Assim era o Google Glass antes de virar um gadget bonito

Óculos inteligentes chegam ao mercado ainda em 2013

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
google-glass_div

Os engenheiros do Google estão muito próximos de colocar o primeiro modelo dos óculos inteligentes no mercado ainda neste ano. O Google Glass, como você deve lembrar, começou como uma promissora, porém distante, ideia para aproximar a tecnologia da vida das pessoas. Um jornalista americano brincou recentemente com a traquitana e ainda confirmou o prazo estipulado pelo Google: ainda em 2013.

Editor-chefe do site americano The Verge, Joshua Topolsky esteve no escritório da companhia em Nova Iorque para conhecer o Glass, que teve início como projeto de um engenheiro na chamada iniciativa X Lab do Google. Basicamente, um laboratório no qual inventivos engenheiros do Google trazem novos produtos à tona. Aposto que nunca veremos muito do que é pesquisado ali. Foi lá que ele teve contato com o aparelho.

Em resumo, Topolsky conclui que o Google Glass oferece uma experiência interessante ao trazer informações no momento em que o usuário precisa. Por outro lado, admite que pode ser estranho levar um desses para um encontro ou mesmo para assistir a algum filme no cinema.

Ele e a equipe de filmagem do site entraram numa cafeteria e logo os funcionários pediram para desligar as câmeras de vídeo. Claro que ninguém ousou pedir que ele desligasse também a captura de vídeo do Glass – até porque a maioria das pessoas sequer sabe o que é aquele negócio azul segurando os óculos do indivíduo.

O Google Glass é composto de duas partes. Tem a moldura normal dos óculos, por assim dizer, e uma parte removível onde ficam os sensores, bateria e o pequeno visor que exibe o texto branco quando está posicionado à frente do olho direito (de quem vê). Também ali fica um touchpad para controlar alguns recursos do aparelho.

Protótipo do Glass
Protótipo do Glass

Num dos momentos mais interessantes, a designer Isabelle Olsson mostra um dos primeiros protótipos do Glass. Essa coisa esquisita aí em cima, acredita, foi a origem dos óculos inteligentes que o buscador pretende vender em no máximo mais dez meses. Você usaria?

A primeira leva de Glass não terá conectividade por rede celular. O consumidor fica livre para conectá-lo ao Wi-Fi ou à rede de dados do celular por Bluetooth. Sem nada disso, como conclui o jornalista, ele vira só mais uns óculos. Bem esquisitos, óculos.

Vídeo: “I used Google Glass”

Vídeo: Demonstração do Glass

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados