pensaria assim se tivesse gasto 8 bilhões de dólares com o skype.
Henrique Dourado
o incrível é que este padrão aberto ta sendo criado pela a W3C o instituto que rege os padrões do html , que é chefiada pelo criados do html ( tim berners-lee )!! que por acaso disponibilizou livremente em codigo aberto , dizendo que estava dando-o para a humanidade !! este cara merecia um estatua !! nem isso a microsoft respeita
Henrique Dourado
A Microsoft apresentou em janeiro um padrão próprio para o Internet Explorer, o CU-RTC-Web padrão proprio e com certeza fechado , que so funcionará entre internet explorer e se funcionar em outros navegadores será porcamente , ja para dificultar não obrigado
Gabriel Aquino
como usar???
viniciusghietti
Legal! Chrome e Firefox juntos :D