Como limpar um teclado mecânico

Conservação e manutenção; saiba como limpar um teclado mecânico da forma correta, para conservar ou após acidente físico

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Devido a sua eficiência, precisão e velocidade de transmissão de dados, os teclados mecânicos ganharam muito destaque nos desktops, principalmente para gamers. Veja abaixo, como limpar um teclado mecânico da melhor forma, mantendo assim o bom funcionamento do equipamento ou tentando solucionar defeitos após acidentes.

O que é um teclado mecânico?

Um teclado mecânico é diferente de outros teclados porque têm interruptores, individuais, sob as teclas. Essas chaves são feitas de várias partes móveis: uma “haste” de plástico rígido contém dois contatos de metal e uma mola por baixo.

Quando uma tecla é pressionada, a haste empurra a mola para baixo para que os dois contatos de metal se conectem, registrando o toque da tecla nos circuitos do teclado e, portanto, no computador.

Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Mechanical-Keyboard/Divulgação)
Modelos de switches individuais (Imagem: Mechanical-Keyboard/Divulgação)

Qual a importância da limpeza?

Um teclado sujo atrapalha uma de suas funções mais importantes: a capacidade de resposta. Poeira e sujeira podem se acumular sob as teclas e fazer com que grudem quando são pressionadas. 

É muito ruim lidar com a lentidão de um teclado sujo. Especialmente, se você estiver bem no meio de um tiroteio no seu game preferido, ou se estiver tentando manter um fluxo de trabalho rápido naquele projeto de edição de vídeo que precisa ser concluído no mesmo dia. Um teclado limpo garantirá que você jogue e crie em alta velocidade.

Como limpar um teclado mecânico

Podemos dividir as formas de limpar o teclado mecânico em dois grupos principais: para conservação e manutenção, ou após acidentes com líquidos, por exemplo. A maior parte dos métodos é bem simples e com poucas “ferramentas” necessárias, vamos observar caso a caso.

Limpar teclado mecânico para manutenção

É a forma mais simples de se manter o bom funcionamento do equipamento, deve ser feita pelo menos 1 vez por mês para garantir que seu teclado não acumule sujeiras mais complexas para se limpar.

Limpeza com pincel

Pode-se encontrar uma grande variedade de pincéis de limpeza de teclado em lojas especializadas. Não precisa ser um equipamento profissional, se tiver um pincel de cerdas macias, já poderá retirar poeira, pelos de animais e migalhas. 

As melhores opções são aqueles que permitem que se varra entre as teclas e longas o suficiente para chegar até o deck do teclado, não deixando sujeira por falta de alcance.

Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Limpeza simples com pincel (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Limpeza profunda retirando as teclas

Essa modalidade pode ser feita anualmente, se a limpeza mensal também estiver sendo executada. Uma vez por ano, já irá restaurar o teclado a uma condição de novo, limpando sob as teclas e ao redor dos interruptores. 

Para fazer isso, o mais indicado é utilizar um extrator de teclas para remover as peças do teclado. Normalmente, essa  ferramenta extratora vem com o teclado mecânico, em caso negativo, pode conseguir uma nova com muitos kits de ferramentas de computador baratas ou sozinho por apenas alguns trocados. Com cuidado, também é possível retirar as teclas com os dedos.

  1. Tire uma foto do teclado para não esquecer a ordem das teclas;
    Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
  2. Retire todas as teclas e coloque-as na água morna com sabão neutro;
  3. Use o pincel no deck e um pano de microfibra úmido para retirar todas as sujeiras;
    Como limpar um teclado mecânico (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
  4. Seque o teclado com um pano limpo e seco;
    Pano seco de microfibra para secar o deck (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
  5. Após umas 3 horas de molho, seque as teclas com ajuda de pano e cotonetes;
  6. Insira novamente as teclas no deck.

Limpar após acidente

Agora é o momento chato, não por ser difícil, mas o medo que o acidente provoca de estragar o equipamento que, convenhamos, não é barato. 

Ao sofrer um acidente com líquidos: água, refrigerante, suco, sopas, molhos, a primeira coisa que deve-se fazer é desconectar seu teclado imediatamente do USB, evitando problemas elétricos tanto nele quanto de alguma espécie no PC.

Acidente com líquido? Desconecte da energia imediatamente (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Acidente com líquido? Desconecte da energia imediatamente (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

No caso da água, basta retirar as teclas e fazer uma boa secagem com um pano seco de microfibra, se tiver disponível utilize um secador de cabelos para retirar a umidade. 

Para líquidos melados, com cheiro, o processo inicial é o mesmo do que com água, porém, após a retirada das teclas, deverá ser feita toda a limpeza profunda como indicamos nos passos acima.

Com essas dicas valiosas, já sabemos como limpar um teclado mecânico, seja preventivamente para melhor funcionamento, ou em casos de acidentes. Boa sorte

Com informação: Business Insider, HP.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados