A longa lista de processos contra a Apple ganhou mais um integrante, dessa vez direto do Brasil. Um grupo de advogados e ex-juízes abriu um processo contra a filial Brasileira da empresa da maçã esse mês. O motivo? Eles lançaram o iPad 4 cedo demais, tornando assim, o iPad 3 um tablet obsoleto em pouco tempo.

tim-cook-novo-ipad

Segundo o Estadão, o processo foi iniciado no último dia 6 pelo IBDI, o Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática. A ação diz que o iPad de quarta geração não trouxe evolução significativa em relação ao iPad 3 e isso seria caracterizado como obsolescência programada.

No mercado brasileiro, o iPad de terceira geração chegou em maio, dois meses após ser anunciado nos EUA. O iPad de quarta geração foi lançado por aqui cinco meses depois do seu modelo anterior. O IBDI diz que a Apple não comunicou adequadamente a retirada do tablet anterior do mercado brasileiro e também não vê com bons olhos o fato da empresa ter iniciado a troca dos iPads antigos comprados nos EUA por iPads novos.

Na ação, o grupo pede que a Apple substitua todos os iPads 3 comprados no Brasil pelo iPad 4, sem custo. E pede também que a empresa seja multada por propaganda enganosa e prática comercial abusiva.

As principais mudanças do iPad 3 para o iPad 4 foram a câmera, o conector e o processador e ao menos para mim, realmente não parece muito significativo – só não acho que um processo seja a melhor forma de fazer a Apple reagir. E você? Acha o processo um exagero ou o grupo está certo de querer que a Apple troque os iPads?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Belo
..."mas eu ACHO* sacanagem"...
Denis Belo
Sim, concordo que ninguém é obrigado a comprar, mas eu sacanagem mesmo assim. Da mesma forma, o iPad antigo não para de funcionar quando lança um novo, mas tem gente que faz questão de ter o mais recente sempre. A Samsung já vai lançar o Galaxy SIV, mas o meu SII não parou de funcionar aqui não. :P
Thiago Sacramento
É um exagero processar um empresa por esse motivo essa é boa né?
Thiago Sacramento
comcordo em partes amigo! mas não é tão simples assim!
Thiago Sacramento
Pode crer sahahussuhashuasauh
ricardo
A justiça, que já está sobrecarregada e carece de organização ainda precisa lidar com processos inúteis como esse.
Agnatos
mandou muito bem cara. Perfeito.
Agnatos
Concordo em número, gênero e grau. Eu não consumo apple, mas meus conhecidos que tem, não foram coagidos pela própria Apple a comprarem. Todos compraram porque assim quiseram.
Joao Gabriel Batista
Certíssima por quê? Enganar o consumidor por quê? Existe o iPad 1, 2, 3, 4..Seria enganação se vendessem o 4 e entregassem na caixa o 3. Seria enganação se falassem que o iPad 1 tem câmera, o cara vai, compra e não tem. Ninguém é obrigado a comprar. Compra quem quer. Não gosta? Acha que atualiza "rápido" demais? Tem aí uns 10 concorrentes pra se escolher..Compre tablet da Philco, da AOC, da Samsung, enfim..
Robson C.
Olha como o povo gosta de falar mal da Apple simplesmente porquê ta na moda entre os "entendidos de qualquer coisa da internet" A Apple lança atualização até hoje pro iPhone 3GS. Seus produtos são feitos pra durarem ANOS (Tá, talvez não os cabos USB vendidos atualmente). Antes dessa nova geração de iPads, ela mantinha quase sempre uma regularidade nos lançamentos. COMO algúem pode dizer que é justo reclamar (NESSE PONTO) sobre a Apple, e nas outras empresas seria exagero?? Ipad3 contunua a mesma coisa, e muito bem funcional, e com suporte mais do que adequado pela Apple. Ninguém te obriga a comprar o novo. Compra que quer, compra quem precisa (se por exemplo a pessoa tem um iPad1 e esse não atende mais suas necessidades). Agora se quer comprar porque quer estar na moda... por favor né. Meu poupe. Mas pior é ter de escutar Apple hater defendendo atitudes que eles vivem criticando no tais "mcfags" simplesmente porque dessa vez pra ser do contra, tinha que ficar do lado dos idiotas que compram Mac. Lógica mandou um abraço.
Robson C.
Hahaha exatamente, obsolescência programada dos brinquedos do McDonalds!! ABSURDO!
Robson C.
HAahaha, por favor né. Obsolescência programada seria se o produto fosse feito com peças ruins e não durasse nem 1 ano, e caso não tivesse assitência técninca, etc. E o que eu digo é, meu iPod 5G já tem quase 6 anos e funciona muito bem. Não da pra reclamar da Apple nesse sentido, é porque ela da atualização do iOS pro iPhone 3GS até hoje! Ninguém te obriga a comprar nada. Obsolescência programada é a seu cérebro de consumidor da moda.
Joao Gabriel Batista
Concordo perfeitamente cara..Perfeitamente MESMO. Quem tem que decidir isso é o consumidor e não o governo. Se as pessoas querem gastar R$ 10 mil num Mac, R$ 2,5 mil num iPhone e se esse iPhone for relançado a cada dois meses, o problema é de quem compra. Aposto que quando pararem de comprar, a marca reavalia os preços. Simples assim.
Joao Gabriel Batista
Azar o de quem compra né? Se tá vendendo..Se eles quiserem vender o iPad por 10 mil reais qual é o problema? Que mania das pessoas quererem interferir no livre mercado..
Gustavo R.
A realidade é de que muitos dos problemas envolvendo tecnologia no Brasil são graças a essa intervenção maciça do estado no mercado, o que impede o país de evoluir economicamente em muitos aspectos.
Exibir mais comentários