Como atualizar o WhatsApp manualmente no celular ou PC

Atualizar o WhatsApp significa instalar a versão mais recente do aplicativo de mensagens da Meta nas plataformas em que o aplicativo está disponível

Igor Shimabukuro Lucas Lima
Por e
• Atualizado ontem
Ilustração de uma atualização do WhatsApp exibida em tela do smartphone
Manter o WhatsApp atualizado é pré-requisito para o bom funcionamento do app (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp pode ser atualizado a partir da loja de aplicativos do sistema operacional. No Android, a atualização é feita a partir do Google Play Store. Já no iPhone, esse processo é feito pela App Store.

Quando uma nova versão do WhatsApp está disponível para o seu dispositivo, o botão de atualizar aparece na página do aplicativo, na respectiva loja.

Novas atualizações são bem-vindas para corrigir erros relacionados ao funcionamento do mensageiro da Meta ou incorporar novos recursos ao aplicativo.

A seguir, saiba como atualizar o WhatsApp manualmente no Android, iPhone, Windows ou macOS.

Como atualizar o WhatsApp no Android

1. Abra a página do WhatsApp no Google Play

Abra o Google Play em seu smartphone, digite “WhatsApp” no campo de busca, localizado no campo superior da tela, e toque em cima do nome do mensageiro da Meta. O processo também vale para usuários do WhatsApp Beta.

Página do WhatsApp no Google Play
Abrindo a página do WhatsApp no Google Play (Imagem: Reprodução/Google Play)

2. Toque no botão “Atualizar”

Verifique se há um botão “Atualizar” logo abaixo do nome do app. Se houver, toque nele para atualizar o WhatsApp no Android. Mas caso o botão não esteja aparecendo, significa que você já está usando o mensageiro com a última atualização liberada.

Tocando no botão "Atualizar" na página do WhatsApp da Play Store
Se for exibido, botão “Atualizar” deve ser acionado para o update (Imagem: Reprodução/Google Play)

Como atualizar o WhatsApp no iOS

1. Entre na página do WhatsApp na App Store

Para atualizar o WhatsApp no iPhone, vá até a App Store de seu dispositivo iOS e toque em “Buscar”, localizado no canto inferior direito. Pesquise por “WhatsApp” no campo de busca da tela seguinte e, em seguida, toque em cima do logo do app da Meta.

Procurando pelo WhatsApp no Google Play
Buscando pelo WhatsApp na App Store (Imagem: Reprodução/App Store)

2. Toque em “Atualizar”

Se o botão “Atualizar” estiver aparecendo, toque nele para instalar a nova versão do WhatsApp. Já se o botão não for exibido, quer dizer que o aplicativo já está atualizado com a última versão lançada.

Tocando no botão "Atualizar" para atualizar o WhatsApp no iOS
Basta clicar em “Atualizar” para fazer o update do WhatsApp (Imagem: Reprodução/iOS)

Como atualizar o WhatsApp no Windows

1. Abra a Microsoft Store do Windows

Use o campo de pesquisa da barra de tarefas, procure por “Microsoft Store” e abra a plataforma para atualizar o WhatsApp no Windows.

Abrindo a Microsoft Store pela barra de pesquisa do Windows
Abrindo a Microsoft Store em um PC Windows (Imagem: Reprodução/Windows)

2. Vá até a página do WhatsApp na Microsoft Store

No campo de buscas no topo da tela, digite “WhatsApp” e clique no mensageiro da Meta.

Localizando o WhatsApp na Microsoft Store
Procurando pelo WhatsApp na Microsoft Store (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

3. Clique no botão de “Atualizar” do WhatsApp

Se o botão “Atualizar” não aparecer é porque você já está com a atualização mais recente do WhatsApp. Mas se ele for exibido abaixo do logo do app, clique nele para iniciar a atualização.

Página do WhatsApp na Microsoft Store
Página para atualizar o WhatsApp na Microsoft Store (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

Como atualizar o WhatsApp no macOS

1. Abra a página do WhatsApp na App Store

Com a App Store de seu macOS aberto, busque por “WhatsApp” no campo de busca localizado no canto superior esquerdo. Depois, clique em cima do nome do mensageiro da Meta para prosseguir com o método para atualizar o WhatsApp no Mac.

Abrindo a página do WhatsApp na App Store do macOS
Abrindo a página do WhatsApp na App Store do macOS (Imagem: Reprodução/App Store)

2. Clique no botão “Atualizar”

Clique no botão “Atualizar” se ele estiver disponível logo abaixo do slogan. Caso ele não apareça, significa que você já possui a última atualização do WhatsApp.

Conferindo atualizações do WhatsApp para macOS na App Store
Verificando possíveis atualizações do WhatsApp na App Store do macOS (Imagem: Reprodução/App Store)

Como atualizar o WhatsApp Beta no macOS

1. Entre no site do WhatsApp

Pelo navegador, acesse o site “www.whatsapp.com” e clique no botão “Baixar”, localizado no canto superior direito.

Página oficial do WhatsApp
Entrando no site oficial do WhatsApp pelo navegador (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Baixe o WhatsApp Beta para macOS

Clique no hiperlink “app beta” para baixar a versão de testes do WhatsApp para macOS. Não esqueça de permitir o download do site do mensageiro para baixar o arquivo.

Baixando o WhatsApp Web Beta para macOS
WhatsApp Beta para macOS pode ser baixado fora da App Store (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Execute o arquivo do WhatsApp Beta

Vá até a pasta de downloads e execute o arquivo “.dmg” do WhatsApp Beta. Posteriormente na janela aberta, arraste o ícone do WhatsApp para a pasta de aplicações.

Executando o arquivo de atualização do WhatsApp Beta para macOS
Executando o arquivo baixado para atualizar o WhatsApp Web Beta para macOS (Imagem: Reprodução/macOS)

4. Substitua os arquivos para atualizar o WhatsApp Beta

Por fim, clique em “Substituir” para reescrever os dados mais novos do WhatsApp Beta em seu Mac. Após terminar o processo, seu mensageiro de testes estará atualizado.

Finalizando a atualização do WhatsApp Beta pelo macOS
Atualizando manualmente o WhatsApp Beta para macOS (Imagem: Reprodução/macOS)

Tem como atualizar o WhatsApp sem o Google Play Store?

Sim. Na página “whatsapp.com/android”, o WhatsApp disponibiliza um instalador Android Package Kit (APK) que pode ser baixado como um aplicativo executável para celulares. O arquivo já contém a última versão disponibilizada e, uma vez executado, fará o update do mensageiro fora do Google Play Store.

É perigoso atualizar o WhatsApp fora do Google Play?

Não, desde que o download do APK seja feito pelos canais oficiais do WhatsApp. Contudo, há riscos ao baixar arquivos de terceiros e não oficiais, já que eles podem trazer versões falsas, modificadas ou até mesmo arquivos maliciosos escondidos dentro do pacote.

Preciso atualizar o WhatsApp Web?

Sim. Atualizar o WhatsApp Web vai garantir a adição de novos recursos, correção de bugs e problemas de incompatibilidade, além da manutenção da segurança. Para atualizar a plataforma, basta clicar na notificação que aparecer logo acima da lista de conversas. Se a mensagem não aparecer, significa que a ferramenta já está atualizada.

O WhatsApp pode ser atualizado automaticamente?

Sim. Por padrão, o WhatsApp ativa as atualizações automáticas quando o usuário aceita os Termos de Serviço do mensageiro. Deste modo, os updates automáticos são feitos toda vez que o dispositivo em questão se conecta a uma rede Wi-Fi.

Acontece que o recurso também pode ser desativado. E para certificar-se de que ele ainda está ativo, basta entrar em Google Play (Android), App Store (iOS), Microsoft Store (PC) ou Mac App Store (macOS) e verificar se a opção de atualização automática de apps está marcada.

Dá para saber qual a versão mais recente do WhatsApp?

Sim. Basta entrar na página do WhatsApp em Google Play, App Store, Microsoft Store ou Mac App Store e verificar qual foi a última versão liberada. Importante frisar, no entanto, que cada plataforma pode apresentar uma variante, já que as versões não são únicas.

Por que não consigo atualizar o WhatsApp?

A maioria dos problemas ao atualizar o WhatsApp envolve falta de espaço suficiente no dispositivo, incompatibilidade com o aparelho ou contas Google e Apple ID configuradas em países que não permitem baixar o app. Para demais erros, vale reinstalar o mensageiro ou fazer o download do APK.

O que acontece se eu não atualizar o WhatsApp?

Usar a conta do WhatsApp sem atualizá-lo impede que correções de bugs e de segurança sejam feitas, resultando em possíveis problemas de recursos e maior vulnerabilidade do app e do dispositivo. Além disso, o usuário fica incapaz de utilizar novidades lançadas para a plataforma.

Tem como voltar para uma versão antiga do WhatsApp?

Sim, mas somente para usuários do WhatsApp Beta. Ao deixar o programa de testes, o usuário poderá reinstalar a versão estável do mensageiro — que é sempre mais antiga. Tratando-se da versão pública, o WhatsApp não oferece formas oficiais para reverter atualizações.

 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados