Mozilla libera Firefox com interface Metro

Firefox 21.0 Alpha 1 inclui novo visual para usuários de Windows 8

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias
firefox-metro-windows-8

Em abril de 2012, um desenvolvedor da Mozilla mostrou as primeiras imagens do Firefox com interface adaptada para o Windows 8. Na época, o navegador estava feio e inacabado, mas isso mudou bastante: a Mozilla liberou hoje uma versão de desenvolvimento do Firefox com interface Metro e diz que ele está “suficientemente estável” para testes. E você pode baixá-lo agora mesmo.

A novidade ainda não chegou até a versão estável do Firefox, então você terá que instalar o Firefox Nightly, que recebe atualizações todos os dias. A atualização desta quarta-feira incluirá um novo bloco dinâmico na tela inicial do seu Windows 8. É necessário definir o Firefox como navegador padrão; caso contrário, ele abrirá na área de trabalho clássica do Windows.

firefox-metro-2

O Firefox Nightly está bem agradável na interface Metro e mais completo que uma prévia liberada em outubro, antes mesmo do lançamento do Windows 8. Diferentemente do Google, a Mozilla realmente desenvolveu um novo tema, em vez de apenas colocar a interface clássica em tela cheia. Aparentemente, não há compartilhamento de perfis entre a versão clássica e a versão Metro, o que pode ser um inconveniente para quem tem vários sites nos Favoritos ou muitas senhas salvas, mas é possível contornar essa limitação com o Mozilla Sync.

Se você possui um touchpad adaptado para o Windows 8 ou uma tela sensível ao toque, o Firefox também responderá aos seus gestos para exibir o menu superior, com miniaturas das abas abertas; e o menu inferior, com botões para favoritar a página, dar zoom ou acessar o gerenciador de downloads.

Vale lembrar que a interface Metro só está disponível para PCs e tablets com Windows 8. Dispositivos com chips ARM e Windows RT não deverão receber navegadores alternativos, já que a Microsoft restringe o acesso a determinados recursos do sistema, o que dificulta o desenvolvimento de um motor mais competitivo que o usado no Internet Explorer.

Ah, e o buscador padrão do Firefox Metro é o Bing.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados