Início » Aplicativos e Software » SwiftKey 4 ganha modo de digitação por gestos

SwiftKey 4 ganha modo de digitação por gestos

Funcionalidade é parecida com o Swype.
Atualização pode ser feita gratuitamente por quem comprou versões antigas.

Paulo Higa Por

swiftkey-flow

O SwiftKey, meu teclado favorito para Android, ganhou hoje uma nova versão com o Flow, recurso de digitação por gestos bastante parecido com o Swype. Com a funcionalidade ativada, não é necessário tocar em cada uma das teclas, basta deslizar o dedo pela tela – o algoritmo de previsão de palavras se encarregará de descobrir o que você está tentando escrever. A novidade está disponível gratuitamente para todos os usuários atuais do SwiftKey.

O modo de digitação por gestos estava disponível desde outubro de 2012, quando os desenvolvedores começaram a liberar versões beta do SwiftKey Flow para os interessados em testar o recurso. De lá para cá, a tecnologia foi refinada e ganhou um recurso chamado "Flow Through Space". Isso significa que você pode deslizar seu dedo não apenas pelas letras, mas também pela barra de espaço. Ou seja, dá para escrever frases inteiras sem tirar o dedo da tela.

Quem não gostar do modo Flow pode desativá-lo facilmente nas configurações do SwiftKey. No modo clássico, você pode apertar tecla por tecla e se beneficiar da previsão de palavras e da correção automática de erros do SwiftKey. Com o tempo, o teclado aprenderá seu estilo de escrita e começará a adivinhar qual é a próxima palavra que você vai digitar (e funciona mesmo).

O SwiftKey 4 está disponível na Play Store por US$ 2 para smartphones e tablets com Android. Quem comprou a versão antiga pode fazer a atualização sem custos. O teclado agora suporta 60 idiomas, incluindo o português do Brasil, e também ganhou melhorias nos algoritmos de previsão e correção de palavras.

Com informações: Lifehacker.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Charles Cunha
Eu postei várias dicas, essas inclusive. Fiquei meio triste ao ver que a fase beta foi encerrada com apenas algumas propostas minhas e de outros usuários. Essas, a meu ver, deveriam ter sido adotadas. Com certeza, brevemente em novas versões, haverá a inclusão delas.
Marcio Neves Machado
Pena que o Swipe não é lá a última maravilha do mundo: ele faz MUITAS previsões erradas, e tem vezes que sai mais rápido eu tocar letra a letra para formar a palavra do que arrastar o dedo, descartar, arrastar de novo, descartar, arrastar novamente, descartar, etc. :D
Fabio Lima
Sem dúvidas, esse é um app que não me arrependo de ter comprado!
Excelente.
Rodrigo Gommes
Cara, realmente essas suas dicas são boas. Posta elas lá no forum do Swiftkey ( vip.swiftkey.net )
feliperaimo
Atualizei também aqui esses dias e achei muito melhor que o nativo do android, mas muito melhor ;)
Genumano
Cara, tenho um S3 e é simplesmente perfeito. Essa versão definitiva com o Flow, você pode reduzir ou aumentar o tamanho das teclas, fazendo o teclado ficar do jeito que você achar melhor.
Genumano
Sempre fui fã do Swype até conhecer o Swiftkey em outubro de 2012. A princípio não gostei do negócio de ficar digitando letras, pois estava acostumando com o Swype. Desisntalei. Passados 3 dias vi um anúncio na internet falando do Swiftkey Flow Beta. Entrei e fiquei surpresa com a função de deslizar o dedo como no Swype, mas com a vantagem de se escrever uma frase inteira sem tirar o dedo do teclado. Baixei e participei do desenvolvimento. O teclado aprende com o modo como você digita e escreve seus textos. Para treiná-lo, escreva textos grandes, letras de música e vá corrigindo os erros que ele apresentar e ele aprenderá certinho.
Mas tudo tem um porém e espero que seja corrigido um problema e inserido uma outra função do Swype para que ele fique perfeito.
O Swype só insere o espaço automático quando você inicia uma outra palavra, o Swiftkey insere quando você termina. Apesar dos pontos final, interrogação, exclamação e a vírgula eliminarem o espaço após digitá-los, outros sinais não eliminam e como exemplo posso citar os colchetes, parênteses, os dois pontos, ponto e vígula, etc. Sempre temos que apagar o espaço para incluí-los junto à última palavra.
A outra função que deveria ser incluída, e que é excelente no Swype, é o fato de você poder inserir uma palavra com inicial maiúscula apenas deslizando o dedo acima do teclado, após iniciar a palavra e voltando imediatamente para o mesmo.
Se colocar essas duas funções, 5 estrelas no Google Play será pouco.
Alan Silva
O Swype. é horrível, a pior coisa que ja inventaram
Thiago Torres
Testei... Realmente melhor que o swype... Mas já estou tão acostumado a digitar com 2 dedos que é bem mais rápido que com o Flow.
Thanara Corrêa
eu sou mais da antiga prefiro digitar mesmo :D viro ele de lado posiciono os dedos e faço textos as vezes assim
viniciusghietti
''Paaiin''' meu celular é de tela pequena (celular de entrada) e é ruim para digitar, nao que ele trave, mas é que é ruim mesmo para digitar
Dys thymia
Em celulares grandes como o s3 ou o note, fica muito ruim de ficar deslizando os dedos para formar as palavras. Pra quem tem cel até 3,5" é uma boa.
@kadugaspar
No meu celular (Xperia P) o Flow fica travando sempre que tento digitar uma frase inteira deslizando pela barra de espaços. E como a correção e previsão de palavras no Swiftkey é muito eficiente, e estou acostumado a apagar palavras arrastando para trás, fiquei no modo tradicional mesmo.
Kessler
Ficou muito bom, bem melhor que o Swype.
Leonardo Rodrigues Magalhães
atualizei ontem e estou usando o Flow desde ontem, mas ainda não tenho opinião formada. Nunca gostei do Swype original, acabei me acostumando à digitação 'normal' com o SwiftKey ... não sei se vou me acostumar ou até mesmo se preciso do Flow :)

mas tô testando, vamos ver o que vira hehehe