Início » Curiosidades » Caneta inteligente vibra quando você comete um erro ortográfico

Caneta inteligente vibra quando você comete um erro ortográfico

Lernstift também usa sensores para detectar problemas de caligrafia

Paulo Higa Por

Corretores ortográficos em navegadores e editores de texto ajudam você a escrever corretamente no computador. Agora, a caneta Lernstift se propõe a levar esse recurso também para as folhas de papel: usando de sensores de movimento, ela é capaz de detectar o que o usuário está escrevendo e vibra quando alguma palavra é escrita incorretamente.

caneta-lernstift

Um casal alemão notou que seu filho, que ainda está aprendendo a escrever, errava muitas palavras. Foi aí que surgiu a ideia de desenvolver a caneta inteligente. A vibração é uma maneira de notificar um erro e pode ser muito útil para quem ainda está dando os primeiros passos na escrita – ao sentir a caneta vibrando, a pessoa será estimulada a voltar atrás e descobrir onde errou.

A caneta possui dois modos de operação. O primeiro é o modo correção: ela vibra uma vez ao detectar um erro ortográfico e duas vezes quando encontra um erro de gramática. O outro é o modo caligrafia: a Lernstift sabe o que a pessoa está escrevendo e reconhece falhas na forma ou legibilidade de cada letra. É um verdadeiro combate aos garranchos.

Por dentro da caneta, há sensores de movimento e pressão, uma antena Wi-Fi para enviar a escrita para um dispositivo móvel, uma pequena bateria e um software para detectar os movimentos, que roda sobre Linux. Esses componentes, que são basicamente um smartphone sem algumas peças (tela e antena GSM, por exemplo), custam algo entre 50 e 80 euros.

A Lernstift ainda é um protótipo, mas já é possível reservar uma unidade na página oficial. No mês que vem, os criadores pretendem levantar de 200 mil a 1,5 milhão de euros numa campanha de crowdfunding. A caneta deve começar a ser vendida em agosto, mas o preço final ainda é uma incógnita.

Com informações: Gizmología.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Gabriel
Mais um item a ser proibido em concursos públicos. :-)
Adriano
Genial! :)
Rafael Machado de Souza
deveria ser obrigatoria para o uso dos medicos do meu colega programador na empresa.
RamonGonz
caramba... inacreditável