Início » Celular » Windows Phone 7.8 – Mais perfumaria do que funcionalidade

Windows Phone 7.8 – Mais perfumaria do que funcionalidade

Atualização adiciona novidades no visual do aparelho

Avatar Por

Faz alguns dias que recebemos um Lumia 900 emprestado para brincar com o Windows Phone 7.8, versão mais recente do sistema operacional móvel da Microsoft. Por enquanto, o gosto que fica é amargo: a fabricante de software de fato liberou uma atualização, mas esse update acrescenta tão pouco ao celular que, para dizer a verdade, não faria a menor falta.

A tela inicial mudou. Além da foto que o dono do aparelho decide colocar ali, ele pode também definir o buscador Bing como o provedor das imagens. Cá entre nós, as imagens que diariamente aparecem na capa do Bing são bem bonitas! Ou seja, todo dia uma fotografia, paisagem ou o que quer que seja vai deixar a tela do seu aparelho mais simpática. Nisso a Microsoft acerta em cheio.

Feito o login, estamos na tela principal. O botão para acessar os demais aplicativos sumiu: é que ele foi parar lá no canto inferior direito, ao fim da lista de blocos dinâmicos, e não mais no topo direito da tela.

O tamanho dos blocos dinâmicos (os live tiles) passa por mudanças de acordo com o gosto do dono do dispositivo. Quer um ícone pequenino para o discador do telefone (alguém ainda usa smartphone para falar) no Windows Phone? Moleza de configurar dessa forma. Quer deixar o bloco de contatos gigante, ocupando as duas colunas? Mesma coisa.

Lumia 900

Embora o sistema não seja tão personalizável como o Android em termos interface gráfica, estes pequenos detalhes criam uma sensação de controle do usuário sobre o aparelho que possui. Mesma coisa com os temas visuais – se é que dá para chamar assim. A Microsoft inclui 20 cores distintas para escolher, dentre elas ao menos uma do fabricante do celular. A Nokia oferece o elegante tema Nokia Blue. Imagino que outras companhias façam o mesmo.

Mais o quê? Ah, sim: a tela de boot mudou para apresentar a nova marca do Windows Phone, que na verdade reproduz a marca que a Microsoft adotou para o Windows mesmo. O botão touch continuará com a marca antiga porque... bem, porque não dá para trocar um botão pelo outro.

A gente já sabia que o Windows Phone 7.8 ficaria carente de uma série de recursos confirmados para o WP 8. Por exemplo, integração nativa com o Skype para fazer chamadas por VoIP ou mesmo o Internet Explorer 10 na versão para celulares. A atualização que chega em levas determinadas pela MS aos usuários parece-me muito mais perfumaria que qualquer outra coisa. A companhia cumpre sua palavra de dar suporte aos primeiros compradores de Windows Phone. Aquele pessoal que pagou para ser beta tester de uma plataforma móvel ainda incipiente.

Torçamos para que a transição do Windows Phone 8 para o Windows Phone 9 traga mais sorte àqueles que optarem pelo sistema a partir de agora. Quem tem o Windows Phone 7 carrega no bolso aparelhos até bons com um sistema que ainda tem alguns acertos a fazer. Ou não, já que estarão para sempre presos ao WP 7.8. ¯\_(ツ)_/¯

Atualizando

A Nokia promete enviar o WIndows Phone mais recente aos celulares da linha Lumia durante o mês de fevereiro. A Samsung não tem previsão de quando vai atualizar a linha Omnia. A HTC não tem representante no Brasil (até onde sabemos).

Alguns leitores tentaram o método de desconectar o aparelho do Zune após alguns segundos. Dizem que funciona. Com meu Lumia 800 não foi até agora.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Higor Viana
A diferença é que existem maneiras de atualizar os androids mesmo que não oficialmente. WP é fechadíssimo. Estou quase que arrependido de ter comprado o Omnia W.
Artur Tavares
Ouvi falar que houve melhoria na eficiência da bateria. Verdade?
Diogo Cleber
Nada demais nessa atualização. Meu Hd7 só ficou com as Live Tiles maiores.
andreluis1464
A turma reclama demais, eu mesmo gostei muito do wp pq a sua interaçao com as redes socias e extraordinaria, pra quem faz trabalhos no office ele tambem auxilia muito nessa hora pra vc corrigir pequenos erros no seu arquivo, ja em relaçao a atualiazaçao quem antigamente nao tinha o android 2.2 e ficou sonhando com a att para 2.3 o que a google fez lançou varios sistemas atualizados e quem quizesse acompanhar esses sistemas e obrigados a trocar de aparelhos :D, vcs falam demais sobre a wp pq nao vao xingar a apple que tem a mesma frescura do bluethoof, mais nao pegam a microsoft e começam a fazer um reboliço, sistema hp muito facil de se mexer, o ponto ruim nele que os melhores app e pago mais tmb da ios e a mesma coisa so o google que tem varios app free mais n oferecem a mesma segurança da microsoft que antes delançar um app free passa por un rigoroso teste estou so no aguardo de um antivirus para o wp :D
Leonardo Oliveira
É verdade, deveriam ter destacado que a atualização veio para suportar o novos apps como o 'Compartilhar Bluetooth', 'Criador de Toques' e 'Smart Shoot' (que ainda vai chegar).
Leonardo Oliveira
É verdade, deveriam ter destacado que a atualização veio para suportar o novos apps como o 'Compartilhar Bluetooth', 'Criador de Toques' e 'Smart Shoot
mlhz
olha o principal eles não fizeram, que é basicamento criar um espaço de armazenamento; ou permitir que apps façam isso (como os do IOS). O email que não salva arquivos do office (apenas envia ao skydrive) e muito menos os PDF. Sinceramente o WP 7.5 é bem fraco, o 7.8 é bem isso, apenas perfumaria. Sinceramente não tenho interesse em windows phone hoje em dia, seja o 7.8 ou o 8.
Andre Souza
É mesmo? "Por acaso" o celular de minha mãe é um ancient warrior Galaxy S... que foi atualizado para o JellyBean 4.1.2
maxgiudice
Está rolando a atualização pra alguns dispositivos da Samsung, LG & HTC...é só checar no Zune...
Thássius Veloso
Há telefones bem antigos rodando Windows Phone 7.5 que vão ganhar o 7.8. Em compensação, também tem os Lumia de um ano atrás que se tornaram aparelhos defasados em relação ao WP8.
fhbenatti
A atualização deveria focar um pouco mais na usabilidade. Ainda tenho q apagar mensagens e fotos uma a uma, não é possível selecionar e apagar várias ou então apagar tudo... faz uma falta.
TatoGomes
Só pra constar, meu primo tem um Omnia W e ele já recebeu a atualização. Pelo que conheço dele, foi sem nenhum "esquema", como esse do Zune. A única mudança que ele percebeu até agora foi a mudança de tamanho das Tiles. Pelo jeito foi mais perfumaria mesmo...
Vinícius
Eu uso um app, Skydrive ringtone maker... você coloca a música no skydrive, e o app faz o resto :)
Hiago Santos
Thássius Faça o seguinte que não tem erro: Primeiro procure atualização normal. Deixe ele não achar atualização. (a primeira busca de atualização leva 10 segundos). Depois disso, procura novamente a atualização, mas dessa vez desligue a internet em exatos 4 segundos. (Pois depois da primeira busca, o zune leva 5 ou 6 segundos pra buscar.) Quando ele achar a atualização, conecte se novamente, e clique em atualizar. Pronto. Infalível.
Krull kucler massa
Mas são justamente os novos app que fazem a diferença, basicamente a atualização foi feita para suportar eles, dessa forma parece que você fez esse """""""post""""""" muito mais por birra do que por algum real interesse em informar os leitores.
Exibir mais comentários