Rumor do dia: PlayStation 4 vai rodar jogos do PS3 por streaming

Futuro (e suposto) console aceitaria transmissão de vídeos em HD 720

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 5 meses

O Wall Street Journal informa que o PlayStation 4 rodará jogos do PlayStation 3 através de streaming, resolvendo de forma criativa o inevitável problema da compatibilidade que todo console apresenta quando é lançado. Vale recordar que a Sony comprou a americana Gaikai, uma empresa especializada na tecnologia de cloud gaming, que permite jogar títulos alojados em seus servidores direto de casa.

Com este novo rumor, dá pra levantar ao duas dúvidas que cercam não só como será o próximo console, mas também quais foram as intenções da gigante japonesa com a compra da Gaikai.

Imagem que caiu na rede do suposto PlayStation 4
Imagem que caiu na rede do suposto PlayStation 4

A primeira dúvida diz respeito ao formato de distribuição de jogos. Com a nova política de consoles de tentar suprimir a revenda de jogos, o formato de mídia e vendas virou uma questão a se especular. Blu-ray tem excelente capacidade e custo, a venda digital, como o Steam e a própria Playstation Store, têm a segurança de não reproduzir cópias e não permitir pirataria. Já o formato por streaming exige uma conexão parruda e, o pior de tudo, constante.

A segunda questão diz respeito à retrocompatibilidade, que é capacidade de um console rodar jogos da sua geração precedente. Um dos rumores mais sólidos sobre o PS4 fala de um processador AMD de oito núcleos e do consequente retorno à arquitetura x86 – abandonando a arquitetura Cell presente no PS3. Com esta mudança radical, ficaria muito mais complicado para o PS4 executar jogos do PS3; seria necessário empregar emulação.

Como a tecnologia de cloud gaming só pode, hoje, exibir jogos com resolução de 720p, o rumor se torna coerente. A Sony disponibilizaria uma biblioteca de jogos antigos pela nuvem, por meio da Playstation Store (será que a gente vai ter que pagar de novo?), aliviando inclusive o processador do trabalho de emulação.

Mas todas estas dúvidas e muitas outras serão esclarecidas na quarta-feira (20), em Nova York, no evento PlayStation Meeting 2013. As principais informações sobre o novo PlayStation estarão aqui no Tecnoblog.

Com informações: Verge

Vídeos – Evolução do PlayStation 3 e teaser do que pode ser o PS4

Receba mais sobre Playstation 3 (PS3) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados