Início » Computador » CPUBoss ajuda você a descobrir qual é o melhor processador

CPUBoss ajuda você a descobrir qual é o melhor processador

Serviço gratuito também compara chips de smartphones e tablets

Paulo Higa Por

cpu-boss

O processador AMD FX 8350 tem oito núcleos e frequência de 4,0 GHz. O Core i7-3770K tem só quatro núcleos e trabalha a apenas 3,5 GHz. O que isso revela sobre o desempenho dos dois processadores? Isso mesmo: absolutamente nada, já que o Intel é mais rápido. Para escolher um processador sem se perder em números irrelevantes, o CPUBoss pode ser uma bela ajuda.

O CPUBoss possui um grande banco de dados com processadores para servidores, desktops e notebooks. Ele reúne várias especificações técnicas dos chips, como frequência e tamanho do cache L3, mas também coleta dados de benchmarks para mostrar como os processadores se saem na hora de renderizar um vídeo, comprimir um arquivo ou processar gráficos de jogos. Sites especializados em hardware publicam benchmarks ao analisar um processador; o CPUBoss junta esses dados e facilita a comparação num layout bem agradável.

Também é possível ter acesso a dados que os fabricantes não fornecem, como a performance por watt. Isso é bem legal, afinal, não vale a pena ter o processador mais rápido do mundo se você precisar comprar uma usina hidrelétrica junto, assim como não é interessante ter um chip que faça a bateria do notebook durar várias horas se você conseguirá fazer seu trabalho no dobro do tempo.

overclock

Ele também possui uma seção processadores para dispositivos móveis. Como o desempenho de um smartphone ou tablet não depende apenas do clock, mas também do sistema operacional e de várias tecnologias adotadas pelos fabricantes de hardware, é difícil afirmar se um aparelho é mais rápido que outro sem testá-lo.

Entretanto, acessando esta página do CPUBoss, é possível ver que no BrowserMark, um aplicativo que testa o desempenho em navegação na web, o dual-core Apple A5 de 1,0 GHz se sai um pouco melhor que o quad-core Nvidia Tegra 3 de 1,4 GHz. Também há testes do GeekBench (mede o desempenho do processador e da memória) e do GLBenchmark (mede o desempenho gráfico).

apple-a6x-browsermark

O CPUBoss é gratuito e pode ser acessado aqui. Se você é um profissional que edita vídeos e precisa de um chip potente, ou apenas gosta de acompanhar os lançamentos de hardware, ele é um ótimo candidato a entrar nos favoritos do seu navegador.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flávio de Souza
O 4G já está funcionado e sendo comercializado em Recife (PE), Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ). Tive a oportunidade de vê-lo em ação em Búzios e fiquei bem impressionado.
Frank Silvestre Zequim
Muito bom o site! Andei peneirando há um mês atrás sites com benchs de CPUs. Muito obrigado Paulo Higa pela dica ;-) Em tempo, vi uns comentários falando de 4G, estranho pois nem o 3G funciona no Brasil ainda.
Thiago Duarte
Muito bom o site! Meu processador está listado como um dos melhores em sua faixa de preço, mas se eu conhecesse ele antes, talvez tivesse mudado de ideia!
Kessler
Cara, eu concordo com tudo isso. Mas não dá para negar que saber qual é o mais rápido é útil. E o comentário do autor sobre o clock mais alto ter desempenho menor é válido, também bastante irônico considerando que há não muito tempo era a Intel que vendia processadores com clock altíssimo mas com desempenho que deixava a desejar em relação a alternativas com clock menor.
Flávio de Souza
Correção: Procuro utilizar sempre aquele produto que me serve melhor e tenha um "melhor" custo benefício.
Flávio de Souza
É o meu caso mas não é o de mais de 95% dos usuários. Posso garantir que para um usuário comum que gosta de jogar QUALQUER GAME DE ÚLTIMA GERAÇÃO por exemplo, isso não faz a mínima diferença. NÃO SE PODE PERCEBER A DIFERENÇA NA PERFORMANCE DA MÁQUINA em qualquer jogo usando a mesma Placa de Vídeo e os dois processadores citados. Muito menos nas atividades comuns do dia a dia. Utilizo um i7 para trabalho e 2 AMDs em 2 Desktops. No caso um Phenom X6 1100T e um FX-8350. Posso lhe afirmar que já aconteceu de o AMD X6 1100T renderizar o mesmo filme mais rápido do que um i7 mais potente da época. Tudo é uma questão do uso que vai se dar para a máquina portanto eu reafirmo, para o usuário comum escolher um i7 ao invés do FX-8350 não é uma escolha muito inteligente em termos de custo benefício. Aproveito e peço desculpas ao PAULO HIGA se o ofendi de alguma forma, não foi minha intenção. Retiro o que disse sobre isso parecer ser uma matéria paga mas reafirmo que do jeito que está escrita, a matéria parece querer favorecer o Intel i7 de alguma forma. Sem ofensas. Para mim tanto faz, utilizo as duas marcas e como já escrevi antes, não levanto bandeiras para marcas, sistemas operacionais ou empresas. Procuro utilizar sempre aquele produto que me serve melhor e tenha um maior custo benefício.
Robson C.
Então você prefere confiar no fabricante? Que quer fazer de tudo pra dizer que o dele é o melhor e que você deve comprar o dele? Ta bom então.
Kessler
E? Pagar 60% a mais por 13% de desempenho pode ser um excelente negócio quando se precisa de velocidade. Alguém que codifica várias horas de vídeo economizaria horas com 13% a mais de desempenho, o que poderia valer, e muito, os 60% a mais.
Emanuel Schott
Bacana esse site.. sempre tenho minhas duvidas em relação ao processador. Da pra saber exatamente qual o melhor custo x beneficio. Seria legal se lançassem um "GPUboss" também. Ainda me atrapalho no meio de tanto "GT", "RADEON" e "HD Graphics".
Emanuel Schott
Sim, comentário fail :/.. Depois que escrevi é que fui perceber qual foi a comparação..
Ezequiel Gervasio Gouveia
Primeiramente um conselho Não confiem nesses testes.. Até os fabricantes de chips dizem o mesmo
Paulo Higa
Flávio, "Qualquer pessoa que tenha estudado o mínimo de interpretação de texto vai entender que: Os “NÚMEROS IRRELEVANTES” acima referidos são o número de núcleos e as freqüencias dos processadores." Interpretação correta. "Bom se o PARA ESCOLHER não está implicitando nesta frase que o número de núcleos não impora na hora da compra, então meus amigos realmente…" O FX-8350 tem o dobro de núcleos e clock maior. Só que, nos benchmarks, ele é comparável com o i5-3570K e mais lento que o i7-3770K, que possuem números menos impressionantes. Se a busca é pelo melhor processador (não confundir com "melhor compra"), qual é a importância de comparar só esses dados? Muita gente já acredita em mito dos megapixels e mito dos GHz, não precisamos de mais um blog espalhando isso. Repare que em nenhum momento eu neguei o melhor custo-benefício do AMD (pode procurar no texto). De fato, a AMD muitas vezes consegue lançar processadores mais atraentes que a Intel, tanto que meu desktop tem um AMD Phenom II X4 955 Black Edition, que comprei em 2010. ;-) Espero que você tenha entendido. E, por favor, nunca diga algo como "está me cheirando a matéria paga". Você não tem ideia de como isso é chato. :-)
Juan Lourenço
Excelente site. Tem horas que fica realmente difícil comparar, foi-se o tempo que clock resolvia, aí entraram os núcleos, os caches, as arquiteturas.. só caçando benchmarks pra saber e agora com esse site meus problemas se-acabaram-se
Juan Lourenço
Calma cara...
Juan Lourenço
A comparação era só pra mostrar como specs soltas não dizem muito (número de núcleos e clock)
Flávio de Souza
A matéria não disse. Quem disse fui eu que o custo benefício do AMD é melhor do que o intel. Pagar 60% a mais por uma performnce que não chega a ser nem 13% superior ao concorrente não é uma atitude muito inteligente, ainda mais para o usuário comum que não vai conseguir perceber a diferença. Eu li o texto todo mas ao que parece você não leu ou pior, não entendeu os comentários. Então: O Mimimimimi é todo seu,e sem razão!!! Hahahahahahaha!!!
Flávio de Souza
ATENÇÂO para a frase: (Para escolher um processador sem se perder em NÚMEROS IRRELEVANTES, o CPUBoss pode ser uma bela ajuda.) A frase acima veio logo após esta aqui: (O processador AMD FX 8350 tem oito núcleos e frequência de 4,0 GHz. O Core i7-3770K tem só quatro núcleos e trabalha a apenas 3,5 GHz. O que isso revela sobre o desempenho dos dois processadores?) Qualquer pessoa que tenha estudado o mínimo de interpretação de texto vai entender que: Os "NÚMEROS IRRELEVANTES" acima referidos são o número de núcleos e as freqüencias dos processadores. Outra coisa é:(PARA ESCOLHER um processador sem se perder em NÚMEROS IRRELEVANTES) Bom se o PARA ESCOLHER não está implicitando nesta frase que o número de núcleos não impora na hora da compra, então meus amigos realmente... Se isso não é influênciar na decisão, então...
Flávio de Souza
Acho que não pois a Samsung já está nas fases finais de teste para lançar um aparelho com processador de 8 núcleos. Aí os fanboys da Apple piram. Em tempo: Não sou Fanboy da Samsung ou qualquer outra marca e muito menos de algum sistema operacional. Apenas prefiro ter o que a de melhor em tecnologia. Possuo um Nokia Lumia 920 (Melhor câmera do Planeta em Celulares) e um Sony Xperia S HD. Aguardando pelo lançameno do Xperia ZQ aqui no Brasil. Se demorar muito vou trazer um Xperia Z lá de fora mesmo pois até o 4G funcionar para valer aqui no Brasil eu já terei trocado de aparelho umas duas vezes. Vamos ver como vai vir também o Galaxy S IV com uma câmera melhorzinha e corpo de metal.
Kessler
O Intel é ou não é mais rápido? A matéria não disse que era melhor compra ou que era mais barato. Mais leitura, menos mimimi.
Paulo Higa
Flávio, a intenção do primeiro parágrafo foi mostrar que número de núcleos e clock não dizem nada, não que o Core i7-3770K é uma opção melhor que o AMD FX-8350 em todas as situações. A própria AMD disse que o FX-8350 é concorrente do i5-3570K, não do i7-3770K, como publicamos aqui. Só complementando: todos os posts "pagos" são indicados como publieditoriais.
Paulo Higa
O link estava apontando para o GLBenchmark em vez do BrowserMark, que é onde o A6X se sai melhor. Corrigido. :-)
Flávio de Souza
A questão é que o i7-3770K custa em média 60% a mais do que o AMD FX-8350 e oferece uma performance que não chega a ser nem 13% superior ao seu concorrente. Sendo assim, não vale à pena comprar o intel Core i7-3770K. O custo benefício do AMD FX-8350 é bem melhor e na verdade o usuário comum não vai notar a diferença.Não sei não mas isto está me cheirando a matéria paga. É claro que o Tecnoblog vai negar.
Kessler
Aquele A6 acima do Exynos vai deixar alguns fandroid ouriçados.
Guilherme Macedo C.
A imagem deve ser antiga. A6X está atrás de vários no site.
Tiago Gabriel
Bem útil, sempre que preciso de alguma informação sobre processadores eu acesso o Clubedohardware para ler os artigos.
Emanuel Schott
Comparar processadores de preços distintos?? Ai é sacanagem!! Esse FX ai ganha do Core i5 2500 por exemplo e custa menos. http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i5-2500-vs-AMD-FX-8350#performance