Hoje, dia primeiro de setembro, a Opera Software lançou a versão final do navegador Opera 10. O navegador está disponível gratuitamente em 43 línguas, para os três principais sistemas operacionais: Windows, Mac OSX e Linux.

No press release divulgado hoje, a Opera Software destaca os principais atributos de seu novo navegador:

  • Interface visual renovada;
  • Melhor gerenciamento de abas, com características visuais inovadoras: no Opera 10 é possível redimensionar as abas para que elas se tornem miniaturas dos sites abertos; (veja abaixo)
Opera 10: Abas visuais e Speed Dial (clique para ampliar)
Opera 10: Abas visuais e Speed Dial (clique para ampliar)
  • Speed Dial remodelado: agora é possível, além de ter à mão seus sites preferidos, customizar o tamanho da sua grade de “discagem rápida”, assim como sua imagem de fundo;
  • Opera Dragonfly, um conjunto de ferramentas de desenvolvimento web;
  • Cliente de e-mail embutido com diversas funcionalidades, como por exemplo visualização em modo de “conversa” (threads).
Cliente de e-mail embutido no Opera 10
Cliente de e-mail embutido no Opera 10 (clique para ampliar)

A empresa também afirma ter um resultado 100% no teste ACID3, um teste que verifica a adequação dos navegadores aos padrões da web.

Mas provavelmente a maior inovação e diferencial do Opera 10 seja o modo Opera Turbo. Trata-se de uma tecnologia de compressão que permite que as páginas sejam exibidas mais rapidamente em conexões lentas. Ao custo, principalmente, de perda de qualidade nas imagens, consegue-se navegar de maneira notavelmente mais rápida.

O Opera Turbo é nossa mais nova inovação, e é uma que acreditamos que todos deveriam experimentar, pois todos nós iremos enfrentar uma conexão lenta em algum momento — Jon von Tetzchner, CEO da Opera Software

Confira abaixo o vídeo que apresenta, de forma bem humorada, o Opera Turbo. Só não repare no inglês macarrônico.

O software está disponível para download gratuito no site da empresa. (Nessas primeiras horas o download tem estado bastante lento, provavelmente devido a um grande número de acessos, mas a tendência é que eventualmente volte ao normal)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados