Desenvolvedores trabalhando na programação de um novo aplicativo, seja ele software ou na web, podem apelar para o login por meio do Google+, a rede social do gigante da web. O Google anunciou hoje o recurso de login por rede social que permite, assim como acontece com o Facebook, imediatamente informar ao app quais são as suas informações.

Quer instalar o app no seu Android
Quer instalar o app no seu Android

A grande vantagem deste tipo de login, para o usuário, é que não precisa fornecer senha e os dados automaticamente caem lá na outra ponta. Comodidade. Para o desenvolvedor, por sua vez, facilita também oferecer uma forma de cadastro que demanda somente um clique. Parece que todos ganham e não é por acaso que um monte de serviços atualmente utilizam o Facebook como forma de login.

Cá no Tecnoblog nosso sistema aceita tanto Facebook, quanto Twitter e conta do Google. O login por Google+ funciona de um jeito diferente e traz mais opções de compartilhamento das informações lá na rede social.

Botão de comprar
Botão de comprar
Botão de ouvir
Botão de ouvir

O compartilhamento, aliás, foi citado pelo Google. Os representantes do buscador dizem que nem tudo que você faz enquanto permanece conectado a uma rede social merece aparecer em destaque lá, como se fosse um post.

Por exemplo, os filmes que assistiu ou os avanços na academia são registrados, mas ficam restritos ao perfil do usuário – a menos que ele queira compartilhar. Eis aí uma diferença em relação ao modo como o Facebook lida com aquela barra lateral de atividades recentes com tudo o que os amigos leram, ouviram, assistiram, jogaram etc. (só falta avisar quando o indivíduo fez sexo).

De acordo com o Google, esse compartilhamento excessivo das atividades “é spam”. Ouviu essa, Zuckerberg?

O login por Google+ funciona também com apps em dispositivos móveis. E tem mais: se o cara faz a autenticação num serviço que possua app para Android, aparece a opção de imediatamente (e com clique) transferir o aplicativo da loja Play para o aparelho.

Esta página contém as informações para que os devs coloquem a mão na massa e integrem suas aplicações com a rede social do Google.

Assista abaixo ao vídeo que mostra as funcionalidades oferecidas pelo Plus aos devs.

Vídeo – Login do Google+

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados