A Wikipedia pretende colocar no ar ainda nesse ano um novo sistema de classificação de informações baseado em cores. É isso mesmo, o WikiTrust vai dar uma cor para cada palavra de cada verbete da maior enciclopédia do mundo, com o objetivo de classificar essas informações dentre vários níveis de confiança.

WikiTrust em funcionamento. (Reprodução/Wired)
WikiTrust em funcionamento. (Reprodução/Wired)

Desenvolvido pelo Wiki Lab da Universidade da Califórnia, o WikiTrust será uma ferramenta opcional que levará em consideração a confiança que o sistema tem no autor daquele texto e também o tempo que o texto ficou na página (quanto mais antigo, mais confiável).

As cores vão variar de laranja, significando pouco confiável, até branco, que vai indicar que o texto em questão é muito confiável. Informações de fontes “questionáveis” vão entrar no sistema já com tons alaranjados mais fortes, enquanto que editores antigos da enciclopédia terão seus textos num laranja mais claro.

O sistema de reputação da Wikipedia irá dar notas que vão variar de zero a nove, com o objetivo de tentar definir o quão confiáveis as informações prestadas por essas pessoas são. Conforme um artigo for modificado por outros editores, as colaborações que permanecerem no ar garantirão a seus autores maior confiança.

Um dos problemas que críticos do WikiTrust veem é o consumo que esse novo sistema poderá ter no futuro. Ao processar cada palavra de cada artigo, uma enorme quantidade de processamento de dados será necessária. Também será preciso mais espaço para armazenamento desses dados que registrarão as reputações dos editores. [Wired]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados