Início » Aplicativos e Software » HP lança computador all-in-one com Ubuntu pré-instalado

HP lança computador all-in-one com Ubuntu pré-instalado

Pavilion 20 com Ubuntu é significativamente mais barato que o modelo com Windows

Avatar Por

Boa notícia para os que ainda preferem o bom e velho computador de mesa e também não abrem mão de uma máquina com Linux: a HP iniciou as vendas do Pavilion 20, um PC all-in-one com o Ubuntu pré-instalado. E o preço é bem convidativo.

O equipamento, que já deve ser velho conhecido de alguns, é um daqueles em que o PC e o monitor são uma peça só, basicamente um tablet gigante com mouse e teclado, ideal para quem precisa de espaço no ambiente de trabalho. Mas nada disso importa, porque o que chama a atenção no Pavilion 20 é o sistema operacional escolhido, o Ubuntu. Não está claro nem mesmo no site da HP qual a versão do Ubuntu, mas eu aposto no 12.04 LTS.

pavilion

Colocando o Ubuntu no Pavilion 20, a HP conseguiu também uma redução de preço significante: £349 (aproximadamente R$ 1.040) pelo equipamento. Um outro modelo, muito parecido com esse, mas com Windows 8, não sai por menos de £499 (aproximadamente R$ 1.487). Um desconto e tanto, se me perguntarem.

As especificações técnicas, infelizmente, não chamam muito a atenção, mas pelo preço, convenhamos, está dentro do esperado:

  • Processador Dual Core AMD E1-1200 1,4 GHz;
  • Placa de vídeo integrada AMD Radeon HD 7310;
  • 4 GB de RAM DDR3 (podendo expandir para até 8 GB);
  • HD de 500 GB 7.200 RPM;
  • Tela WLED de 20”com resolução máxima de 1600×900 pixels (é possível também ligar um segundo monitor);
  • Wi-Fi, webcam e saídas de som, além de gravador de CD e DVD.

No geral, é um equipamento em que você vai poder rodar o Unity, navegar, manter uma quantidade considerável de programas abertos e até mesmo assistir filmes em HD, mas esqueça tarefas mais complexas como edição de vídeo em alta resolução ou até mesmo alguns jogos.

Ainda não há nenhuma informação sobre o lançamento do Pavilion 20 com Ubuntu no Brasil, mas se você estiver de passagem na Europa e quiser um computador barato rodando Linux, essa parece ser uma ótima opção. O aparelho também pode ser comprado online, mas até onde pude ver eles também não entregam no Brasil.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Machado de Souza
eu ainda uso Windows no meu notebook só por que distribuiçoes linux nao funcionam muito bem com minha placa de video. Logo que terminar de juntar a grana pretendo comprar um notebook bem leve e instalar alguma distribuição linux nele.
Thanara Corrêa
Não compraria, meio caro.
Guilherme Macedo C.
Pesa mais ser obrigado a comprar um licença quando vc não quer. Com Ubuntu vc paga um pequeno valor em razão do suporte de software, mas com o Windows é ainda pior. Tem equipamentos que vc é obrigado a pagar por um Windows Pro.
YanGM
Ai pesa no bolso do consumidor, uma vez que o licenciamento em lote é mais barato do que o individual. Complicado.
Guilherme Macedo C.
Não aumentaria os custos, diminuiria, pois não haveria pré-instalação. A escolha de sistema deveria ser feita no ato da compra. O consumidor, se tivesse interessado em comprar o sistema, instalaria por conta - instalação do sistema é simples, bastando ser alfabetizado para realizá-la. Depois, quem tem que decidir é o consumidor, não a empresa. É sem cabimento eu escolher um hardware e ser obrigado a levar o software junto (e pagar por isso).
TatoGomes
Hã? Em que mundo TODOS usam Windows e Linux? Que piadista...
fac_713198649
É possível, mas aumentaria os custos do produto final. Não vejo problemas em escolher aquilo que está disponível na loja. E tem um detalhe: Hoje ninguém usa só um SO, todo mundo usa Windows e Linux, então não vejo necessidade de escolher o SO antes de compra, já que depois a pessoa vai instalar os dois.
Rafael Machado de Souza
eles deveriam dar liberdade de escolha do sistema operacional em qualquer computador vendido.
Berg Ginú
Com uma configuração melhor seria uma ótima escolha! Pelos monos um Core i3 ou um AMD A4!
Jonny
Pela sua configuração eu diria que é um bom Pc domestico.Apenas para navegação navegar na internet e programas offines.Pois tentar por programas mais pesado como editor de imagem talvez trave.Na minha opinião se foce um processador melhor e um placa de video mais potente seria mais atraente. Digo isso pq tenho um note duo core e programas pesado trava,mas como uso so pro dia dia ta de boa ate montar um Pc.