Lumia 720 e Lumia 520 revelados

Nokia aposta alto nos smartphones mais baratos com Windows Phone 8

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Mobile World Congress 2013 - Cobertura completa no Tecnoblog

Depois de respectivos vazamentos que se confirmaram verdadeiros, a Nokia apresentou os celulares Lumia 720 e Lumia 520 na madrugada desta segunda-feira (25) ao abrir o primeiro dia de Mobile World Congress, em Barcelona. Os dois smartphones rodam sistema operacional Windows Phone, como os demais da linha Lumia, e se enquadram, de acordo com a própria fabricante, no mercado intermediário.

O Lumia 520 é o “celular mais barato rodando Windows Phone 8”, nas palavras de Stephen Elop, o CEO da Nokia. Por sua vez, o Lumia 720 apresenta uma câmera “de alto nível” em um smartphone de preço nem tanto ao céu, nem tanto à terra. A Nokia deixou bem claro que os produtos focam nos mercados ainda em desenvolvimento, como a Ásia e alguns países da Europa, embora estejam confirmados em uma série de países. Não citaram o Brasil em nenhum momento.

Lumia 720

Nokia Lumia 720
Nokia Lumia 720

Este é o smartphone que muitos esperam, em especial no mercado brasileiro, por aliar preço, qualidade fotográfica e o sistema operacional Windows Phone em sua versão mais moderna. Pelo menos é assim que a Nokia pretende vendê-lo. O Lumia 720 tem visor de 4,3 polegadas com “pretos mais pretos” e vidro curvado, mesma tecnologia empregada no Lumia 800. Um dos detalhes desimportantes para nós, brazucas: o visor permite o uso mesmo quando há luvas nas mãos.

O sensor da câmera “principal” oferece 6,7 megapixels (fotos de 2848×2144 pixels). As lentes são exclusividade fornecida pela Carl Zeiss, como de costume. Um dos representantes da Nokia destacou o diafragma de f/1.9. Eu não sou um especialista em fotografia, mas posso dizer que quanto maior a quantidade de luz que passa pelo orifício, melhor será a foto (sendo bem simplista na explicação). Portanto, essa câmera promete.

A câmera frontal, feita para vídeoconferências (lembre-que o WP8 tem integração nativa com Skype) tem 1,3 megapixels.

Em seu interior o Lumia 720 tem processador Snapdragon S4 da Qualcomm com frequência de 1,0 GHz (dual core) e ainda memória RAM de 512 MB. O armazenamento se dá por meio da memória interna de 8 GB, o slot para MicroSD de até 64 GB e os 7 GB garantidos a qualquer aparelho rodando Windows Phone – eles incluem o SkyDrive gratuito.

Sua bateria de 2.000 mAh aguentaria até 13,4 horas de conversação com o 3G ativado, de acordo com a Nokia. Por sinal, o smartphone se conecta a redes 3G ao redor do mundo, mas para por aí – nada de 4G LTE, até porque este não é o propósito em um celular intermediário. NFC incluso.

A Nokia divulgou o preço “a partir de” 249 euros (aprox. 650 reais) e disponibilidade ainda no primeiro semestre em alguns países da Ásia, com expansão para outros mercados no segundo semestre. Deixaram de citar a América Latina.

Lumia 520

Nokia Lumia 520
Nokia Lumia 520

Outro smartphone que fica entre o conceito de básico e de intermediário apresentado no Mobile World Congress: Lumia 520. Ele tem visor de 4 polegadas (800×480 pixels), também com construção que permite usá-lo de luvas. O processador Snapdragon S4 da Qualcomm com frequência de 1 GHz (dual-core), similar ao do Lumia 720, promete entregar uma experiência completinha no Windows Phone 8 presente no celular.

Outra similaridades entre os dois: memória RAM de 512 MB; memória interna de 8 GB; slot para MicroSD de até 64 GB; funcionamento em redes 3G e 2G.

A câmera de 5 megapixels faz fotos de 2592×1936 pixels, com ajuda de foco automático. A Nokia fez questão de falar do aplicativo Cinemagraph, uma espécie de complemento para a câmera nativa do WP8 que facilita a obtenção de panoramas e outros efeitos. A abertura do diafragma é de f/2.4. Esta câmera ainda grava vídeos em HD 720p (1280×720 pixels) a 30 quadros por segundo (fps).

O Lumia 520 custará 139 euros (aprox. 360 reais) quando chegar, ainda no primeiro semestre, a alguns países da Ásia. A América Latina deve recebê-lo no segundo semestre.

Windows Phone 8

O Lumia 920, celular topo de linha da Nokia, já roda Windows Phone em sua versão mais recente e está disponível no mercado brasileiro. Custava 1.999 reais na pré-venda (embora alguns leitores tenham relatado que as lojas da Nokia entregam o aparelho na hora) e este preço foi mantido definitivamente. As adições feitas hoje, ainda que demorem para chegar ao nosso mercado, devem oferecer mais opção para os consumidores. Os lançamentos de hoje não foram nenhuma surpresa. Eles dão continuidade ao pacto que a Nokia assinou com a Microsoft há alguns anos.

Executivos da fabricante finlandesa vivem batendo na teclado de que “o próximo bilhão” de consumidores de celular e telefonia merecem bons aparelhos. A linha Lumia cresceu nessa segunda-feira com foco nas pessoas de poder aquisito menor, mas que também desejam experiências completas no uso de seus dispositivos móveis. Analistas já apontam (eles são rápidos) que a Nokia quer vencer no grito e no preço concorrentes com Android, em especial a Samsung. Vejamos se conseguem recuperar a coroa perdida.

O Tecnoblog faz a cobertura completa do Mobile World Congress, principal feira mundial de telefonia. Acompanhe todos os artigos nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados