Início » Aplicativos e Software » Como desativar o User Account Control (UAC) no Windows Vista

Como desativar o User Account Control (UAC) no Windows Vista

Thiago Mobilon Por

falei aqui no TecnoBlog uma vez, sobre uma coisa que é deveras irritante no Windows Vista - Controle de Conta de Usuário. Na verdade o UAC é um recurso feito para aumentar a segurança do sistema. O que ele faz, é exibir uma janelinha de Pop-Up pedindo uma confirmação, sempre que você tenta executar alguma operação que venha a fazer alguma alteração no sistema. Até aí tudo certo, o próprio Mac OS X tem um recurso parecido, e pede até senha em certos momentos.

O grande inconveniente no UAC, é que o nível de simancol dele é muito baixo. Quando ativado, ele pede confirmação até para abrir o menu iniciar! Piada pessoas, mas chega quase lá.

Felizmente há uma forma de desligar, desabilitar, mandar este recurso pras cucuia. É bem simples, e qualquer um pode fazer sem nenhum risco. Siga os passos abaixo:

  1. Clique no Menu Iniciar, e em seguida Painel de Controle;
  2. Para facilitar o processo, selecione o Modo de Exibição Clássico. A opção se encontra na barra latera, à esquerda da tela;

    modo_exibicao_classico.jpg

  3. Feito isso, acesse a opção Contas de Usuário;

    contas_de_usuario.jpg

  4. Clique no último link da tela - Ativar ou Desativar o Controle de Conta de Usuário;
  5. Desmarque a caixa de seleção - Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a projer o computador, e clique em OK.

Pela última vez, o UAC deverá exibir a tal janelinha chata de confirmação. Novamente clique em OK, e você será avisado que as alterações entrarão em vigor, assim que o sistema for reiniciado. Lembrando que para executar esta operação, você precisa estar logado como administrador do sistema.

Há pelo menos mais 4 formas de desligar este recurso, umas inclusive editando chaves de registro do Windows Vista. Preferi postar somente essa, pois além de extremamente simples e funcional, o usuário não corre nenhum risco de fazer alguma caquinha no sistema.

Mais informações sobre o UAC: Entendendo o UAC do Windows Vista

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Daniel
Ótima dica, ilustrada e clara, sempre é bom ver os colegas compartilhando informações.
Maiara de Jesus Oliveira
Como posso desbloquear o controle de usuário de conta?? O Windows bloqueou o controle no modo padrão, não consigo ter acesso total do computador, toda vez que eu vou alterar alguma coisa ou instalar algo aparece a barra de permissão e não abre.
Maiara de Jesus Oliveira
Como posso desbloquear o controle de usuário de conta?? O Windows bloqueou o controle no modo padrão, não consigo ter acesso total do computador, toda vez que eu vou alterar alguma coisa ou instalas algo aparece a barra de permissão e não abre.
Landower
adorei
FLAVIO
puxa ,adorei esse informativo ,muito engraçado e bem humorado ,dei muita risada e resolvi esse problemão do vista ,muito obrigado!
nostradamos
valeu pela dica salvei jogo de um amigo meu .

só espero q ele tenha feito certo pq c fez caquinha ja era . hahahahaha


vlw
Eu
Muito boa a dica. :)
Barracuda Mocambicana
Chame um bom tecnico
Barracuda Mocambicana
Eu sou um usuário muito leigo e procurei por UAC, nao sei nada do ruindows , fiquei com medo da sua explanação, auaua, por isso nao largo meu kernel linux.
Bruna
Olá Thiago, preciso de uma ajuda sua..
Meu computador de repente começou a dar problema, não consigo desinstalar nenhum programa e agora ele me limita de varias acessos com o aviso de que não sou o administrador do sistema..aparece um erro assim '0x80070005' o que pode ser? ja tentei fazer os passos aí acima e nada da certo, no 'contas de usuario' por mais que eu clique nada funciona..o que eu posso fazer para alterar isso?

obrigado
Junior
Porr*. Finalmente consegui fazer isso.Nao da nem pra descompacatar varioas arquivos rar com o UAC,tem q ser 1 por 1. UAC nunca mais. ;] Vlw mano :D
Felipe
Boas dicas!bom site esse aqui! realmente o vista é um problemão ainda mais quando vc baixa jogos on-line do tipo Mu e outros.O grande problema sao as atualizaçoes on-line,pois se vc nao souber o que esta baixando,pode bloquear diversos programas e jogos no seu pc.
Marcelo
Dica muito útil mas para usuários nivel-intermediário, é melhor desabilitar o recurso UAC, com moderação ! Pode-se alternar abilitar ou desabilitar dependendo do uso.
Por exemplo; qwuando acessar a internet em site pouco confiáveis e desconhecidos, baixar ou executar programas com licença gratuita ou crackeado.
Deva
Boa tarde, alguém sabe como eu colocar o windows vista Ultimate em um domínio, já tentei de tudo e não da certo
GaBriel
Agradeço muito. Não conseguia fazer a instalação de alguns programas aqui no trabalho por causa disso.
Apesar que existem as pessoas sem noçao, mas a dica é muito útil para quem trabalha com informatica.
IronBlood
Boa dica! eu achava mesmo esse recurso chato, mas realmente para usuarios sem noção (conheço muitos assim!) é de grande ajuda!
Joares Miranda
Caso houvesse mais comentários para esse post... nenhum outro além de um...

Oops!

o.O
Thiago Mobilon
Cobalto, vamos às constatações:

1 - Este tipo de usuário não acessa o TecnoBlog;
2 - Este tipo de usuário não procura isto no Google, pois não sabe nem o que é UAC;
3 - Este tipo de usuário iria passar reto pelo artigo, e deixar um comentário "quero parar dever essas messagi.. comu tiru exas messagi chata?!?!"

E se o usuário fosse inteligente o suficiente para conseguir executar a dica, ele certamente é do tipo menos vulnerável a vírus. Se não for, pelo menos é um a menos que vai ligar desesperado para pessoas como nós, achando que está com vírus porque tem uma telinha falando.. ;)
Joares Miranda
Putz... massa... vou fazer isso lá no pc da minha mãe... sempre ela pede pra que eu arrume o pc dela.. essa é uma boa...
Cobalto
E lá se vai 80% da segurança do sistema quando usado por pessoas sem noção, ou seja, quando usado por 98% da população brasileira.

Aí, depois de clicarem em tudo quanto é link vindo do MSN, Orkut e sites de pornografia e com a unica proteção do AVG Free Edition, vão para fóruns e blogs de tecnologia em forma de trolls reclamando que o Windows Vista é isso, que o Windows Vista é aquilo, e ainda bem que não compraram a licença original, e que se é pra ter uma porcaria lerda, que trava toda hora e cheia de vírus tem mais é que comprar pirata mesmo.

Pô cara valeu, foi uma dica muito útil!
Giseli
Dica boa! Comecei a usar o Vista semana passada (só por motivos profissionais), e esse recurso já tava me irritando pacas... Veio em boa hora! :)