Início » Mobile » Novo celular megabarato da Nokia custa somente 15 euros

Novo celular megabarato da Nokia custa somente 15 euros

Bateria do Nokia 105 dura 12 horas de conversação

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora
Mobile World Congress 2013 - Cobertura completa no Tecnoblog

Nokia 105

Fora os celulares intermediários Lumia 720 e Lumia 520, executivos da Nokia aproveitaram a coletiva em Barcelona para mostrar ao mundo o Nokia 105. Trata-se do celular mais barato que a companhia já lançou. Ele custa somente 15 euros, o equivalente a 39,15 reais. Claro que vale para o dispositivo aquela velha história de receber aquilo pelo que se paga.

Para começo de conversa, o celular não roda sequer o sistema S40, preciosidade da Nokia que Bia Kunze fez questão de destrinchar em sua mais recente coluna. Em vez disso, o Nokia 105 conta com Series 30, uma plataforma ainda menos avançada.

De acordo com os finlandeses, esse dispositivo se destina a quem vai comprar o primeiro celular da vida somente agora. O celular inclui rádio FM, diversos alarmes, relógio com voz, um teclado numérico supersimples e, veja só, lanterna!

Conversava ontem com um amigo que reclamava dos aparelhos atuais, todos muito completos e complexos. “Passo o dia inteiro na frente de duas telas. Quando chego em casa, ainda tem o iPhone. Chega disso! Pegarei um dumb phone na minha próxima compra.” Pois fica a sugestão do Nokia 105.

A Nokia diz que a bateria de 800 mAh permite até 12 horas de conversação em rede GSM, a única que o celular suporta. Não temos detalhes sobre o processador empregado nele. A memória RAM fica em somente 384 KB e o armazenamento interno em 8 MB. A Nokia também não deu detalhes sobre o suporte a MicroSD.

O visor colorido de 1,4 polegadas mostra mais ou menos duas linhas de texto por vez.

Alguns países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como a Rússia e a China, receberão o celular ainda no primeiro semestre. A Nokia não divulgou se ele será vendido no mercado brasileiro. Por este preço, aposto que seria um sucesso de vendas. Só fica faltando um recurso para atender com mais força as massas: a utilização de dois chips simultaneamente. O Dual SIM é um sucesso por aqui porque as pessoas tiram proveito das chamadas intra-rede, aquelas para números da mesma operadora.

Tecnoblog faz a cobertura completa do Mobile World Congress, principal feira mundial de telefonia. Acompanhe todos os artigos nesta página.