Início » Internet » Microsoft inicia campanha anti-Gmail

Microsoft inicia campanha anti-Gmail

Vídeo cita privacidade e recomenda o uso do Outlook.com

Avatar Por

Lembra-se do Gmail Man, aquele carteiro que lia todas as suas correspondências antes de entregá-las em casa? A campanha da Microsoft no ano passado causou o maior rebuliço. Com a mesma abordagem, a MS inicia nessa semana uma campanha midiática contra o Gmail. Pelos motivos de sempre. E recomenda que os usuários troquem o email do Google pelo Outlook.com.

Don’t get Scroogled”. Eis o mote da campanha. A palavra scroogle significa ser tapeado pelo Google. Faz mais sentido em inglês do que em português, eu sei. O anúncio em vídeo mostra claramente a interface do Gmail, com destaque para os anúncios que “invadem a sua privacidade”.

A Microsoft explica (corretamente, devo acrescentar) que o Gmail lê cada palavra de cada email recebido ou enviado para exibir as propagandas que aparecem na tela. Não é como se um funcionário ficasse lendo tudo que a gente recebe. Em vez disso, são os robôs do Google que tomam conhecimento de assuntos particulares: mensagens sobre questões pessoais, decisões sobre a saúde e “sua família”.

Os publicitários vão além. Colocam uma frase de Eric Schmidt, o presidente do conselho administrativo do buscador, dizendo que a política de privacidade vai até “assustadora linha (creepy line), embora não a ultrapasse.

Lá no fim, a grande solução para o problema: usar o Outlook.com (você não achou que eles recomendariam o email da Aol, certo?). O serviço de email que tomou o lugar do Hotmail traz interface mais limpa, baseada quase integralmente em texto, nos moldes da identidade visual que a Microsoft vem seguindo. E o mais importante, a Microsoft afirma que não emprega robôs lendo as mensagens para posicionar anúncios mais relevantes e interessantes.

Claro que a Microsoft está usando as tradicionais armas da publicidade para fazer anúncios comparativos (ainda que não sejam proibidos, normalmente são vetados pelo Conar aqui no país) nos quais o concorrente tem o filme queimado.

screen_scroogled

Por sua vez, o Google poderia dizer que os anúncios fazem do Gmail um serviço gratuito. E mais: quem não gosta da ideia de sistemas automatizados lendo suas mensagens pode tranquilamente optar por outro email. E ainda mais: é sabido que eles fazem este esforço, tanto que a informação consta nos termos de uso e privacidade que ninguém lê, mas todos concordam ao topar usar os serviços do Gmail.

Uma petição online, preparada pela agência de publicidade da Microsoft, pede que o Google pare de xeretar as mensagens para vender anúncios. Somente 479 assinaram o texto até o momento e a meta foi fixada em 25 mil assinaturas. Será que chega lá?

Talvez eles não precisassem de uma campanha tão agressiva para convencer as pessoas a usarem o Outlook.com. Trata-se de uma solução de email bem boa. Eu continuo firme e forte com o Gmail até pelo histórico de mensagens, mas tenho recomendado o Outlook.com a parentes. É simples e fácil de usar. No ano passado publicamos um anúncio publicitário em que listamos cinco razões para experimentá-lo. Sim, é propaganda contratada pela Microsoft, mas as razões são legítimas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Lipss
eu uso aol :/
Vinícius
E comr elação ao Youtube e GMaps que haviam bloqueado o acesso pelo Windows Phone? E liberaram depois de muito alvoroço de sites internacionais ?
Custódio Oliveira
Tá feio a coisa...vamos voltar para o BOL.
TatoGomes
Eu peguei duas licenças (x64 e x86) pra mim "di grátis" pelo Dreamspark. =D
TatoGomes
O problema não é apenas este. Tente achar serviços do Google entre os aplicativos do WP...
andrehfeltrin
Gente, tempestade em copo d'água pra que?
A Web é feita de propaganda. Não gosta? Instala uma extensão que bloqueie!
Adblock Plus funciona com Chrome e Firefox e bloqueia anúncios em Gmail, Youtube, sites, e tudo mais. Pronto, resolvido. ;)
Alan Machado
A Microsoft está fazendo, no final das contas, uma campanha contra si mesmo.

O quê adianta fazer uma campanha agressiva sendo que o seus serviços ainda continuam fracos comparados ao da Google?
JoaoManoel
Quer dizer que a Microsoft não usa dados de e-mails para exibir propaganda? Hahaha, e eu sou o rei da Inglaterra...

E dizer que invadir a privacidade online é uma das piores coisas que se pode fazer já é outra hipocrisia, já que o simples acessar à internet lhe expõe ao mundo.
Souza Souzas
Já aconteceu comigo isso também. Mas ao contrário. A MS me avisou que tinham gente tentando usar meu e-mail. Quando tem algum problema com a senha do e-mail, eles enviam um código pro meu celular.
Souza Souzas
Eu também.
Souza Souzas
*Microsoft.
Souza Souzas
E o Tecnoblog faz campanha contra a Micro Soft.
Rafael Olah
Vou ser bem sincero pra quem joga jogos online da Level UP Games os e-mais dos clientes estão sewndo invadidos as senha sendo roubadas e em seguida recuperam a conta level up games e te roubam tudo o que você tem na conta.

4 Amigos foram Hackeados desta forma, inclusive um amigo sofreu muito este mês de janiero, ele trocava a senha do Outlook e os caras conseguiam invadir a senha dele novamente, não era Keyloger porque ele usava o e-mail alternativo para ecuperar e neste não consguiam entrar, até agendaram uma exclusão de conta alternativa.

Já comigo ano passado tentaram invadir meu Gmail não era da minha conta principal mas o gmail detectou que o IP pertencia a china e não deixou que eles logarem, e agora uso a opção de só logar quando o google me ligar ou nos computadores de confiança, ou seja segurança do Oulook é uma droga.
trovalds
"Não existe almoço grátis."

No mais, o Google já fechou seus serviços corporativos, agora quem quiser a suíte da empresa tem que pagar. Mas ainda não "vasculhei" os termos de serviço novos pra saber se mudam em relação aos serviços gratuitos. Se eu pago, tenho o direito de não ter "xeretas" por lá.
qgustavor
Parece o DuckDuckGo essa Microsoft.

Vamo BOTAFOGO na discussão.
marcoacaguiar
Pelo que eu sei, na verdade o Google não quer bloquear o usuários do Windows Phone. O problema é que o método usado para esse sistema é o ActiveSync e o Google tem que pagar pra usa-lo, por isso o Google criou um padrão de sincronização próprio e aberto e assim vai deixar de usar o método antigo para poder parar de pagar à Microsoft. E o Google não isso isso do nada, avisou a Microsoft com 6 meses de antecedência para ela poder se adequar ai novo padrão e não o fez. O Google prorrogou o prazo...
Vinicius Santos
Uma coisa é certa, esta atitude da Microsoft, apenas mostra a fragilidade que ela se encontra, ou despreparo de marketing.
Pois se na política de marketing dela, há a necessidade de atacar diretamente a uma empresa, prova o desespero da mesma.
Isso pra mim é "PROCURAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO". Não é falando que a cor da Ferrari do vizinho é feia, que você fará seu fusca preto mais bonito.
Krull kucler massa
O Google bloquear usuários de Windows e Windows phone de usar os seus serviços tá de boa né?
Que lógica maravilhosa.
RamonGonz
eu paguei 69 reais no Windows 8...
Gaba
Olha...

Eu gosto da nova interface do Outlook. Criei um e-mail no dia do lançamento, e não havia nem enviado e-mails, nem recebido e-mails, nem fornecido este e-mail pra NINGUÉM, mas sabe o que houve?

No mesmo dia, mandaram um spam (daqueles de bancos de qual nem faço parte) pra esse meu novo e-mail... agora eu pergunto. COMO???

Antes disso, eu tinha 3 e-mails hotmail, e em TODOS recebia spam, de sites em que nunca entrei, e nunca me cadastrei.

No GMail, eu recebo em média uns 10 spans por dia. Mas eles vão direto pra caixa de spam, e logo depois eu excluo todos.

Raramente (quando digo isso, é MUITO raramente mesmo, quase NUNCA), recebo spans que ficam na caixa de entrada, e se isso acontece, simplesmente os marco como spam, e nunca mais me incomodam.

Hoje, eu ainda não passei este novo e-mail @outlook.com que criei pra quase ninguém, e não cadastrei em quase nenhum site (se não me engano apenas no dropbox).

Mas quando entro no outlook, eu fico MUITO cabreiro de ver que mais e mais e-mails falsos, spans perigosos, estão caindo lá. Coisa que raramente acontece no GMail (realmente recebo muit poucos spans perigosos do tipo que querem roubar dados, é mais spans de lojas e promoções que não me cadastrei).

Então, apesar de eu gostar muito mais de usar Outlook.com, ainda não estou pronto pra usar isso.
Erick Ribeiro
"E recomenda que os usuários troquem o email do Google pelo Outlook.com." - NUNCA!
Gabriel Vedana Queiroz
Firefox! e nem utilizo o hotmail faz tempo.
Luiz Alberto
Já pensou em fazer o inverso da importação pop, ou seja, fazer com que o Gmail encaminhe os que chegam pro outlook? Quando eu fazia isso chegavam emais do Gmail instantaneamente no Outlook.
mlhz
se o outlook não fosse tão lento para baixar email de outras contas (importar POP do dominio por exemplo) e tão lento na busca, poderia pensar em utilizar. Mas não dá; é sempre erro e lerdeza (emails chegando com mais de 1 dia de atraso). Então sinceramente MS, faça um bom cliente de email e pare de se preocupar com o google. As empresas crescem fazendo bons produtos para elas mesma e não falando dos demais.
Orley Lima
Eu tomei conhecimento do meu atual celular através de um dos anúncios do Google.
Outra coisa, posso estar errado, mas acredito que os robôs da Google não leiam seu email, mas sim as palavras...
Em miúdos, eles pegam as palavras chaves sem entender o contexto, correto?
Não acho que isso seja um problema gigantesco...
Acho que o bem de todos deve se sobrepor ao bem de um.
Assim sendo, não tenho nada a esconder que vá prejudicar os outros, logo não tenho o que temer, os anúncios não me incomodam e até acho-os úteis de quando em vez...

PS: Corrigir o final da segunda linha após o vídeo. Está escrito teça no lugar de tela.
Andre Souza
O pessoal da Microsoft deveria consertar seus produtos em vez de ficar pentelhando que sabe trabalhar direito... :/
Luiz Fernando Cavalli Floriano
Em minha humilde opinião o Outlook continuando sendo um lixo igual o hotmail, que tem o unico objetivo de viver com uma caixa de entrada cheia de spam.
Andre Souza
Eu uso Chromium... /problem? :P
Henrique Dourado
ja notaram que todos que comentaram alguma coisa neste post usaram o chrome !!
tanto no windows, linux* e mac !!

o negocio que faz sucesso !!
Fábio Dayrell
A Microsoft está certo e por isso mesmo eu vou aproveitar para desabilitar meu anti-vírus e firewall, já que eles estão "olhando" todas as minhas atividades no computador e na Internet.
Também vou aproveitar para remover o Windows 8 da minha máquina virtual, já que a função "SmartScreen", que vem ativada por padrão, verifica todos os programas que eu instalo no computador para determinar se são seguros.
Henrique Dourado
ja notaram que todos que comentaram alguma coisa neste post usaram o chrome !!
tanto no windows windows e mac !!

o negocio que faz sucesso !!
@FeliperamaXD
Legal é que eles usam um serviço da concorrência para atacar à outro serviço da mesma! kkk
Henrique Dourado
e a maioria dos serviços da google são gratuitos , a microsoft cobra absurdos pelo o windows e o office ( licença do windows 600 reias )
até o android é gratuito

então isso é so a microsoft querendo distruir a google de qualquer jeito !
Mauricio Junior
Nunca me importei com essa publicidade. Muito pelo contrário acho bem válido, ate porque já adquiri inumeros produtos através dos adds do gmail.. O Google jamais vazaria essas informações em interesse pessoal. Outra, quem não deve não teme. Caso um Jiuz exiga tais informações, ambos Google e Microsoft seriam obrigados a ecessá-las de qualquer maneira. Além do mais, o Google tem uma política de quebra de sigilo bem rígida.

http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/google-explica-o-que-faz-pela-sua-privacidade-online
Sias
Bem observado.
Fabio
De nenhuma forma acho ruim um algoritmo automatizado do Google estar analisando as mensagens do Gmail para fornecer anúncios mais contextualizados. Eu sempre vejo pelo lado bom e até clico nesses anúncios por querer mesmo as vezes. Se o Google, uma empresa seria e inovadora, ganha mais receita com isso, fico feliz de verdade, porque significa que esse dinheiro será investido em pesquisas e projetos para deixar a Internet e aplicações cada vez melhores. No Google, a maior parte das receitas são para beneficio da evolução tecnologia, já teve a ideia de quantos projetos secretos a empresa retém?
Hellmanns
Se o problema é privacidade...

#Partiu #Roundcube
RamonGonz
pra mim é óbvio q nao existe 100% de privacidade em qualquer site que seja, entao...
Mauricio Junior
KKKKKKKKK Genial sua percepção.
Adriano Lourenço
Os dois serviços de e-mails são bons! cada um com os seus respectivos pontos negativo/positivo, o fato da MS estar fazendo esse estardalhaço todo não vai mudar minha opinião, vou continuar usando os dois gmail/hotmail (outlook) como sempre fiz!
Tiago Gabriel
Também! Uma petição num veículo que ninguém conhece... se fosse no Avaaz, aí sim!
Rafael Marcon
Fala mal do Google e usa Chrome?
Rafael Marcon
Falar que o Outlook tem a vantagem de não vasculhar seus emails é válido, principalmente sabendo que a neura da privacidade é forte na internet, é um bom argumento.
Usar um site sério de petições, que tem várias causas de verdade sendo defendidas, pra fazer publicidade - gratuita, imagino - contra outra empresa, já é ridículo. Bola fora da MS nessa.
Flavio Viana
Falam mal da MS e usam Windows? Vocês estão fazendo isso MUITO errado!
Já tive duas contas do Gmail e acabei excluindo ambas por falta de uso. E recebia bem mais spam lá do que no Hotmail/Live (do Outlook.com não posso falar nada pois ainda não usei ativamente).
Não tenho nada contra a Google, mas ela vem dando tanta dor de cabeça aos usuários do ecossistema MS (vide sincronização no WP, serviços sendo omitidos e etc)...
Flavio Viana
Nada a ver. O acesso do Outlook para o Gmail é provavelmente o mesmo que você teria num cliente de email (Outlook desktop, WLMail, Thunderbird...)
Fabio
A Microsoft deveria parar com isso. Pra mim não passa apenas de marketing negativo para si mesma. Eu utilizo o Hotmail/Outlook, mas uso muito mais o Gmail. Os dois serviços são ótimos.

Nos últimos meses a Microsoft só tem atingido o Google porque seu serviço de e-mail já não é tão popular, perdendo o posto para o Gmail. Do mesmo modo estão fazendo com o Android... não duvido a existência de aliados à Apple e Microsoft criando vírus para o Android de propósito.

Ao meu ver a Microsoft só está caindo em lágrimas e puxando os cabelos com a preponderância do Google em todos os rumos da tecnologia.

Alguém a console, por favor!
José Guilherme Silva
Eu acho melhor a Microsoft fica na dela e não reclamar da Google e do Gmail! Porque o Gmail acho que quer se juntar a o Outlook por causa que tem como vincular os emails para ela! Também por causa que o Gmail funciona mais para receber os emails dos produtos se tiver conta da Google! A Microsoft que se cuide, mais não fique por ai falando mal do Google que acaba mais perdendo a audiência falando que a Bing e a melhor! Cada empresa tem seu trabalho você só precisa buscar a audiência e pronto! Deveria ser assim mais a MICROSOFT tem que reclama!