Início » Legislação » Apple vai tentar invalidar uso da marca iPhone pela Gradiente

Apple vai tentar invalidar uso da marca iPhone pela Gradiente

Fabricante brasileira teria esperado demais para usar a marca.

Por
7 anos atrás

A briga da Gradiente pelo uso da marca iPhone no Brasil já acontece há alguns meses. A empresa chegou a lançar um aparelho chamado Gradiente iPhone no final do ano passado e afirmou que tinha direito de uso da marca, já que conseguiu o registro dela em 2008. Agora, a Apple disse que pretende invalidar a marca porque a fabricante não a usou a tempo.

Este é o Gradiente Iphone Neo One, que roda Android 2.3

Gradiente Iphone Neo One: será que cola?

A revista do INPI, publicada ontem, trouxe a informação de que o pedido da Apple para o registro da marca iPhone foi negado – como já esperávamos. Mas diz também que o aparelho pode continuar sendo vendido no país, já que não cabe ao órgão impedir sua comercialização. Quem é responsável por fazer isso é a Gradiente, que precisa entrar na justiça contra a Apple. Mas se quiser licenciar sua marca à empresa da maçã, é pouco provável que a Gradiente faça isso.

De qualquer forma, a Apple já tem uma carta na manga. Segundo o jornal Valor Econômico, a fabricante do iPhone pediu ao INPI a invalidação do registro de marca porque a Gradiente não usou a marca em algum produto a tempo. Para continuar com a marca, a Gradiente precisaria provar que vendeu os seus Gradiente iPhone pelo menos até janeiro desse ano, quando a licença para o uso da marca expiraria.

Se não conseguir provar o uso e comercialização de produtos, a Gradiente perde o direito de uso da marca e a Apple pode continuar feliz da vida sem ter que pagar um tostão de licenciamento.