O smartphone da Apple poderia ter sido lançado com algum nome estranho em vez de iPhone. De acordo com Ken Segall, ex-funcionário da Apple, a empresa estudou vários nomes para batizar o aparelho, como Mobi, TriPod, TelePod e até iPad – este último acabou sendo usado no tablet, anunciado em 2010. A informação foi divulgada em um evento na Universidade de Arizona.

Cada nome tem uma justificativa. Mobi é apenas uma simplificação da palavra “mobile”. TelePod foi considerado porque a Apple achava que o nome era uma variação “futurista” para a palavra telefone – de quebra, a sílaba “Pod” faria referência ao famoso iPod. O iPhone também poderia se chamar iPad, mas a Apple já trabalhava num tablet e o nome ficou reservado para ser revelado ao mundo três anos depois.

"Mobi", uma das opções

“Mobi”, uma das opções

Outra opção, o TriPod, talvez desse certo apenas na época do lançamento. O “Tri” era uma referência aos três recursos fundamentais do aparelho, que Steve Jobs fez questão de destacar no anúncio em janeiro de 2007: iPod, telefone e navegador de internet. Posteriormente, o iPhone ganhou inúmeras funções através da loja de aplicativos, e manter o nome TriPod não faria muito sentido.

A foto também mostra o nome MicroMac (algo como um Mac de bolso), mas ele nunca foi considerado pela Apple – foi só uma brincadeira de Segall. Ainda bem, porque o nome é bizarro. Mas pelo menos a Apple não teria problemas com a Cisco. Nem com a Gradiente.

Com informações: 9to5Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Neves Machado
Mobi aqui talvez, TALVEZ, poderia ter dado outra treta parecida com a atual com a Gradiente: MOBI era uma operadora de PAGERS que durou até o início dos 2000, por aí. Eu até tive um!! :D
Luan Borges
TriPod e a família do H. G. Wells processaria a Apple por quebra de patente.
Thiago Leite
Tripod... só me vem Guerra dos Mundos com este nome!!
ari farrah fowler
Com exceção de Mobi, dá até tristeza pensar que podia estar chamando o celular por um desses nomes. Sério. Haha.
Thanara Corrêa
Ainda achei do jeito que esta melhor. :D
Leandro Alonso
Acho que Mobi nem é tão ruim. Se realmente tivesse sido usado já estaríamos acostumados. E digo mais, talvez estaríamos nesse momento falando "nossa, iPhone? Como a Gradiente? Que feio." :P
João Almeida
MicroMac é o que mais aceito. O resto é tudo pobre.