Início » Celular » ZTE e Alcatel mostram primeiros celulares com Firefox OS

ZTE e Alcatel mostram primeiros celulares com Firefox OS

Open e One Touch Fire são aparelhos simples com o panda-vermelho

Paulo Higa Por
Mobile World Congress 2013 - Cobertura completa no Tecnoblog

Em janeiro, nós tivemos a oportunidade de brincar com o Geeksphone Keon, um aparelho com Firefox OS para desenvolvedores que não chegará ao mercado. Nesta semana, ZTE e Alcatel revelaram os primeiros smartphones comerciais com o sistema operacional da Mozilla. Eles devem ser lançados ainda este ano e são aparelhos voltados para o mercado de baixo custo.

O ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire são aparelhos bem parecidos: ambos possuem telas de 3,5 polegadas com resolução de 320x480 pixels e apenas 256 MB de RAM. O armazenamento interno é de 512 MB, e as duas fabricantes incluem cartões de memória de 2 GB na caixa. Eles possuem conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

ZTE Open

ZTE Open

As diferenças ficam por conta da bateria e do processador. O Open tem bateria de 1.200 mAh e processador Qualcomm MSM7225A com núcleo Cortex-A5 de clock não divulgado (esse chip pode chegar a 800 MHz), enquanto o One Touch Fire possui bateria de 1.400 mAh e um processador single-core de 1 GHz.

Com hardware tão simples, os aparelhos não devem possuir uma performance surpreendente, mas a nossa esperança é que eles rodem o Firefox OS de maneira decente, algo que não acontece nos smartphones de baixo custo com Android. O Firefox OS, desde o início, foi desenvolvido para funcionar em celulares baratos – a expectativa da Mozilla é manter os preços em torno de US$ 100.

Alcatel One Touch Fire

Alcatel One Touch Fire

De acordo com a Mozilla, qualquer desenvolvedor web pode facilmente criar aplicativos em HTML5 e enviá-los para o Firefox Marketplace. Vários aplicativos estão garantidos na loja do Firefox OS, incluindo AccuWeather, Box, Cut the Rope, Facebook, Nokia Here, Pulse News, SoundCloud, SporTV, Terra e Twitter. Jogos da Disney e da EA Games também estarão disponíveis.

A Alcatel planeja lançar seu One Touch Fire em junho na América Latina e na Europa. O ZTE Open ainda não tem data de lançamento e será vendido nas cores branco e laranja. Huawei e LG devem anunciar seus smartphones com Firefox OS em breve. Os aparelhos serão voltados para mercados em desenvolvimento, e o Brasil será um dos primeiros países a recebê-los.

Tecnoblog faz a cobertura completa do Mobile World Congress, principal feira mundial de telefonia. Acompanhe todos os artigos nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Emilio Costa
Acho que até uns 300 eu topo (350 se for dual), até porque se pegar um vai ser segundo aparelho (meu principal ainda vai ser o Razr i por um bom tempo)
Fábio Emilio Costa
Acho que vai ser interessante ver como ele vai rolar... Parece bem promissor. Talvez seu único "defeito" seja o fato de usar HTML 5 + Node.js para as apps, o que acho pouco versátil (comparando com Java - no Android - ou Objective C - no iOS). Porém, vendo do ponto de vista de que o FFOS veio para brigar com os Asha da vida, acho que vamos ter smartphones bastante interessantes por um presso bastante acessível
Vitor
obs: O One Touch vale, o outro é muito lixo :(
Vitor
Também acho, mas são 100 dólares. Porém mesmo assim vale a pena.
pryderi
100 reais por essa tranqueira, sem vinculo com empresa de telefonia alguma, está mais do que bem pago.
Tiago Gabriel
Considerando que o sistema será compatível com o hardware pode não ser tão ruim assim, a integração tem tudo para ser ótima.
Mauricio Junior
Apesar de ser muito fan do Ubuntu e utilizá-lo para desenvolvimento, me parece que a equipe do FFOs está bem mais empenhada em seu OS do que a equipe da Canonical. Inclusive a Canonical anunciou bem antes (Não oficialmente, mas com referências em seu site) seu Ubuntuphone, e o FFOs parece, no meu ponto de vista, estar um pouco a frente por ter uma loja definida e mais empresas interessadas nele, aparentemente.
daviddiniz
Devo comprar 1 para experimentar o novo sistema operacional. Claro que sei das limitações e tal.
Edmilson
Será que roda Angry birds? Lembro de ler algo sobre o WP com 256mb não rodar. Se rodar vai ser a loucura da criançada com seu primeiro smartphone.
Paulo Higa
Firefox OS é voltado para aparelhos de baixo custo, como o S40. Não compete diretamente com o Ubuntu.
@klebersonMBC
Ainda confio mais no ubuntu :)