Início » Aplicativos e Software » Consumidor não pode reinstalar o Office 2013 em outro PC

Consumidor não pode reinstalar o Office 2013 em outro PC

Mais um motivo para assinar o Office 365 – ou ficar com Office 2010 mesmo

Avatar Por

Ballmer no lançamento do Office novo

Em tempos passados, quando a generosidade da Microsoft foi maior, o consumidor comprava o Office e tinha à disposição várias instalações em diversas máquinas. Três, no caso do produto intitulado Home & Student. E mais: podia reinstalar na mesma máquina ou em outra, caso a trocasse. Diferentemente do que ocorre com o Office 2013, a nova coqueluche da companhia que fora apresentada há algumas semanas.

A revista Computerworld confirmou junto à Microsoft uma curiosa modificação na forma de licenciamento da suíte de produtividade. Os EULAs, como são chamados os contratos de uso com os quais os clientes concordam ao rodar os aplicativos, incluem um novo dispositivo que proíbe o consumidor de pegar o mesmo software e instalar em outra máquina em cenários bem comuns, como a formatação do PC ou a troca por uma máquina mais moderna.

“Nossa licença de software está permanentemente associada ao computador licenciado”, é o que afirma o EULA do Office mais recente em diversas passagens detectadas pela Computerworld. Portanto, o software fica definitivamente preso ao computador de sua primeira instalação, sem que haja a possibilidade de instalá-lo mais tarde numa nova máquina. O Office 2010 permitia substituir a instalação a cada período de 90 dias.

Cada licença permite uma instalação em um dispositivo

Cada licença permite uma instalação em um dispositivo

Aqui na redação encontramos um folder distribuído pela subsidiária local da MS com as informações sobre os diversos produtos de Office disponíveis no mercado. Destaque para Office Home & Student, Office Home & Business e Office Professional listados com a licença vinculada ao dispositivo (à máquina) e com somente uma instalação em computador. Por sua vez, o Office 365 Home Premium e o Office 365 University fica vinculado ao usuário.

A Microsoft americana não quis falar sobre o que o EULA permite ou proíbe em caso de computador perdido, roubado ou destruído. “Sem comentários.”

Ainda não nos ficou muito claro como é que a companhia fará o controle do número de instalações para o Office, tendo em vista que até a versão 2010 havia quase nenhuma resistência a suítes instaladas em mais de uma máquina.

Houve diversas mudanças com a chegada do Office 2013 e Office 365, algumas delas explicadas num artigo especial sobre o assunto. Está evidente o esforço que a Microsoft faz no sentido de vender as assinaturas do Office 365 para o consumidor, o que na prática só estimula o SaaS (Software as a Service, ou software como um serviço). Existe a crença de que, dessa forma, a MS conseguirá mais grana para a divisão de produtividade, uma vez que oferece o produto a um preço relativamente competitivo – 18 reais – que é pago mensalmente pelo consumidor. Melhor cobrar uma mensalidade do que vender algo pronto e final, no pensamento deles.

Ainda volto a falar de Office por aqui. No momento tenho testado o aplicativo 365 e fiquei bastante intrigado com o Office Sob Demanda. Em resumo, trata-se de uma máquina virtual que roda o aplicativo completo de onde quer que o usuário esteja. Promissor.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Laudelino Amaral

A microsoft acredita que se você trocar a televisão, seu DVD irá parar de funcionar. Ou, que ao trocar o seu fogão, deverá comprar um novo conjunto de panelas.

Vitor Simão
Pow, troquei a placa mãe que deu pau, perdi o Office :(
Thais
Instalei no meu notebook o office,mas a placa mãe do notebook queimou. Tem como passar o office do notebook antigo para o novo? PS:O antigo e da SANSUNG e o novo e da ASUS
Sandro Limeira Bitencourt
Deixa eu perguntar uma coisa. Quando eu tentei instalar em um segundo pc eles me perguntaram, em quantas cópias estava sendo instalado então digitei 1 e eles falaram que não podia, então repeti e coloquei 0 e eles me passaram o código, Fiquei com medo e não terminei será que vai dar zebra?
James Regis Alves
tem um jeito cara se esta com ele instalado vc usa revo unninstaller e como coloca momo avançado aii apague tudo aii vc pode instalar de novo que fica de boa
Fabricio Pereira
Comprei ontem uma licença do Office 2013 e por sorte descobri isso antes de instalar. Vou fazer upgrade no pc daqui um mês e teria uma enorme dor de cabeça falando com a Microsoft ou com o Procon para resolver isso. Aproveitando o assunto, quem trabalha em empresa grande que adquiriu muitas cópias do Win8, pode ser que tenha direito a essa licença promocional que eu consegui. Para mim saiu por 26 reais o Office Professional Plus 2013. Para usar no pc pessoal, e para verificar se tem direito é só colocar seu email corporativo e testar (www.microsofthup.com/hupbr/home.aspx?culture=pt-BR).
grind_
Mario Porfírio Souza revelando-se funcionário da mc-soft ? Brincadeiras a parte, para quem assistiu o filme: "Os Piratas de Silicon Valley" esse tipo de atitude não me é estranha da parte do Gestor de Woodbury, O Governa... Digo Mr. Balmer !
Natan Rabelo
Comprar uma key original e usar o software em si numa versão qualquer do piratebay é uma boa saída ao meu ver já que instalo quantas vezes eu quiser na mesma máquina e no fim das contas paguei por aquilo.
Saint-Clair Stockler
Me parece que em breve a Defesa do Consumidor terá de intervir. Não vei, vamos acompanhar...
Saint-Clair Stockler
Formatei aqui e tentei instalar novamente o Office 2013 e deu erro. Não funcionou. Entramos em contato via 0800 com a Microsoft e disseram que não pode.
LeonardoNerd
Isso pra mim é um incentivo a Pirataria.
Tux
Aproveita e processa a microsoft se você ter que comprar outra licença. Essa medida dela, se fora assim mesmo, é extremamente abusiva.
Tux
Caramba, isso é retrocesso. Espero mesmo que eles revejam isso, imagina eu ter que formatar o computador e não poder usar o dvd original do windows 7 que paguei 400 para poder reinstalar de novo com a mesma chave. Não te sentindo nenhum isso, ainda mais o windows que vivie dando problema. Agora prevejo principalmente nos EUA uma enchurrada de processos coletivos contra ela.
YanGM
Já quebraram a nova engine de ativação, emulando o servidor de KMS.
YanGM
Então Macs são Computadores Impessoais?
Exibir mais comentários