Início » Tecnoblog » Resolvemos os problemas com o servidor do TB. Aleluia!

Resolvemos os problemas com o servidor do TB. Aleluia!

Thiago Mobilon Por

A participação de vocês nos comentários deu uma diminuída nos últimos tempos, né? Percebemos que isso vem acontecendo desde que começaram as falhas no servidor do Tecnoblog. E com a migração vieram ainda problemas no sistema de login, que ficamos impossibilitados de resolver até que tudo estivesse sob controle no servidor.

Pois bem, estou escrevendo este post para me desculpar publicamente por fazê-los passar por tantos problemas por aqui. Como falei, mesmo com todo o planejamento que fizemos, a primeira migração foi desastrosa! As coisas pararam de funcionar, problemas (aparentemente) sem explicação surgiram e ainda ficamos sem sysadmin.

Felizmente isso é passado. Estamos rodando em uma estrutura nova (ainda na Amazon) desde a metade de dezembro e até então os únicos problemas que tivemos foram com relação ao sistema de login e comentários – todos já resolvidos.

Como resultado dessa migração, o custo com a hospedagem do TB caiu pela metade (de cerca de US$ 500 para apenas US$ 250 por mês). Otimizamos ainda mais os nossos scripts e montamos uma estrutura de webservers que está tão, mas tão otimizada, que estamos pensando até em publicar um e-book explicando todo o processo.

Que tal? Vocês leriam?

Veja na imagem abaixo um pico de acessos que tivemos em janeiro, quando o Marcelo Tas divulgou um post do TB em seu Twitter e Facebook para seus milhões de seguidores:

Screen Shot 2013-01-08 at 11.51.20 PM

A nossa estrutura aguentou o tráfego sem precisar abrir nenhuma máquina adicional (usando apenas uma instância EC2 Small). O mais incrível foi que a máquina ainda estava com CPU ocioso, ou seja, aguentava mais tráfego.

Erro 500 ao comentar

O último problema que corrigimos afetava o sistema de login. Por causa das otimizações que fizemos no cache, o login do usuário expirava no sistema mas não no cookie. Ao tentar comentar em algum artigo, o servidor retornava uma página de Erro 500.

Já corrigimos esse problema, mas para surtir efeito, é necessário que você faça logoff e depois entre novamente com o seu login e senha (ou rede social predileta).

-----

Se vocês toparem com mais algum erro por aqui não deixe de nos avisar! Pode ser via formulário de contato ou mesmo pelas redes sociais. Agora que está tudo funcionando, estamos focando no desenvolvimento de novos recursos e do TB 3.0! Esse ano vai ser massa, aguardem! 🙂

Update 22/02/2013 às 15h20

Notificação de comentários por email

Acabamos de reativar as notificações de respostas de comentários por email. Também estamos trabalhando para reativar as notificações de respostas através do Tecnoblog Notifier. Se tudo der certo, deve estar funcionando até o final da semana que vem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielmattoso
Olá novamente Thiago Acerca do Ebook, temos um local para baixar ou comprar? http://tecnoblog.net/55214/thiago-mobilon-conta-como-o-tecnoblog-e-feito Já foi bem interessante, mas ainda quero o Ebook
Paulo Reis
Thiago, você recomenda algum serviço de hospedagem compartilhada para novos projetos? Pesquisando por preço, qualidade e atendimento, acredito que algo em torno de $20 já seria bom para começar. E por esse preço vi serviços de VPS como a Linode, o Grid Service da Media Temple e VPS.net. Além de ter que escolher um bom serviço, preciso aprender a configurar servidores... ab
Rogério Calsavara
Sim, agora está tudo funcionando certinho! É muito bom poder comentar novamente!
Thiago Mobilon
Acontece isso comigo no G1 também, mas aqui no TB nunca vi. Ambos usamos Varnish, então pode ser algum bug, ou falha de conexão mesmo.. (que eu acho mais provável)
Thiago Mobilon
It works! :)
Felipe Lima
testando o comentário via mobile
Vitor
Isso deve ter sido um erro na sua net ou na comunicação com o servidor. Tem vezes que ocorre isso quando eu entro no globo.com (!) só dá um refresh que melhora.
Vitor
Sistema de funcuonários?
Vitor
Bem que eu tava estranhado! Pensei que fosse um meme ou sei lá.
Vitor
Eu também :/
Zephyro
Fiz login só pra dizer que concordo com o Alexandre: Tecnoblog tem um dos piores sistemas de comentários entre os sites que costumo frequentar, se não o pior. Não tem um simples botão "Editar", caparam tirando o "joinha" e ainda teve esse período de erros aleatórios (fora otras cositas más). Se o leitor não quer criar uma conta apenas pra participar de outras áreas, então é porque ele não achou essas áreas atrativas, ora bolas. "Forçar" a criação de contas para o uso de um sistema de comentários arcaico é que não é solução.
Marcelo
Sim, migração é algo muito particular. Eu por exemplo, estou com uma revenda na King Host somente porque eles tem suporte a banco Oracle e alguns dos meus clientes utilizam. O servidor precisa estar no Brasil por causa da "traceroute". Um servidor americano o "time" dos pings ficam muito altos mesmo utilizando o CloudFlare. Vi que a Amazon tem suporte ao Oracle e servidores em São Paulo, então, estou querendo partir para esse caminho.
JoaoManoel
Aqui ainda tem este erro: http://prntscr.com/tran1
Orley Lima
Eu gosto do layout. :-/
Orley Lima
O Tecnoblog orkutizou. :( UASHUIASHISAUHSAIHASIHAS!
Thiago Mobilon
Eita! hahaha Sem problemas, que bom que resolveu. :)
Thiago Mobilon
HAHAHAHAHA Peço desculpas por isso, cara! Mas agora resolveu tudo pelo menos, né?
Julian Fernandes
Por lá não, de fato. Mas seria interessante pro pessoal que comprar direto aqui do blog. Daria pra fazer uma landing page bem bacana e fazer a venda nela :)
Trystan
Vai entender, o culpado era um plugin de geracao de QR code: https://chrome.google.com/webstore/detail/qr-code-generator/cicimfkkbejhggfjaabggafffgdnjgjp Tirei e foi... E eu aqui culpando voces ehehehe, malz ai !
Trystan
Humm, percebi aqui agora que é alguma extension que eu uso... Desabilitei todas, e nao fez mais... Vou ver qual é....
Rogério Calsavara
E eu não tinha dúvida nenhuma quanto a isso! Afinal, se o problema fosse no site, ninguém conseguiria comentar e como sempre tinha um monte de comentário, o problema só podia ser na meu computador. Tentei apagar o cache do Chrome, tentei com o Firefox e até com o Internet Explorer. E nada... Aí pensei... será que é algum problema com o Windows? Aí toca fazer um pen-drive "bootável" com Ubuntu para testar... Aff, acabei desanimando e me conformando que não poderia mais fazer comentários... KKKK
Thiago Mobilon
Não tenho esse erro aqui, não...
Trystan
E a visualização de imagens ? Só eu que tenho problema? Vendo pelo Chrome, quando clico pra ver as imagens, os controles proximo, anterior, etc, ficam todos perdidos (normalmente ficam juntos embaixo o canto) e quando clico em fechar, o overlay preto nao sai, e fico com uma tela preta, tendo que dar um refresh...
RamonGonz
eu trabalho com TI, mas nada relacionado a servidores, porém compraria o livro pra saber mais sobre os bastidores do TB. Deve ser interessante... Entre 4,99 e 9,99 seria ideal mesmo.
Thiago Mobilon
Tem o Tecnoblog Notifier, que é mais legal que um painel. Estamos trabalhando agora num modelo pra reativar ele.
Thiago Mobilon
Cara, nunca aconteceu esse lance de redirecionar errado comigo! Eu fico tentando reproduzir mas não consigo!
Thiago Mobilon
Pode ser também, mas nas lojas tipo amazon não dá pra colocar nesse formato, acho..
Thiago Mobilon
É verdade... É muito ruim ficar sem essa notificação! To pensando nisso agora, vamos arrumar uma solução.
RamonGonz
era o que eu ia dizer!! isso era o que realmente fazia brotar comentarios como agua
Julian Fernandes
Também trabalho com setup e otimização de servidores com WordPress, Nginx, fast_cgi, PHP-FPM e APC, e estou interessado no e-book também. Acho que uma forma legar de vender seria no estilo do Humble Bundle, ou seja, "pay-what-you-want". Além de ser ótimo pra vocês e os leitores, esse tipo de venda geralmente tem efeito viral.
trovalds
Migração é algo MUITO particular. A criação da instância até que não é um "bicho de 7 cabeças", mas migrar daí já envolve um bocado de coisa que "foge ao controle".
Thiago Mobilon
Vai sim. Já existia, mas foi desabilitado pelos problemas. Sobre logar, via redes sociais ele segura por duas semanas. Via Nick também, basta marcar a caixa de "me manter logado"
Thiago Mobilon
Eu pensei em no máximo $4,99 também.
Thiago Mobilon
Divide por 1,5
Thiago Mobilon
É, isso é o mais difícil de resolver. Estamos estudando uma forma de montar um cache dessas consultas. Na real fazer o cache é fácil, difícil é descobrir como limpar.
Marcelo
Gostaria muito do e-book com todo o processo de migração e configuração de uma instância na Amazon :)
Arthur Freitas
Parabéns pra equipe do TB. Vocês são um verdadeiro exemplo de administração e manutenção pra sites em WordPress.
marcostulio
Convertendo em visitas, isso dá quanto?
rodrigo8
Manual de otimização ! Poxa quem não quer rss manda ai ! Vai virar Best Seller
Fabio Lima
Parabéns pessoal! Disponibilizem sim o e-book, vai ser um material excelente, de uma fonte idem. Abraços.
Bruno Nogueira
Comentários de novo o/ E que venha o TB 3.0
Renan Fernandes
Boa TB !!!
@kadugaspar
Ansiosíssimo pela nova versão do TB!
@kadugaspar
"Novo produto que tá quase no ar" OPA!
EversonVargas da Luz
Sim :) façam o livro por favor, carecemos desse tipo de conhecimento em PT-BR!
mlhz
finalmente. Uma sugestão que eu deixo é que quando alguém responder algo comentado que seja enviado email informando que o comentário foi comentado (ou respondido); e para melhorar, a possibilidade de responder por email mesmo. O concorrente tem isso e funciona muito bem; pena que o blog.....
Lucas Ferreira
Sendo um pouco modesto, acho que tem que seguir a linha da iBookstore, algo entre $4.99 a no máximo $9.99.
Américo
Não acreditoooooooooo... Estou comentandoooooooooo... :O... É o sinal dos tempos, huashuashuas... Belíssimo trabalho. As coisas nem saem como planejamos mas sempre penso que o melhor é a virada, a superação. Alguns desistem, outros se superam. Parabéns por fazer parte deste seleto segundo grupo. Sobre o ebook, criou expectativa agora pode fazer e liberar!!! huashuashuashuas
danielmattoso
Ola Família Tecnoblog, apoio em muito a idéia do E-Book, e com certeza leria Creio que seria interessante, não so mostrar o processo de transferência, mas se possível, a "História Técnica" do tecnoblog. Digo isso pois também trabalho com o WP, mas é claro num nivel inferior com os meus clientes, e essa experiencia do crescimento do Blog desde os seus primórdios, até aonde vocês querem chager (versão 3.0) pode ser bem interessante. Ex. Um plugin escolhido no passado e o uso dele lá atrás, a troca dele, migração, implementação e a consequência desse trabalho no Site hoje. Falo, pois é complicado pensar num Site/Blog loco na sua idealização, como algo depois de um ano de projeto ou mais...
Flavio Rubechini
Mas com certeza era o seu computador Rogério ! hehehehe
Edmilson
O sistema de funcionários passou a funcionar corretamente depois que formatei meu PC, e eu que achei que era aqui o problema rs. Não deu nada de errado aqui depois disso, só me incomodo de logar todo o dia, podia ficar logado direto mas entendo a questão da segurança. Na nova instalação do meu PC não instalei o plugin do site, oque mais sinto falta é de ter uma forma de ver se alguém respondeu um comentário meu, seja por email ou por extensão. Vai rolar?
Leandro Alonso
http://redacaotb.tumblr.com/post/43004455454/problema-no-seu-avatar :)
TatoGomes
Parabéns, Tecnoblog. Nunca deixei de acessar, mas confesso que, de vez em quando, desistia de comentar quando dava aquelas m... de "Guru meditation" =D
Renatomobilion
Equipe do Tecnoblog trabalhando a todo vapor daqui pra frente como sempre fizeram =]
Vinicius Kinas
Nem quero layout novo, quero a opção "Notificar respostas mimimi" de volta :)
Vinicius Kinas
Os thumbs up nem fazem tanta falta, as notificações de resposta, essas sim. :P
Wolfgang Marcos
Ebook compatível com o Kindle seria massa! Incrível que durante meses ocorreram problemas mas não me afetaram =O
Anderson Freitas
entre 20/30 reais dependendo da qualidade e quantidade de informação
Hilder Santos
Velho, em primeiro lugar, parabéns pela resolução dos problemas e pela velocidade, man! Pra ser sincero, uso o TB como referência pra fazer as otimizações lá no meu server da Amazon... Esse lance do e-book vai vir MUITO a calhar, man, pois já tava quase perguntando em off qual otimização que vocês fizeram. Realmente, tá de assustar! :D Mas é isso, aí, velho. Vida longa ao Re... ops... ao Tecnoblog! :D E que venha a 3.0!
Tux
Uma coisa que sinto falta, bem que vocês podiam copiar o disqus, ser notificado por email, e em uma painel toda vez que eu entrasse aqui no site, quando alguém respondesse um comentário meu. Do jeito que tá acabo perdendo boas conversas.
Tux
Putz, uma coisa chata, se eu me logo em vez de me mandar para a mesma página ele me mandou para outro artigo, nem foi a home dessa vez. Abaixo o comentário que eu tinha feito: Nossa, por favor, publiquem esse ebook, mas bem detalhado mesmo, me interesso muito para saber como tudo funciona e ajuda bastante quem quer migrar pra outra infra. Claro que não precisa deixar de graça não, terei prazer em pagar.
Thiago Mobilon
Eu *acho* que isso já foi resolvido também. O Leandro estava trabalhando nisso no começo da semana...
Thiago Mobilon
Valeu, Maurício!
Thiago Mobilon
No futuro isso será possível. Dessa vez não foi, porque foi um processo emergencial. Da noite pro dia tivemos um aumento na demanda de recursos e o servidor em que estávamos não deu mais conta. Nosso projeto para o server novo já estava pronto e o sysadmin da época trabalhava apenas com amazon, então experiência e planejamento não faltou também. Foi um conjunto de problemas, eu nem posso citar aqui todos os detalhes, alguns até pra não ser anti-ético. Mas enfim, com a estrutura que preparamos hoje, dá pra fazer um monte de coisa legal. Temos até uma máquina rodando 24h/dia apenas para o dev brincar. :)
guilhermebr1
Só falta vocês corrigirem um problema que aparece com quem loga com o Twitter, em que no comentário aparece a foto de um cara desconhecido.
Thiago Mobilon
Ok, vamos esclarecer umas coisas: 1. Quando comenta você NÃO é jogado para a página inicial; 2. Erros de login eram os bugs que descrevi no artigo, ficaram encalhados por falta de tempo. Todos já foram corrigidos; O que é arcaico aqui é o layout - tá bem ultrapassado mesmo. Recurso de like não é nenhuma maestria pra implementar, assim como ajax para publicar comentário. Tudo isso e muito mais será implementado, mas na versão nova do TB. Não compensa perder tempo desenvolvendo para um layout que já está datado. E por que insistir nele? Porque o sistema de login é integrado com o site todo - respostas e um novo produto que tá quase no ar, mas não posso citar ainda. Se colocarmos o Disqus (ou qualquer outro sistema) aqui, matamos o nosso sistema de login, porque ninguém vai querer criar conta só pra participar das outras áreas do site. Entendo a sua revolta, mas suas reclamações são dos problemas que não existem mais e o objetivo desse post foi justamente avisar que corrigimos tudo. :)
Alexandre Ribeiro
Convenhamos, o sistema de comentários de vcs é horrível. Não usa ajax, quando se comenta alguma coisa a janela dá refresh e vc é jogado na página inicial (WTF?), as vezes vc está logado no site, mas diz que não está logado, e ao fazer isto aparece uma página de erro e não adianta dar back no browser que tudo o que vc escreveu se perdeu... Não dá pra entender a insistência em um sistema de comentário tão arcaico, visto que há DEZENAS de opções melhores e mais interessantes prontinha pra serem adotadas. O tempo que vcs perderam tentando consertar algo que mesmo funcionando é precário , poderiam ter investido em outro lugar. Eu até entendo a insistência com algo bom e que tem funcionalidades killer, mas esse de vcs, sinceramente, não dá pra entender como um blog que trata de tecnologia, usa uma coisa dessas.
Felipe
Se puderem fazer esse e-book eu ficaria muito feliz e grato. Finalmente vou poder montar uma estrutura redundante na amazon. Eu leria com certeza!
Maurício Rocha
Equipe TB ta de parabéns, vai direto ao assunto e bota as caras mesmo. E fazem isso tão bem, porque entemdem do que falam. Sensacional!
Eduardo Ferreira
Bah façam esse e-book sim! Vai fazer sucesso! Leria certamente!
Erlam Castanho
Quero e-book trabalho com servers e seria uma leitura cativante.
Thiago Mobilon
hahahahahahahahahah
Rogério Calsavara
E todo esse tempo eu achando que dava erro por causa de alguma coisa errada no meu computador...
Rodrigo
Seria uma ótima ideia um e-book.
Thiago Mobilon
Só por curiosidade, quanto você pagaria num ebook com esse tipo de conteúdo?
Vinícius
Parabéns pelo empenho da equipe :} http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=1nB20DDockU#t=6s
Thiago Mobilon
A prioridade no momento é terminar umas novidades e partir pro TB 3.0. Mas a gente tá querendo lançar sim! :)
Denis
Testando pra garantir :D
@lamas
Quero o ebook ‘-’ o mais rápido possível [2]
Jonas Giehl
Campanha: Queremos e-book!
Lucas Ferreira
Quero o e-book, eu até pagaria alguns poucos reais por ele :D
Gaba
Olha... eu leria com toda certeza o e-book, pois também sou sysadmin! Vocês realmente estão pensando em lançar? Seria show de bola!
viniciusghietti
legal nao estava conseguindo pelo celular :P
Vitor Hugo
Também leria o e-book! Entender um pouco mais sobre o tema não faria mal nenhum… :D
Marcos Jahn
O legal do Tecnoblog é sempre manter os leitores a par do que está ocorrendo, sem contar que essa mudança de servidores foi para manter o TB estável aos fiéis leitores. Já que está tudo normalizado, queria deixar uma sugestão: em uma futura nova mudança deste tipo (nunca se sabe o dia de amanhã, né?), creio que seria interessante criar um ambiente de testes, se possível. Algo como beta.tecnoblog.net, por exemplo, rodando na estrutura nova... Dessa forma, o incômodo com os leitores mais estressadinhos, ou de resolver os problemas com o servidor seriam bem menores. Se algum problema tirasse esse ambiente beta do ar, o "TB oficial" continuaria funcional no tecnoblog.net. Ainda mais quando não se tem experiência em um ambiente relativamente novo como a nuvem da Amazon, juntando com a complexidade do Tecnoblog em si (apesar de ser um "blog", deve possuir uma arquitetura não trivial). É quase uma bomba relógio, pois são muitas variáveis envolvidas. É só uma sugestão, não me entendam mal tecnobloggers! ;-)
David M.
Eu quero o ebook =^-^=
David M.
aeeeeeeeee melhor notícia
Matheus Marques
Parabéns ao tecnoblog! Servidor não é moleza de gerenciar! Parabéns a toda equipe!! E no aguardo do ebook! Quero o ebook ‘-’[2]
Thiago Mobilon
Depende muito da máquina que você tem, de qual webserver está rodando, do peso dos seus scripts... enfim, vários fatores! :)
Thiago Mobilon
Antes dos problemas com servidor tínhamos entre 80 e 110 mil pageviews por dia, aí deu uma caída por causa das falhas. Estou esperando tudo estabilizar agora pra ver o que acontece..
Renan Carvalho
não tenho noção nenhuma de servidores, mas achava que eles aguentavam 10mil acessos ou mais tranquilamente... imagina quantos servidores a globo e americanas devem ter então o.O enfim, que bom que acabaram-se os problemas ^_^
Thiago Mobilon
É que você não via o trabalho que a gente tinha limpando os comentários. Deu uma boa filtrada fechar os comentários! :) Aí foi piorando porque o sistema de login estava dando problema e a gente não conseguia parar pra resolver, por conta do servidor. Enfim, agora parece estar tudo certo. :)
Joao Guilherme
Eu iria ler sim este e-book, aliás seria uma ótima disponibilizar este material!
matmafra
Ok, eu tinha parado de comentar pq não conseuguia logar e meu registro de fários comments se perdeu, tomara que dessa vez tenha dado certo :) Suuuceeeessoooo
devisonmirandamg
Bom agora consigo logar novamente XD
Leonardo Ítalo
Cara... amanha ja vai está pronto esse e-book? to querendo migrar pro AWS só que tenho pouco conhecimento... esse e-book seria de grande ajuda =D A e parabéns pelo sucesso... o TB é uma grande referência tecnológica =D sempre indico aos meu amigos para acessarem e ficar por dentro das notícias. Um abraço.
William Bannach
morte do coelho (eu) por que de manhã não estava entrando, fiquei com as palavras na boca pra reportar o primeiro erro, porém é melhor assim né tudo funcionando como deve ser :D
William Bannach
teste
Georg Goersch
Opa, resolvido mesmo. Agora consegui me logar usando o Facebook.
Paulo André
Eu achei que os comentários haviam caído pela exigência de login, não pelos erros que apareceram. Não acho que havia muitos trolls nos comentários, inclusive, sempre achei os visitantes daqui com comentários e discussões com qualidade em relação ao nível de outros locais, e a redução no número infelizmente deixou isso um pouco vazio. Em todo caso, parabéns pelo trabalho, qualquer problema estamos de olho para reportar.
Exibir mais comentários