Início » Legislação » Apple vai tentar invalidar uso da marca iPhone pela Gradiente

Apple vai tentar invalidar uso da marca iPhone pela Gradiente

Fabricante brasileira teria esperado demais para usar a marca.

Avatar Por

A briga da Gradiente pelo uso da marca iPhone no Brasil já acontece há alguns meses. A empresa chegou a lançar um aparelho chamado Gradiente iPhone no final do ano passado e afirmou que tinha direito de uso da marca, já que conseguiu o registro dela em 2008. Agora, a Apple disse que pretende invalidar a marca porque a fabricante não a usou a tempo.

Este é o Gradiente Iphone Neo One, que roda Android 2.3

Gradiente Iphone Neo One: será que cola?

A revista do INPI, publicada ontem, trouxe a informação de que o pedido da Apple para o registro da marca iPhone foi negado – como já esperávamos. Mas diz também que o aparelho pode continuar sendo vendido no país, já que não cabe ao órgão impedir sua comercialização. Quem é responsável por fazer isso é a Gradiente, que precisa entrar na justiça contra a Apple. Mas se quiser licenciar sua marca à empresa da maçã, é pouco provável que a Gradiente faça isso.

De qualquer forma, a Apple já tem uma carta na manga. Segundo o jornal Valor Econômico, a fabricante do iPhone pediu ao INPI a invalidação do registro de marca porque a Gradiente não usou a marca em algum produto a tempo. Para continuar com a marca, a Gradiente precisaria provar que vendeu os seus Gradiente iPhone pelo menos até janeiro desse ano, quando a licença para o uso da marca expiraria.

Se não conseguir provar o uso e comercialização de produtos, a Gradiente perde o direito de uso da marca e a Apple pode continuar feliz da vida sem ter que pagar um tostão de licenciamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Drarevo

Só que não.

Dra. Sofrida
Só que não.
Nardony
Está na hora de Gradiente dar o troco e processar esses safados da Apple, ele fuderam processando a Samsung, agora a Gradiente tem a faca e o queijo na mão pra detonar a Apple!
Nardony
Fernando vai estudar mais por favor, nem o iPhone da Apple é feito pela mesma kkkkkkkk para de ser fan boy de marca! Stop the Drama Bitch... Nenhuma marca conhecida é feita por ela! tudo são produzidos em outros países e na sua grande maioria china e japão! Estuda antes de falar merda.
Gabriel
na verdade a gradiente usou esse nome em 2000
João Paulo Polles
Bom, essa história da Grandiente vs. Apple vai ir muito longe ainda... Por que se eu não me engano o iPhone da Gradiente já está há mais de 1 mês no mercado... então a Apple ou vai ter que entrar em acordo com a Gradiente, ou a Gradiente vai aproveitar para tirar uns trocados do lucro da Apple processando a mesma...
Fernando Santos
Ah, mas isso todo mundo sabe, e não vejo problemas em usar componentes de outras empresas. No seu exemplo, existe uma coisa chamada Controle de Qualidade. Já no caso da Gradiente que, ao meu ver, compra os aparelhos já montados e apenas rotula a marca, a qualidade depende da fábrica chinesa. Nada contra os chineses. Eles produzem coisas muito boas quando querem. Mas, é como você disse, Carlos: troca-se a qualidade pelo preço baixo no produto final.
Carlos Acs
Mas isso acontece com quase todos os produtos eletrônicos. Normalmente os componentes são de outras empresas, geralmente chinesas, e os produtos são só "montados" no país do fabricante utilizando estas peças. É assim que se barateia as coisas. Até mesmo o iPhone, alguns são fabricados em Taiwan.
Carlos Acs
Pq?
Carlos Acs
Nussa, ia ser ilário kkkkkkkkkk.
Carlos Acs
Pois é. Eu tava pensando em algo assim, mas o seu argumento bem detalhado me fez ver alem. Muito boas ponderações. Vou ali no banco pedir um empréstimo pra registrar a marca hehehe.
Fernando Santos
Interessante este "iPhone"... Mas, o interessante mesmo, é que este aparelho é, na verdade, fabricado na China, importado pela Gradiente e tem sua marca estampada nele. Se chama "Neobox". Duvidam? Eis o link: http://dx.com/p/neobox-android-2-3-4-wcdma-smartphone-w-3-8-ips-capacitive-dual-sim-wi-fi-and-gps-black-118529 http://img.dxcdn.com/productimages/sku_118529_1.jpg Não sei se isso faz alguma diferença em favorecer a Apple, mas eu não fico a favor da Gradiente. Não gosto de quem compra produtos de procedência - as vezes - duvidosa, e só coloca sua marca no produto.
Mozart
Larga de ser mão de vaca Apple!
Cristian Xavier Barreto
Grato pela gentileza. Essa parte eu não acrescentei pq já estava achando meu comentário bem grandinho, certo que a Apple morrerá numa grana, a questão é: antes ou depois de (mais uma) briga judicial? hehe
Lucas Blassioli
Ultimamente eu tenho ouvido falar muito desse Gradiente iphone mas só digo uma coisa: eu acho que ele vai cair no contexto muito comum até pouco tempo de 'não, é falseta', exemplo: -Soube que comprou um iPhone? Aquele lá da maçazinha? -Não, é falso,
Exibir mais comentários