O serviço de anotações na rede Evernote disparou um comunicado a todos os usuários avisando sobre a troca obrigatória de senhas após passarem por um ataque hacker. Nenhuma informação das anotações foi obtida pelos hackers. Investigações conduzidas pelo serviço apontam que logins, e-mails e senhas criptografadas podem ter sido acessados. Daí vem a determinação para trocá-las o quanto antes.

Até onde se sabe, os hackers (definição de hacker que usamos: “indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores”) também não conseguiram dados de pagamento dos usuários provenientes do Evernote Premium, modalidade do serviço com diversos extras.

E-mail enviado a usuários
E-mail enviado a usuários

De acordo com o Evernote, mais de 50 milhões de usuários foram afetados pela troca obrigatória de senha. Os engenheiros seguem a boa cartilha da segurança na internet: armazenam as senhas em forma de hash, uma espécie de impressão digital. Ou seja, os caracteres exatos da sua senha não permanecem nos servidores da companhia, o que tende (veja bem: tende) a diminuir as chances dos hackers descobrirem as senhas exatas.

Valem algumas dicas básicas para escolher a próxima senha no serviço: não repita combinações usadas em outros serviços; não pegue palavras simples do dicionário; evite replicar nomes e datas que sejam de amplo conhecimento (lembre-se que hoje em dia todos têm acesso ao seu perfil no Facebook).

“Como tem se mostrado em eventos recentes com outros serviços de larga escala, este tipo de atividade está se tornando mais comum”, informa o comunicado do Evernote. Realmente temos passado por uma onda de serviços comprometidos devido à atividade de hackers criminosos.

Curioso é que eu tenho duas contas do Evernote – uma com login do Gmail e outra com login pelo e-mail de trabalho. O comunicado do Evernote só chegou neste último. Vai ver meu outro login está a salvo… Ou não.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados