Início » Brasil » GVT TV transmite a televisão via internet quando satélite falha

GVT TV transmite a televisão via internet quando satélite falha

Operadora adota redundância que usa a banda ociosa na casa do assinante

Lucas Braga Por

Não tem nada mais chato do que assistir àquela partida de futebol de repente sua TV por assinatura para de funcionar. Um problema típico que ocorre com quem assina Sky, Claro TV, Oi TV e GVT TV, quando qualquer nuvem no céu interfere no sinal do satélite. A GVT, aproveitando que utiliza tecnologia híbrida de DTH e IP, encontrou uma solução para esse tipo de problema: o cliente recebe a programação via internet quando o satélite fica comprometido.

Quem nos deu a dica foi o leitor Vitor Gabriel, que percebeu que ao retirar o cabo da antena do decodificador a transmissão continuava ocorrendo. O cliente recebe um aviso de que o canal está sendo transmitido temporariamente em uma “resolução alternativa” e que isso pode comprometer a qualidade da transmissão.

Mensagem informa sobre a troca de tecnologia (Foto:  Fábio Souza/TV Magazine/HT Forum)

Mensagem informa sobre a troca de tecnologia

O gerente de produtos Fábio Souza, do setor de TV por assinatura da GVT, nos contou que ao entrarem neste mercado não haviam percebido que, por ser um país tropical, há chuvas constantes no Brasil. Isso é totalmente prejudicial para transmissões via satélite. Com o propósito de oferecer uma melhor experiência para os clientes, a operadora criou uma espécie de contingência quando o satélite para de funcionar tirando proveito da rede cabeada.

Quando o decodificador não consegue mais receber o sinal do satélite, a transmissão alternativa começa automaticamente e pode levar até 15 segundos para se estabilizar. É claro que isso depende da banda larga do cliente, uma vez que o sistema utiliza a transmissão ociosa do cliente.

Nosso leitor informou que a reprodução de televisão consumia 5 Mbps da conexão. Quem tem mais de um ponto de TV em casa também poderá se beneficiar da novidade, mas depende de quantos decodificadores estão pendurados na rede e se o cliente está realizando tarefas com a internet (por exemplo, baixando o novo “SimCity” direto da loja Origin).

Assinantes de TV por assinatura que não possuem banda larga própria da GVT ficam de fora da novidade. Fora este pequeno detalhe, todos os canais estão disponíveis e todos os demais clientes com combo podem aproveitar a redundância em dias de chuva.

Nada de fibra por enquanto

É estranho que a GVT não tenha entrado no mesmo barco da Oi e Vivo, que estão iniciando ofertas de TV por assinatura por meio de fibra óptica, através da tecnologia Mediaroom da Microsoft.

A operadora possui fibra óptica em praticamente toda a sua área de atuação, de forma que não haveria muitas dificuldades técnicas para levá-la até a casa do cliente. Souza afirmou que não usam fibra para TV porque a tecnologia ainda não ser bem consolidada no mercado. Mas ele deixou no ar que em algum momento a GVT terá de levar a fibra até a casa do cliente.

“Oi e Vivo possuem serviços de fibra óptica mas cobrem pouquíssimas áreas, apenas as regiões mais ricas. Quando a GVT entrar no ramo, ela irá levar o serviço para toda a área já coberta pela rede de cobre. Atualmente, a conta não fecharia se levássemos fibra até a casa do cliente”, afirma.

Atualmente, o único serviço que leva a fibra óptica até a casa do cliente é a banda larga com a velocidade de 100 Mbps. Custa 499 reais mensais.

Conheça os bastidores da GVT nessa visita que fizemos à sede em Curitiba, no Paraná.

 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Xiko Cebola
sei macho, o papo é sinal de tv e vc vem com sua homossexualidade latente atrapalhar, maricão
Xiko Cebola
Não bate no Edinho boca de veludo, via borrar a maquiagem dela.
Xiko Cebola
sei, mais de 60% dos brasileiros não são machos então porque futebol e novela é coisa de biba pobre. que somam 40%
Edson Pereira
É isso aí, escreva um monte de merda escondido atrás do teclado. Quero ver você falar isso na frente de um monte de torcedores que pensam diferente de você. Parece que você é um cara problemático que não gosta de pessoas que pensam e gostam de coisas diferentes das suas. Vou desconsiderar pois sei que o teclado nos enche de coragem de postarmos coisas que não faríamos frente à frente. Além do mais, como não te conheço, pode ser que você seja uma excelente pessoa e esta irritação seja de momento. Para seu conhecimento, gosto de mulher.
Frank
só se for para macho idiotas e alienados, macho inteligente não perde tempo com essas porcaria de esportes,. bichonas como você Edson é que gosta de ver a bola entrando e homens se agarrando no ufc kkkkk
Edson Pereira
É isso aí, não assista mesmo, futebol é pra macho!
Evandro Giachetto
Alguém sabe se isso ainda funciona? Eu tenho GVT desde o fim do ano passado, e alguns canais como o 39 (sportv1) o 41(GNT) e o 93(Fox) não funcionam. Ficam perdendo o sinal quando alguém chega perto do decodificador e, se você meche no cabo da antena, as vezes o sinal desses canais volta... Parece q tem alguma interferência no decodificador. O interessante é que todos os outros canais, seja em HD ou não, funcionam perfeitamente. Fiz o teste agora ligando o cabo de rede no decodificador mas a transmissão pela internet não funciona. Tinha esperança de conseguir assistir a esses canais dessa forma, pq o suporte da GVT é horrível. Já vieram 3 vezes aqui e ninguém consegue resolver esse problema de falta de sinal nesses canais.
Frank
QUE SE DANI OS JOGOS DE FUTEBOL E CANAIS DE ESPORTES EU NÃO ASSISTO ESSAS PORCARIAS
Lucidalva Alves Pires
A internete está lenta caui o tempo todo o jogo desfigurado
Lucidalva Pires
A internete está lenta caui o tempo todo o jogo desfigurado
Jose Antonio Souza Azevedo
pessimo esse serviço gvt
Renato Alexandre Ferreira
Pois é infelizmente hoje 28/09 também percebi isso...
Daniel Tomazoni
A GVT TV, retirou no dia de hoje o serviço do YOUTUBE. Estou extremamente chateado pois, apesar de não ser uma maravilha, eu o utiliza muito... já fiz uma reclamação junto a anatel e depois irei fazer procon... apesar de não ser um serviço que era cobrado ele se caracteriza como um diferencial e, ao menos para mim, foi um dos motivos que me fizeram assinar com a operadora.
Iramar Ventura de Oliveira
como me conequitar na tv
Sergio Ribeiro
Moro em Campinas, e nesta semana que passou instalei GVT na minha casa, ma smantive também NET que já possuía, e pude observar que pelo menos na minha casa a imagem da GVT ficou inferior a da NET, e durante a instalação o próprio instalador falou que a TV da GVT não é muito boa, como mantive a NET, eu sintonizava uma canal na GVT e na NEt e comparava as imagens. (mesma tv, Sony Bravia HX755).
Exibir mais comentários