Início » Internet » Google explica como o Google funciona

Google explica como o Google funciona

Paulo HigaPor

how-search-works

Quer saber como o maior buscador da internet funciona? O Google lançou na sexta-feira (1) uma página mostrando os bastidores do mecanismo de pesquisa, incluindo informações sobre a indexação das mais de 30 trilhões de páginas da web, o intenso combate ao spam e o algoritmo responsável por exibir os resultados mais relevantes para o usuário, que leva em consideração mais de 200 características.

Na página “How Search Works” é possível descobrir, por exemplo, que o índice de páginas do Google possui mais de 100 milhões de gigabytes, ou 100 petabytes. Não parece tanto para um serviço que precisa indexar trilhões de páginas, mas essas informações (ou boa parte delas) estão armazenadas em memória RAM. É por isso que o algoritmo consegue pesquisar todo o índice e retornar os resultados em apenas um oitavo de segundo.

O Google também fez questão de destacar o combate ao spam. Um gráfico mensal mostra que, só em junho de 2011, mais de 100 mil ações foram tomadas manualmente para remover do índice sites invadidos que passaram a disseminar spam. Essas ações são gerenciadas por uma equipe de combate manual ao spam, que fica localizada em diversos escritórios ao redor do mundo – há profissionais na Índia, na Irlanda, no Japão e na China.

Quem gerencia sites pode se interessar por um documento de 43 páginas com as diretrizes para avaliadores de pesquisa do Google. O texto não conta a receita do bolo, mas dá uma ideia de como o algoritmo e os engenheiros pensam na hora de classificar as páginas – há diversas exceções a se considerar quando o assunto é conteúdo duplicado, e o local onde o usuário está fazendo a busca influencia diretamente nos resultados da pesquisa.

Se você não lê em inglês, há uma versão em português da página “Como a pesquisa funciona”, mas ela não possui o infográfico animado (que é bem bacana).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rejane Maria De Melo
Estou gostando muito de poder entrar em alguns sites, ,falando apenas, ok Google. Por que esqueço facilmente minhas senhas.
Rejane Maria De Melo
Eu confio no Google, meu pesquisador preferido. Aplausos à todos do Google !
Oswaldo Junior
rss concordo plenamente...
Thanara Corrêa
Hm, por isso alguns sites são um fracasso em pesquisa.
Fábio de Jesus
achei muito interessante saber como funciona a busca,esses números são absurdos!!
Rafael Machado de Souza
claro que estamos falando de vários servidores linux trabalhando em conjunto. já viu o infografico mostrando o tamanho do Google em numero de servidores? dá uma olhada: http://www.intac.net/a-comparison-of-dedicated-servers-by-company_2010-04-13/
Vitor
100 petabytes em RAM? Que tipo de sistema lê isso? Provavelmente todos os servidores devem ter 8 TB de RAM. Como que todos os servidores ao redor do mundo são acessados ao mesmo tempo em 1/8 de segundo? MEDO ETERNO DO GOOGLE AGORA.
Samuel Nascimento Siguinolfi
Eles podiam ter soltado isso a 4 anos atrás, quando eu estava começando o meu TCC... teria me dado algumas noites de sono ¬¬
Henrique Pinheiro
Pois é, 100pB em RAM é sinistro. Não mais do que eu imaginava, só... muito.
Sam_Rodrigo
hmmmm... Suspeitei desde o princípio!
Carlos Eduardo
interessante.
ruback
Quase todo mundo? Talvez uma parte dos profissionais da area de computação Mas longe de se quase todo mundo......
Henrique Dourado
cuidado google , fica esplalhando por ai como vcs funcionam , a microsoft mesmo é doida para ter algoritmos tão bons quanto o de vcs , andou ate lhes copiando e espionando os seus resultados : http://tecnoblog.net/55826/bing-copia-na-cara-dura-os-resultados-do-google/ copiando na cara dura kkkkkk
Fabio
Em RAM memory? Eidah powra!
Rodrigo Almeida
Muito show, da pra ter uma boa ideia de como o Google funciona, ainda mais para que tem sites e procura sempre boas posições nas pesquisa!! =]
Exibir mais comentários