Início » Negócios » LG compra sistema webOS, mas não vai colocá-lo em celulares

LG compra sistema webOS, mas não vai colocá-lo em celulares

Gigante dos eletrônicos colocará a plataforma em televisores

Avatar Por

Quem aí se lembra do webOS? Faça o favor de levantar sua mão agora. A plataforma móvel da finada Palm, empresa absorvida pela HP, simplesmente desapareceu de nossa vista durante o processo de aquisição. Mas não por muito tempo mais: o site americano CNET reporta que outro gigante dos eletrônicos decidiu comprar o webOS. Brevemente, a LG deve colocá-lo em seus aparelho. E você chuta errado quando pensa que o sistema estará nos celulares da coreana.

Em vez de aproveitar o legado que a Palm deixou em termos de webOS para os smartphones da marca, os executivos decidiram que era hora de colocá-lo nos televisores produzidos na Coreia do Sul e nas instalações da LG ao redor do mundo.

webOS: estava na geladeira

webOS: estava na geladeira

Uma transação dessas, de compra de um sistema operacional, levanta algumas dúvidas. Por exemplo, o que está incluso no pacote? Ainda de acordo com o site americano, a LG fica com o código-fonte do webOS, a documentação e os sites oficiais, além dos engenheiros responsáveis por fazer a roda girar.

“A LG não tem qualquer intenção de usar o sistema em smartphones”, informa a CNET. Até porque a fabricante já tem muita dificuldade em vender os celulares com o sistema Android, convenhamos, uma plataforma muito mais sólida do que o webOS. Está no mercado há anos, em diversas marcas, e o que é mais importante: as pessoas o conhecem. Não passa pelo sufoco da Nokia em vender a linha Lumia com Windows Phone, uma plataforma decente que atrai olhares raivosos devido à herança maldita do Windows em computadores.

Embora não tenha tanta força no campo dos dispositivos móveis, a LG figura entre os maiores vendedores de televisão do mundo. Tem as Smart TVs que concorrem com as da Samsung. Uma plataforma como o webOS, penso eu, tem muito a acrescentar nessa seara. Vejamos o que a LG apresentará no evento Digital Experience, que acontece no próximo mês em São Paulo. Seria a primeira aparição dos televisores com a nova plataforma?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sacramento
Muito interessante a LG ter comprado o WebOS, espero que ela faça o sistema valer nas SmartsTV's Eu pessoalmente fico com muita dó quando alguma empresa mata algum s.o ainda mais o WebOS que tem muito potêncial
Julio C Oliveira
Que MERDA! Eu sou defensor do WebOS. Tenho um TouchPad e um Pre3 e posso afirmar sem medo que eh o melhor OS pra dispositivos moveis. O Fonte agora eh aberto e tudo passou a ser "controlado" por uma empresa (criada pela HP) chamada Gram. Vamos ver no q dah.
Guilherme Macedo C.
Vc nunca usou MeeGo e Symbian Anna pra frente, pelo visto.
mlhz
sendo da LG eu dispenso.
viniciusghietti
Se tem uma coisa que a LG entende é Tv! Tenho uma e não me arrependo :D
Robson Pazi
Cara eu Adoro essa plataforma, não sei porque não lançar em aparelho mais novos uma reformulação, se a nokia vive vendendo aqueles lixo de meegoo, symbian e windows mobile, da muito bem pra ganhar vendendo webOS?
Manoel Netto
Quando li o título da matéria, juro que pensei na mesma hora: putz, seria um sistema perfeito para ser usado em ambientes embarcados, como TVs e Geladeiras. Gostei da notícia, ansioso pra testar criar apps pra TVs no WebOS.
Tiago Gabriel
Quando TVs deixaram de ser TVs...
Wesley Marques
Tenho uma TV LG aqui em casa e é uma porcaria, seria legal se a LG atualizasse o sistema para todas Smart TVs ao invés de instalar apenas nas futuras...
Guilherme Macedo C.
WebOS, junto com MeeGo/Maemo, é um dos melhores sistemas já lançados. Infelizmente nem sempre as melhores coisas fazem sucesso.
Arthur Freitas
Eu experimentei o webOS uma vez e gostei bastante. Que bom que ele vai voltar, nem que seja pra TVs. Agora, tem o Open webOS. A LG comprou ele ou só a marca do webOS mesmo?
RamonGonz
meio cedo para conclusões, mas deve dar show em TVs o webOS, mercado que a LG realmente entende