Tecnologia da Qualcomm carrega seu smartphone 40% mais rápido

Quick Charge 1.0 já está presente em aparelhos vendidos no Brasil.
Fabricante de processadores promete novidades para a próxima semana.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

Se você comprou um novo smartphone recentemente e percebeu que ele carrega mais rápido que o antigo, isso tem uma explicação: é o Quick Charge 1.0, da Qualcomm. Segundo a fabricante, os aparelhos que possuem a tecnologia podem ter sua bateria carregada até 40% mais rápido que os outros. E o mais legal é que a tecnologia já está presente em vários dispositivos, alguns deles vendidos no Brasil.

A Qualcomm explica em seu blog que o Quick Charge foi desenvolvido pela Summit Microelectronics, uma fabricante de circuitos eletrônicos adquirida em junho de 2012. Eles não revelam detalhes técnicos sobre o funcionamento da tecnologia, mas dizem que a mágica é feita através de um circuito integrado de gerenciamento de energia, que está no chipset do aparelho.

Centro de pesquisa da Qualcomm em San Diego (Foto: Wikipedia)

Um smartphone sem o Quick Charge, segundo a Qualcomm, pode ficar mais de quatro horas conectado a uma tomada até que a bateria seja totalmente carregada. Com a tecnologia, é possível reduzir esse tempo para três horas ou menos. E ela independe de carregadores ou cabos novos, já que o Quick Charge está no próprio smartphone ou tablet.

Mais de 70 smartphones com processadores Snapdragon já possuem a tecnologia. Entre os modelos que são (ou provavelmente serão) vendidos no Brasil, temos LG Nexus 4, LG Optimus G, Nokia Lumia 820 e Nokia Lumia 920. Tem também alguns modelos da HTC que, apesar de não vender mais aparelhos no país, ainda tem um bom número de fãs por aqui. Aqui está a lista completa.

Mas se a tecnologia não é nova e já está em vários smartphones, por que a Qualcomm só está falando dela agora? A empresa diz que na próxima semana teremos “uma boa notícia sobre o mais novo avanço na tecnologia de carregamento rápido”. Com baterias cada vez maiores dentro dos smartphones, algo assim é muito bem-vindo. Veremos.

Atualização às 14h30: o Galaxy S III com Quick Charger é o modelo com processador Snapdragon S4 de 1,5 GHz, que não é vendido no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados