Boa notícia para os que não veem a hora de brincar com um Ubuntu Phone: os primeiros aparelhos com o sistema operacional da Canonical instalado de fábrica devem chegar ao mercado ainda em outubro deste ano, bem mais cedo do que o planejado. A previsão inicial era que os aparelhos com Ubuntu fossem lançados apenas no início de 2014.

ubuntu-phone

Quem comentou sobre o lançamento do Ubuntu Phone foi Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, em entrevista ao Wall Street Journal. Segundo ele, o Ubuntu Phone deve estar disponível em dois grandes mercados geográficos em outubro. Shuttleworh também afirmou que a América do Norte é uma região importante para o Ubuntu. Outras informações, como operadoras, especificações dos aparelhos e preços, não foram declaradas.

Anunciado no começo do ano e com promessa de lançamento para 2014, o Ubuntu Phone recebeu muitas críticas justamente pelo prazo de lançamento. Com mais de um ano entre o anúncio e o lançamento, o Ubuntu para smartphones já podia nascer com recursos defasados e pouco interesse do mercado. Afinal, até lá já teremos pelo menos mais uma geração do iPhone, vários novos aparelhos com Android, um BlackBerry novo e até mesmo o Firefox OS no Brasil. A decisão de lançar o Ubuntu Phone mais cedo parece uma ótima estratégia para pegar o mercado ainda aquecido pelas novidades.

Leia mais: Ubuntu Phone – Por que a plataforma móvel da Canonical merece sua consideração e respeito

Para os desenvolvedores e aqueles que não conseguem esperar, a Canonical deve liberar também o código-fonte do Ubuntu OS e uma imagem já pronta para o Galaxy Nexus da Samsung entre o final de fevereiro e o início de março. Nossa equipe esteve na CES e pode mexer em um aparelho rodando o Ubuntu para smartphones ainda em uma versão de testes. Confira no video abaixo.

Vídeo – Ubuntu Phone na CES 2013

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Um aplicativo rodar sem emulação não deixa o sistema mais leve como um todo. A máquina virtual está rodando devorando recursos o tempo todo.
YanGM
Ubuntu e Firefox rodarão aplicativos HTML5 nativamente, Android e iPhone precisam apenas de uma camada como phonegap para rodar HTML5. Windows Phone 8 acredito que aceite aplicativos em HTML como seu irmão Windows 8... Onde está sua carência por aplicativos agora?
ricardo
Claro que não, o sistema ainda não foi lançado.
rodrigonta
Ai sim...
Ezequiel Gervasio Gouveia
Mas o Android não é só emulação Tem aplicativos q rodam no kernel linux sem emulação..
Tiago Gabriel
Isso é um bug linguístico-gramatical. :-)
Forbidden_404
Por onde começo? "Jamais troquei" Como poderia ter trocado se nem lançado foi? "meu Android, por esse sistema meia boca." Como pode chamar esse sistema de meia boca, quando ele roda sobre o Kernel Linux, assim como o Android, com a vantagem de não rodar sobre a máquina virtual Java? ":D" O que posso comentar disso?
Guilherme Macedo C.
Ubuntu Phone rodará aplicativos multiplataforma em HTML5
YanGM
Esse sistema é o Android sem java então...
Carlos Eduardo
Jamais troquei meu Android, por esse sistema meia boca. :P
Ezequiel Gervasio Gouveia
Irei testar e usa-lo.. Mas ainda deixarei o Android em primeiro lugar...
Vinícius
usa o s40 também
Julio Miguel
Irei usar :D
Renoir Faria
um já se foi: sistemas da nokia. Agora a empresa finlandesa só usa WP
Vitor Valadares
iOS, Android, Windows Phone, Black Berry, os sistemas da Nokia, Firefox OS e agora Ubuntu OS. Depois reclamam quando "o sistema carece de mais aplicativos".
Exibir mais comentários