Grupo de advogados processa Apple no Brasil por lançar iPad 4 cedo demais

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

A longa lista de processos contra a Apple ganhou mais um integrante, dessa vez direto do Brasil. Um grupo de advogados e ex-juízes abriu um processo contra a filial Brasileira da empresa da maçã esse mês. O motivo? Eles lançaram o iPad 4 cedo demais, tornando assim, o iPad 3 um tablet obsoleto em pouco tempo.

tim-cook-novo-ipad

Segundo o Estadão, o processo foi iniciado no último dia 6 pelo IBDI, o Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática. A ação diz que o iPad de quarta geração não trouxe evolução significativa em relação ao iPad 3 e isso seria caracterizado como obsolescência programada.

No mercado brasileiro, o iPad de terceira geração chegou em maio, dois meses após ser anunciado nos EUA. O iPad de quarta geração foi lançado por aqui cinco meses depois do seu modelo anterior. O IBDI diz que a Apple não comunicou adequadamente a retirada do tablet anterior do mercado brasileiro e também não vê com bons olhos o fato da empresa ter iniciado a troca dos iPads antigos comprados nos EUA por iPads novos.

Na ação, o grupo pede que a Apple substitua todos os iPads 3 comprados no Brasil pelo iPad 4, sem custo. E pede também que a empresa seja multada por propaganda enganosa e prática comercial abusiva.

As principais mudanças do iPad 3 para o iPad 4 foram a câmera, o conector e o processador e ao menos para mim, realmente não parece muito significativo – só não acho que um processo seja a melhor forma de fazer a Apple reagir. E você? Acha o processo um exagero ou o grupo está certo de querer que a Apple troque os iPads?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados