Início » Jogos » Sony anuncia nova geração do PlayStation

Sony anuncia nova geração do PlayStation

Com processador x86, PlayStation 4 possui arquitetura semelhante a de um PC.
Controle DualShock 4 tem botão Share para transmitir gameplay por streaming.

Paulo Higa Por

ps4_gus_abre

A Sony organizou hoje um evento em Nova York para anunciar a nova geração do PlayStation. Ele se chama PlayStation 4 e possui hardware com arquitetura muito semelhante a de um PC: o console tem processador x86 de oito núcleos da AMD, 8 GB de memória GDDR5 unificada, GPU de alto desempenho e disco rígido para armazenar dados localmente.

playstation-dualshock-4

O DualShock 4, nome dado ao novo controle, é bem parecido com aquele que vimos anteriormente. Ele possui um botão Share, que permitirá que você transmita seu gameplay através de streaming. As pessoas poderão dar palpites numa interface parecida com uma janela de bate-papo. Na parte central do controle, há uma pequena área sensível ao toque que funcionará como touchpad.

Por meio do botão Share, o jogador poderá usar diversos recursos sociais do PlayStation 4, que serão fornecidos pelo Facebook e pelo serviço de streaming de vídeos Ustream.

streaming-ps4

O PlayStation 4 poderá entrar ou sair do modo de espera instantaneamente, bastando pressionar apenas um botão; nada de esperar pelo boot. Inicialmente, não haverá retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 3, mas a Sony diz estar trabalhando com "tecnologias avançadas" para incluir o suporte no futuro. Ainda há esperança para os seus jogos acumulados ao longo dos últimos anos.

Os jogos distribuídos digitalmente poderão ser executados antes que o download termine, por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Gaikai. Os downloads podem ser feitos mesmo quando o console estiver desligado, graças a um chip que funciona de maneira independente.

ps4_gus_sistema

De acordo com a Sony, jogos do PlayStation 4 poderão ser jogados no PlayStation Vita, através da funcionalidade Remote Play. Esse recurso depende do trabalho dos desenvolvedores, mas a Sony diz que a meta é fazer todos os jogos rodarem na pequena tela do console portátil.

E... é isso. Contrariando a lógica e o sentido da vida, a Sony não mostrou o PlayStation 4. Ele será lançado até o Natal.

Colaboraram: Gus Fune, Thássius Veloso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Venancio
quero um
William Venancio
loko hem kkk
Joabe
Em ralação a preço, será que vão cobrar quanto em média?
Fabio
Esperava armazenamento SSD, pelo menos. Estou meio em dúvida quando ao console!
rbicalho
PS4 então é um PC de primeira linha que vai ser vendido a preço de segunda linha? Gostei. :-) Aliás, achei inteligente a decisão da Sony em migrar para um CPU pra lá de conhecida, muito otimizada e com ganhos de escala.
elizbefaria
Feio que dá dó e não cumpriu nenhuma expectativa. deve ser um golpe pra quem comprar já neste natal. Vai vir versoes melhores depois concerteza. O Desempenho do PS4 só vai ser testado com o próximo Battefield concerteza. Se ele for lançado pro Play 4.
portela.thiago
Estão matando o video game.. a Sony já deu a primeira facada! a MS vai vir com o fatality se for realmente manter a idéia de criar licenças intransferíveis para cada jogo.
Rodolpho Freire
“Anunciar um console sem realmente mostrar um console? É um abordagem.” - Larry Hryb, da Microsoft:
Elzo Brito
E? 8 GB de memória GDDR5 unificada, tá e? qual vantagem absurda nisso?
Gustavo R.
O controle tá todo quadradão e tem mais cara de protótipo feioso do que de produto final, sério, desde que eu vi eu estava torcendo pra esse troço com aspecto trambolhão não ser o produto final.
Rafael
YAWN.... Gente o console não trouxe nada de novo... Não há excitação nenhuma pra esse PS4. A Nintendo deve liderar com os recursos Wii U sem problemas nessa geração (de novo)... Obs: engraçado que quando o processador é da Intel é sempre citado nos artigos, quando é da AMD como o novo PS4 é omitido.
YanGM
Você sabia que nenhum computador no mundo tem memória RAM GDDR5? E que velocidade pesa mais do que a quantidade?
YanGM
Quem disse que são coisas iguais? Vou desenhar: HD lento = obrigação de manter texturas, mesmo aquelas que não estão sendo utilizadas na RAM. Por exemplo, GTA IV para PC, em um PC com HD lento as texturas não carregarm direito, ficam borradas. SSD = Com taxas de transferência mais altas, podemos requisitar as texturas apenas quando precisamos. Espero que entenda dessa vez.
Emerson Duarte
Que isso, achei ele lindo, a equipe de design acertou no ponto. tem cara de ser emborrachado, o que melhora a pegada, além disso, só pelo fato deles terem corrigido o L2 e R2 já valeu o redesign. Não concorda?
Fabio
Ai que você pode estar enganado.. o console tem a espessura de um tablet, segundo rumores de um site chinês. Além do mais, a empresa não mostrou o PS4 ainda... então...
Exibir mais comentários