Início » Banda larga e telecomunicações Nacional » GVT TV transmite a televisão via internet quando satélite falha

GVT TV transmite a televisão via internet quando satélite falha

Operadora adota redundância que usa a banda ociosa na casa do assinante

Por
2 anos atrás

Não tem nada mais chato do que assistir àquela partida de futebol de repente sua TV por assinatura para de funcionar. Um problema típico que ocorre com quem assina Sky, Claro TV, Oi TV e GVT TV, quando qualquer nuvem no céu interfere no sinal do satélite. A GVT, aproveitando que utiliza tecnologia híbrida de DTH e IP, encontrou uma solução para esse tipo de problema: o cliente recebe a programação via internet quando o satélite fica comprometido.

Quem nos deu a dica foi o leitor Vitor Gabriel, que percebeu que ao retirar o cabo da antena do decodificador a transmissão continuava ocorrendo. O cliente recebe um aviso de que o canal está sendo transmitido temporariamente em uma “resolução alternativa” e que isso pode comprometer a qualidade da transmissão.

Mensagem informa sobre a troca de tecnologia (Foto:  Fábio Souza/TV Magazine/HT Forum)

Mensagem informa sobre a troca de tecnologia

O gerente de produtos Fábio Souza, do setor de TV por assinatura da GVT, nos contou que ao entrarem neste mercado não haviam percebido que, por ser um país tropical, há chuvas constantes no Brasil. Isso é totalmente prejudicial para transmissões via satélite. Com o propósito de oferecer uma melhor experiência para os clientes, a operadora criou uma espécie de contingência quando o satélite para de funcionar tirando proveito da rede cabeada.

Quando o decodificador não consegue mais receber o sinal do satélite, a transmissão alternativa começa automaticamente e pode levar até 15 segundos para se estabilizar. É claro que isso depende da banda larga do cliente, uma vez que o sistema utiliza a transmissão ociosa do cliente.

Nosso leitor informou que a reprodução de televisão consumia 5 Mbps da conexão. Quem tem mais de um ponto de TV em casa também poderá se beneficiar da novidade, mas depende de quantos decodificadores estão pendurados na rede e se o cliente está realizando tarefas com a internet (por exemplo, baixando o novo “SimCity” direto da loja Origin).

Assinantes de TV por assinatura que não possuem banda larga própria da GVT ficam de fora da novidade. Fora este pequeno detalhe, todos os canais estão disponíveis e todos os demais clientes com combo podem aproveitar a redundância em dias de chuva.

Nada de fibra por enquanto

É estranho que a GVT não tenha entrado no mesmo barco da Oi e Vivo, que estão iniciando ofertas de TV por assinatura por meio de fibra óptica, através da tecnologia Mediaroom da Microsoft.

A operadora possui fibra óptica em praticamente toda a sua área de atuação, de forma que não haveria muitas dificuldades técnicas para levá-la até a casa do cliente. Souza afirmou que não usam fibra para TV porque a tecnologia ainda não ser bem consolidada no mercado. Mas ele deixou no ar que em algum momento a GVT terá de levar a fibra até a casa do cliente.

“Oi e Vivo possuem serviços de fibra óptica mas cobrem pouquíssimas áreas, apenas as regiões mais ricas. Quando a GVT entrar no ramo, ela irá levar o serviço para toda a área já coberta pela rede de cobre. Atualmente, a conta não fecharia se levássemos fibra até a casa do cliente”, afirma.

Atualmente, o único serviço que leva a fibra óptica até a casa do cliente é a banda larga com a velocidade de 100 Mbps. Custa 499 reais mensais.

Conheça os bastidores da GVT nessa visita que fizemos à sede em Curitiba, no Paraná.

 

  • RenatoJG

    Com essa internet da GVT de ultimamente quero ver rodar direito…

    • Gabriel Ruas

      Te desafio a migrar pra Net ou pra Oi e continuar pensando assim do serviço da GVT.

      • Danilo Dorgam

        também, a gvt na maioria do tempo entrega velocidade total (pelo menos aqui) e quando falha não fica abaixo dos 60%…

        • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

          Nunca entendi direito esse negócio de a GVT “entregar velocidade total”. Sempre recebi 90-100% do contratado no Vivo Speedy e, no Virtua, recebo mais que o contratado (tenho 10 Mbps e recebo 11 Mbps). Sou sortudo demais? 😛

          • Rodrigo Fante

            Fui assinante Oi por anos, meu pai é ainda, meu sogro idem, tenho vários amigos que são, a Oi pelo menos nunca entrega 100%, no melhor dos casos 50%.

            Minha GVT de 15Mb/s recebo 16, 17, nunca vi menos do que 15Mb/s e vivo testando.

          • Paulo Guilherme Pilotti Duarte

            Pode vir aqui em casa. Assino 15Mb e recebo 11Mb, quando muito, 12Mb.

            A TV raramente funciona de maneira utlizável – o software deles é muito lento – e quando funciona perde o sinal a cada meia-hora (com sorte).

            O telefone fixo funciona OK. Mas eu raramente uso.

          • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

            Aqui em casa assino 10mb e recebo 12mb, ta bom até

          • Carlos Alves

            Sempre recebi acima de 90% da Oi e agora recebo do Virtua. Até quando tive problemas a Oi nunca usou o argumento de que pode entregar abaixo.

          • gilvani.lima

            Tirou as palavras de minha boca.
            Fico vendo reclamações sobre isto também, aqui em recebo 100% da minha velocidade contratada, na verdade, quando faço download torrent até passa.
            E olha que aqui na minha cidade só existe uma operadora (CTBC) de internet ADSL, ou seja, não tem concorrência alguma e mesmo assim entregam oque vendem, é um pouco caro mas…

      • RenatoJG

        As outras terem problemas não faz, automaticamente, o serviço prestado pela GVT ser perfeito. E desde o começo do ano tenho visto mais gente reclamando de lentidão, problemas de DNS, quedas e tals da GVT do que da NET ou OI…

        • Lucas Régis F Tavares

          Todas as operadoras, sem exceção, tiveram queda na qualidade da conexão. principalmente em regiões mais populares. Agora, de todas, a GVT ainda é a menor pior. Eu ficaria muito feliz se esse serviço estivesse presente no lugar capenga onde moro Hahaha…

      • Alisson Kalinke

        Troquei a GVT pela NET e não tenho NENHUM arrependimento. Pago mais barato e to recebendo 11/2 numa conexão 10Mbps. Antes tava recebendo 9/700kbps…

  • Gabriel Gonçalves

    Interessante! Mas aqui em casa quando começa a pingar chuva (pouca chuva mesmo) o sinal congela e não funciona mais. A internet fica numa boa e a televisão “vai pro saco”. Acho que uma internet de 15Mb era para aguentar isso então, não?

    • Danilo Dorgam

      Aqui também porem o cabo que sai do powerbox até o decoder e um cabo normal de tv se fosse um rj45 talvez funcionasse, talvez não seja…

      • Ítalo Menezes

        O decoder possui uma entrada para RJ45. Você pode plugar o RJ45 lá que o decoder vai utilizar essa entrada. O técnico fez isso aqui, e retirou o cabo da entrada HPNA. Senti uma melhora considerável.

  • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

    Podiam dar um jeito era na lentidão e nas quedas de conexão constante que anda ocorrendo ultimamente. Já ficaria feliz.

  • Lucas Herrera

    Uma dúvida que eu tenho, se tiver algum entendido do assunto aqui pra me explicar.
    A Net usa ou não usa fibra óptica? Eu pensava que era fios de cobre mas teve uma época que eu trabalhei vendendo produtos da Net e eles falavam o tempo todo que os cabos eram de fibra óptica.

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Não, não tem fibra óptica.

      Funciona da mesma forma que a GVT: a fibra vai até o node/CMTS (no caso da GVT até o DSLAM) e do node sai cabos coaxiais de cobre.

      • Lucas Herrera

        Você sabe qual limitação que esses cabos possuem?
        Tipo velocidade da internet, quantidade de canais disponíveis, etc?

        • Vitor Salvatore

          Erro meu… Desculpe ai!

        • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

          Isso varia de rede pra rede. Existem vários padrões do DOCSIS, tecnologia de internet à cabo. O mais comum atualmente é o DOCSIS 2.0, e a Net usa DOCSIS 3.0 para conexões de 100 Mbps.

          O problema é que 100 Mbps está restrito para pouquíssimas pessoas, uma vez que existe uma distância máxima do CMTS para que tudo funcione a contento.

  • RamonGonz

    caramba incrivel esse recurso… mas tem q ter uma conexão regular pelo menos

  • Danilo Dorgam

    Aqui também porem o cabo que sai do powerbox até o decoder e um cabo normal de tv se fosse um rj45 talvez funcionasse, talvez não seja…

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      O cabo que sai da Power Box é coaxial, mas a porta é HPNA. Ela alimenta o decoder com conexão à internet.

  • Nicholas Pufal

    Interessante a informação, mas na prática não é assim que funciona. Sou cliente da GVT faz mais de 6 meses, e quando o sinal cai não tem santo que ajude. Aparece direto “falha na transmissão”. Acho interessante também que eles pensam nisso – se for verdade para algum cliente, de fato – mas não pensam em substituir a droga do PowerBox. O aparelho é MUITO sensível. No Brasil em diversas regiões a rede elétrica possui picos/oscilações. Tais picos são suficientes para queimar o aparelho. O técnico da GVT já teve que vir 2 vezes aqui em casa para trocar, pois em função de oscilações da rede elétrica o aparelho ia pro beleléu. A solução foi comprar um estabilizador como solução paleativa. Mesmo assim, diversas vezes a conexão cai sem mais nem menos – sem chuva, sem vento, sem nada.

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Então, o sistema é novo. Pode ser que seu decodificador e Power Box ainda não foram atualizados.

      • Rodrigo Fante

        Eu sou assinante faz 1 ano e também nunca vi, aguardar uns dias para ver se atualiza.

  • Marco Túlio Dos Santos

    A culpa agora é do clima tropical ? Não precisa nem ter chuva aqui. Basta um vento mais forte pra cair. E olha que nosso país não tem furacões, terremotos, nevascas, maremotos. Tem que ser muito cara de pau para colocar a culpa no clima tropical.

  • Mandy Nascimento

    A GVT é foda! Quando dizem por aí que ela é a melhor, é porque ela realmente é!
    Sou cliente e não tenho o que reclamar, é um serviço superior, realmente muito bom!

  • Herbert Hudson

    Pena que a GVT não tem na minha região =/ sofrer na mão da Oi é osso viu… =/

  • Vitor Salvatore

    Serio Tecnoblog? Eu enviei a noticia, e falei o seguinte ainda.
    “Lembrando que podem divulgar meu nome, google+, ou até mesmo o Twitter se quiserem, e as fotos também. contanto que de o devidos créditos a mim, *****Fórum TV Magazine e HT Fórum.*****”

    • Lucas Herrera

      “Quem nos deu a dica foi o leitor Vitor Gabriel, que percebeu que ao retirar o cabo da antena do decodificador a transmissão continuava ocorrendo. ”

      Essa daí não é você não?

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Seu nome está no artigo, e os créditos para os fóruns também. Basta passar o mouse por cima da imagem :)

  • lucianotecladista

    Lucas Braga, sem querer ser chato e nem desmerecer o usuário Vítor, mas os créditos por essa descoberta foi o Washington Santos (TONsantos20) usuário de um outro fórum. Fica chato tirar os créditos de uma pessoa só porque ela participa de um fórum concorrente.

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Recebemos o relato do leitor Vitor Gabriel, e os créditos para os fóruns estão na imagem, basta passar o mouse em cima dela.

    • http://paulohiga.com/ Paulo Higa

      Só para esclarecer: TV Magazine e HT Fórum não são concorrentes do Tecnoblog. E nós não temos problema nenhum em citar e linkar blogs e sites da mesma área que a nossa. Quem acompanha o Tecnoblog sabe disso. :-)

  • lleandroo93

    Na região norte esse problema não existe, pelo menos não com a SKY. Ela utiliza uma antena de 150 cm, bem maior que a das outras operadores e nem com temporal o sinal cái.

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Sério? Eu uso Sky aqui em casa e é uma tristeza, qualquer vento sai do ar e eu sofro muita interferência por conta de uma antena celular próxima. Uso uma antena de 90 cm aqui (acho), vou ver se compro uma antena de 150 já que eu duvido que a Sky instale isso em Belo Horizonte.

      • Alberto Prado

        Se essa sua atual antena for do tipo Offset (oval) o LNBf dela não servirá para a antena de 150cm, já que ele não conseguirá iluminar toda a aréa da nova antena. Será necessário fazer uma adaptação nele ou então compra um LNBf apropriado para essa nova antena.

      • http://www.facebook.com/gustavovictoravelar Gustavo Avelar

        Quando eu morava no Norte minha Sky era linda, eu tinha antena de 150cm (acho que eles instalavam essa lá devido as chuvas diárias de Belém) mas agora que estou MG está jota.pm/horrivel na região de Belo Horizonte. Já tentei ligar lá pra ver se eles me arrumam uma antena nova, mas não querem de jeito nenhum, acho que vou acabar comprando uma antena por conta própria. :-(

    • Rodrigo Fante

      Tenho amigos no norte e eles dizem o contrário, choveu, mesmo fraco, cai.

  • Joao Guilherme

    Olha quanto a internet da GVT não tenho do que reclamar e do atendimento também. Mas em relação a TV bom, apesar de ter me stressado demais com a Sky devido ao atendimento e as falcatruas nas cobranças indevidas o serviço era entregue, já na GVT constantemente eu tenho que desligar o decodificador da tomada pois o bixinho simplesmente TRAVA!

    E nenhum técnico ou suporte da GVT conseguiu resolver este problema!

    • Alberto Prado

      Problemas que você mesmo pode verificar: Falta de aterramento, instabilidade na rede elétrica, aquecimento no decoder.
      Em último caso, que depende do técnico, problema de fábrica com o LNBf e até mesmo no decoder.
      Ta faltando um técnico competente pra verificar isso pra vc velho.

  • Rodrigo Fante

    A GVT TV tem um problema grave, mas MUITO GRAVE, a caixinha, decoder, como quiser chamar é muito lento, demora para trazer informações dos canais, mas demora MUITO, já liguei para reclamar N vezes e no final disseram que é assim, aí você começa a pular os canais muito rápido e a caixinha trava, ela não tem botão de desligar, dai tem que ficar puxando o cabo de força para reiniciar a maldita, isso 2,3 vezes por dia no final de semana que uso bastante.

    A internet é excelente, o sinal da TV é bom, o atendimento idem, mas a caixinha e sua lentidão e travadas frequentes broxam o mais GVTard.

    • http://about.me/lucasbraga Lucas Braga

      Qualquer DTH é assim. Tem horas que eu tenho vontade de tacar o set-top-box da Sky pela janela de tão lerdo (fora os travamentos).

      Aí você fala “ah mas desliga e liga na tomada”, só que o set-top-box baixa todas as informações do satélite do zero quando faz isso, então demora uns cinco minutos (sem exagero) para ligar.

  • Fabio Dobner

    A nete tem esses problemas tb, quando chove cai o sinal… atualmente bem menos, oque mais tem aconteceido e cair o sinal sem motivo algum.MAs depois de 30min volta ao normal.

  • Daltro Campanher de Souza

    Aqui o negócio é na base do AZBox mesmo :D. Bom, tudo funciona lindamente, basta ter um bom entendimento em informática, programação, que o AZBox serve perfeitamente…

  • Abraão Caldas

    Depende muito da região, por exemplo para o Satelite Amazonas (SKY, Telefonica, OI) na região norte você precisa de uma antena maior, no momento dessa postagem está chovendo de forma moderada e o sinal da SKY está perfeito. Já tive VIA e SKY e de longe o sinal da SKY é melhor, engraçado que tentei me adaptar a NET, porém a qualidade do video era PÉSSIMA, mesmo em formato HD(parecia mais youtube 360p).

    Quem quiser trocar a antena pode sim, só fazer a troca do NBLf. Se vocês procurarem no Orkut (omg) vão achar nas comunidades ou da SKY ou da VIA algumas pessoas que postaram tutoriais de como fazer a troca, só procurar que tem!

    • Vitor Salvatore

      Você esta fazendo rolo, o Satelite Amazonas é utlizado só pela Telefonica[vivo], e OI.
      o da SKY é o intelsat-9/11.
      via agora é claro.
      e fizeram rolo, a qualidade da net não é nada de 360p, ja testei em uma tv de 55 pol, lcd lg e a imagem é excelente. [a da gvt é melhor].
      para imagem ser boa, tem que ter cabo HDMI!

      • Abraão Caldas

        Ah sim né, e eu usei a NET HD em um tv de 14″ até parece…..

        Aqui em Manaus NET HD não se compara a SKY HD.

        E realmente sky é intelsat, porém, o apontamento é praticamente igual tanto que dá para usar os dois usando o mesmo apontamento com uma antena de 60cm. VIA só trocou de nome é a mesma coisa de sempre.

        • jamiscs

          O apontamento depende da região.
          Aqui, o da Oi é mais parecido com o da Claro (que usa o mesmo satélite das parabólicas analógicas). A diferença é que a da Claro tem a elevação ligeiramente menor.
          Já a SKY tem tanto elevação quanto azimute completamente diferentes.

  • http://twitter.com/AntonioVeras @AntonioVeras

    A Oi deveria usar essa fibra ótica para Internet. Talvez assim ela consiga se comparar à GVT.
    Upload máximo de 500kb/s ninguém merece.

  • Leonardo Mota

    Bem bacana esse recurso da GVT TV.

  • trovalds

    Redundância, bastante interessante.

  • Edivan Jullian

    Galera olhem o vídeo da TV funcionando pela internet

    http://www.youtube.com/watch?v=J03u7Qhozn0

  • Frank

    QUE SE DANI OS JOGOS DE FUTEBOL E CANAIS DE ESPORTES EU NÃO ASSISTO ESSAS PORCARIAS

  • Evandro Giachetto

    Alguém sabe se isso ainda funciona?
    Eu tenho GVT desde o fim do ano passado, e alguns canais como o 39 (sportv1) o 41(GNT) e o 93(Fox) não funcionam. Ficam perdendo o sinal quando alguém chega perto do decodificador e, se você meche no cabo da antena, as vezes o sinal desses canais volta… Parece q tem alguma interferência no decodificador. O interessante é que todos os outros canais, seja em HD ou não, funcionam perfeitamente.
    Fiz o teste agora ligando o cabo de rede no decodificador mas a transmissão pela internet não funciona. Tinha esperança de conseguir assistir a esses canais dessa forma, pq o suporte da GVT é horrível. Já vieram 3 vezes aqui e ninguém consegue resolver esse problema de falta de sinal nesses canais.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha